Os Toques do Tambor Xamânico
Atualizado dia 1/14/2017 11:31:04 PM em Corpo e Mentepor Tatiana Menkaiká
Nossos ancestrais o utilizaram em várias situações, fosse em guerras, paz, cura ou elevação espiritual, a vibração dos toques de um tambor eram, e são, capazes de tirar os indivíduos de um estado ordinário de consciência para outras vibrações, conforme seu propósito. No decorrer de nossa caminhada nesse planeta, a expressão através do uso do tambor sempre teve espaço, mesmo que, muitos de nós, tenhamos esquecido essa ferramenta poderosa e ancestral.
Muitas pessoas, atualmente, vem buscando estudar, aprimorar e utilizar novamente essa forma de cura e expressões no mundo contemporâneo. Os meios eletrônicos alteram nossa frequência para padrões vibratórios onde ficamos suscetíveis à ondas e energias tóxicas produzidas por nós, pelos outros e pelo ambiente. O tambor devolve a você seu estado natural de vibração, suaviza a alma, aterra o indivíduo na frequência e no tempo certo.
Você sabia que:
Os toques do tambor auxiliam o reequilíbrio energético e mudança de padrão da sua frequência de beta para alfa e theta, frequências vibratórias mais harmoniosas, onde ficamos mais sensíveis ao ato de criar e curar?
Tocar o tambor é uma das muitas ferramentas que podemos utilizar para conectar com a nossa voz interna, nossa intuição, nossa essência, nos tornando mais centrados, conectados com a Terra, com o Aqui e Agora.
Os toques acalmam nosso coração, colocando-o na frequência adequada. Após um minuto de toques, nosso corpo reage, aliviando o estresse, produzindo mais serotonina e trazendo bem estar. Tocar em grupo conscientiza as pessoas de que todos estamos conectados como um só. Faz-nos pensar e sentir com a alma e o coração e não com o ego.
Mais benefícios comprovados pela comunidade científica acerca dos toques de tambor:
- Diminui a pressão arterial
- Diminui o estresse e a ansiedade através da diminuição do cortisol e aumento da serotonina
- Alivia dores
- Aumenta a imunidade
- Aumenta as funções cognitivas do cérebro
- Proporciona experiências recreacionais e transcendentes
- Auxilia em estados emocionais e desordens sócio-afetivas
- Conecta pacientes com Alzheimer, que não reconhecem mais os seus, a memórias anteriores as quais possam compartilhar através de sons e canções.
Os nativos dizem:
"Para nós, o tambor representa as batidas do coração universal, a Grande Mãe de todos nós".
"Quando vivíamos em tribos, não precisávamos de psiquiatras, pois cada família tinha um tambor".
Gratidão!
Tatiana Menkaiká
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Terapeuta xamânica, thetahealer®, facilita cursos e vivências xamânicas. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |