Outono e o Ayurveda
Atualizado dia 6/11/2008 7:24:58 PM em Corpo e Mentepor Erick Schulz
Lembrando que o Ayurveda não enfoca a doença e, sim, a saúde, ele não se prende a sintomas. Ao invés disso, a tudo que venha por trás para ocasionar estes sintomas. Enfocamos a definição dada pela própria Organização Mundial de Saúde O.M.S, que define saúde assim: “Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não meramente a ausência de doenças”.
Ah! O outono frio e seco, caem as folhas das árvores e toda a natureza se prepara neste período para a posterior chegada do inverno. Como já sabemos, estas são as qualidades de Vata. Os que possuem este dosha como constituição primária ou secundária deveriam primar por observar as diferenças de temperaturas, não se expor a ventos sem agasalhos adequados e ainda obedecer uma dieta mais aquecida com mingaus e sopas, chás quentes e os temperos digestivos, como gengibre, pimenta do reino e cominho.
Os outros doshas também têm que observar as suas correspondências. Exercícios moderados, evitar noites insones e estímulos áudio e visuais em excesso. Simplesmente porque a natureza se apresenta em um ritmo menor, ou seja, é a introspecção para chegada do inverno. Então, sejamos sábios como a mãe natureza, respeitando o princípio de composição de nosso corpo para que possamos usufruir, mais e melhor, de todas as nossas habilidades físicas, espirituais e mentais.
Dra. Brenda Kalil - CRM 56.834
*Diretora Médica do Instituto de cultura Hindu Naradeva Shala
*Representante da Associação Brasileira de Ayurveda em São Paulo/SP
www.naradeva.com.br
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 66
Erick Schulz - Vice Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Emissário Instrutor da Milenar Escola Iniciática Hindu Suddha Dharma Mandalam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |