Sim, é possível ajudar emocionalmente as crianças, e muito!
Atualizado dia 17/07/2013 12:15:10 em Corpo e Mentepor Andre Lima
Sempre me fazem essas perguntas nos cursos e palestras: Como aplicar em crianças? De que forma aplicar? E quando a criança não fala?
Os pontos de aplicação são os mesmos, então a parte mecânica não vai mudar. Quando se trata de uma criança que fala, o que você precisa adaptar é a linguagem para que a criança possa repetir as frases sem complicação.
Exemplo: Ao invés de dizer a Frase de Preparação tradicional do tipo "Mesmo que eu sinta (nome da emoção) eu me aceito profunda e completamente", você pode dizer "Mesmo que eu sinta (nome da emoção) eu me amo" ou ainda, "Mesmo que eu sinta (nome da emoção), eu gosto de mim"; outra variação "Mesmo que eu sinta (nome da emoção) eu sou um bom menino/a". Ou seja, é preciso apenas simplificar.
Você pode conduzir as frases e a criança vai repetindo e fazendo nela mesma (se já for grande o suficiente para falar e repetir os movimento), assim como se conduz para um outro adulto.
Tem uma outra forma de fazer que é muito interessante, pois pode, ao mesmo tempo, ser um momento de interação e conversa com a criança, carinho e aplicação de EFT. Neste método, você vai estimular a criança a falar sobre o dia dela enquanto você segue estimulando os pontinhos da EFT da criança.
Pergunte se aconteceu algo que a deixou com raiva, triste, envergonhada, chateada... Estimule a criança a expressar seus pensamentos e sentimentos. Nesses casos, deixe de lado a "Frase de Preparação" para que a interação fique mais natural e você possa ter uma conversa "normal" (bem, nem tão normal assim, pelo fato de que você vai estar batendo nos pontinhos da EFT).
Enquanto a criança relata as coisas negativas que aconteceram, as batidinhas nos pontos vão remover as emoções que acompanham esses pensamentos, trazendo paz e bem-estar. Ao mesmo tempo, ela se sentirá acolhida e valorizada pela atenção que você está dando. Isso ajudará a fortalecer a autoestima.
E quando a criança ainda não fala? Nesses casos, você mesmo vai aplicar as batidas nos pontinhos e você fala, em primeira pessoa, como se fosse a criança, o que você acha que ela está sentindo. Use sua intuição e percepção. Fale o que vier a sua a mente e formule as frases para dor, cólica, irritação, chateação, rejeição, raiva...
Uma colega que é terapeuta de EFT, Tatiana, costuma aplicar em crianças, inclusive bebês. No caso da aplicação em bebês, ela me disse que uma vez conversou com uma mãe que estava preocupada com o filho, pois já o tinha levado ao médico e estava tomando vários remédios, mas o quadro não melhorava. A mãe relatou que a criança não conseguia dormir de jeito nenhum, chorava muito, tinha febre, não respirava bem, era agressiva, e estava com coriza entre outras coisas. Com essas informações, Tatiana pegou o bebê no colo, saiu andando e aplicando EFT nos pontinhos no bebê, enquanto ela repetia os problemas que a criança estava passando conforme os relatos da mãe (Tatiana repetia em primeira pessoa, como se ela mesma fosse a criança). Depois de alguns minutos, não mais do que dez, devolveu o bebê para a mãe.
No outro dia, a mãe entrou em contato demonstrando grande surpresa, alegria e ao mesmo espanto: "O que foi que você fez com meu filho?". É que a criança ficou ótima, dormiu super bem e melhorou de tudo que não vinha melhorando até então, de uma hora pra outra.
André Lima
*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 87
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |