Menu
Somos Todos UM - Home

Você tem experiência?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Ana Cristina Monteiro Fernandes

Assunto Corpo e Mente
Atualizado em 2/19/2013 2:46:16 PM


Hoje li sobre um suposto jovem que ao ser questionado sobre sua experiência (profissional) questiona-se sobre todas as coisas que viveu e que ficaram marcadas na “memória” de seu coração, coisas simples como correr na chuva.
Eu também fiquei pensando sobre a tal experiência e também me remeti à experiência profissional.
Recordei quando era recém-formada: a imensa insegurança, espremida entre a cobrança de “acertar sempre” e o medo de “errar, errar muito”. Mas também tinha aquele olhar pra vida, meio adolescente de que: “eu vou fazer diferente!”.
E aí fiquei me perguntando como estou hoje, onde já posso ser considerada uma “jovem senhora”.
Primeiro que não me vejo e principalmente não me sinto assim.
Segundo que, apesar de todos estes anos vividos, ainda me sinto um pouco adolescente, sentindo e acreditando que “eu vou fazer diferente”, não apenas acredito, mas sei que também faço.
Quanto à insegurança e medo, eles continuam de formas diferentes, de coisas diferentes, mas eles existem. A diferença é que agora eles convivem comigo, temos uma relação mais igualitária (risos), pois eles não me dominam como outrora.
Da tal experiência que comecei a refletir cheguei à conclusão que a minha experiência me levou a poder “aceitar” o que não sei, a apaziguar o coração diante das ansiedades, a confiar mais no amanhã (e em mim) e ter um pouco mais de paciência para compreender que em alguns momentos na vida, não se pode fazer nada! Apenas esperar. Respirar fundo, sentir, refletir e esperar o momento para agir.
Pensando bem gosto de ser uma jovem senhora. Ao me olhar com os olhos da alma gosto do que vejo: vejo conteúdo de muitas e muitas situações vividas que ajudaram a construir quem eu sou hoje. Não tenho um “corpinho elegante”, não tenho “rosto lisinho”, mas tenho um sorriso sereno e doce, diferente do “sorriso ansioso” de outrora.
Se tenho muita experiência? Tenho as minhas, e continuo tendo e terei até o final dos meus dias, como todo mundo. O que procuro fazer é não me “sentar no topo delas” (experiências) e acreditar que conquistei tudo e não preciso de mais nada. O que tento é resistir às vezes ao lado “velho” de dizer: “sei disso” e buscar o lado jovem do “será que é assim ou pode ser diferente?” E nessa caminhada, tenho o prazer de conviver com jovens (de várias idades) que sempre me convidam para “rebolar” isto é, sair do conforto e repensar as coisas.
Assim, pertinho de completar 50 anos de vida, estou feliz por ainda ter poesia no olhar e “adolescência” nas veias.
Se tenho experiência? O que você me diz?
E você, tem experiência?
Um beijo enorme no coração de todos vocês.

Ana Cristina Monteiro Fernandes

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ana Cristina Monteiro Fernandes   
Psicóloga formada pela Universidade São Marcos -1985. Especialização em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Psicóloga colaboradora do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1987-1988). Psicoterapeuta clínica.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa