A calma pacifica a mente
Atualizado dia 7/2/2022 4:58:30 PM em Espiritualidadepor Íris Regina Fernandes Poffo
Pensamentos viajam ao passado e ao futuro. Quando agitados, se assemelham a água em ebulição em mentes perturbadas. Muitas cobranças, de dentro para fora, e de fora para dentro. Muitos "por quês" sem porquês!
Atritos, faíscas, chispas, emoções amargas, sentimentos ressecados. Rosto quente. Sensação de queimaçao no estômago. Pressão arterial sobe. Nessas horas de desequlibrio emocional, palavras parecem tiros, balas perdidas, para todos os lados, e acabam afetando quem não tem nada a ver com isso. Depois que saem, não voltam! Magoam até os animais de estimação!
Queremos sempre ter razão. Seria orgulho em demasia? Então um sábio indagou: "você quer ter razão, ou quer ser feliz? Ai a humildade e o bom senso entram em campo! Quem disse que você tem que resolver os problemas dos outros? Apenas deixe fluir! Wu wey é a "a arte do não fazer", ensinam os mestres taoístas, há mais de 5 mil anos! Ama hanan: em quechua, "não fazer", ensinavam os sacerdotes incas, nos tempos áureos, pré-colombianos. Sabedoria pouco valorizada. Mas, não foram só eles. A canção Let it be de Paul McCartney, na década de 1970, pelos fantásticos Beatles, nos diz:"deixe estar". Na década de 1980, Lennon e Yoko Ono cantaram muitas vezes: "Dê uma chance à paz!" Antes disso, o sábio Mahatma Gandhi, na década de 1940, ensinou: "não existe um caminho para a paz, a paz é o Caminho".
Vamos dar uma chance à paz interior, diminuindo os conflitos entre o Eu Egóico (Eu Inferior), e o Eu Divino (Eu Superior). Respirar fundo! Beber água!
Respirar e acalmar a mente, exigem treino! Sentir a conexão com a terra e com o céu! Sentir o coração pulsar, o diafragma se movimentar! Abrandando o fogo. Fogo brando! Lucidez!
A calma apazigua, pacifica a mente nos confins do céu, em busca dos anjos. Amanhecer em solitude! Perceber as cores da alma, suavizando a alma. Momento de fazer uma prece entre o céu e o mar! Quietude! (*) E assim encontrar as soluções!
Discernimento! "Compreender que tudo é possível, dentro do que é possível", disse o mestre Cherng! "O sofrimento não é necessário". Humildade, afetividade e simplicidade, sim! (**)
O mundo lá fora é reflexo do mundo aqui dentro. Brigar para quê? A calma pacifica a mente e dulcifica o coração.
Os animais de estimação, que conosco convivem, sentirão a diferença e serão beneficiados também!
Sejamos instrumentos do bem e da paz, do amor e da luz!
(*) títulos de algumas das músicas de Aurio Corrá.
(**) Três tesouros taoístas.
Texto Revisado
Sejamos instrumentos do bem e da paz, do amor e da luz!
(*) títulos de algumas das músicas de Aurio Corrá.
(**) Três tesouros taoístas.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 56
Conteúdo desenvolvido por: Íris Regina Fernandes Poffo Bióloga, espiritualista, terapeuta holística e escritora. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |