A Conduta Ética no Dia a Dia
Atualizado dia 7/2/2013 11:41:04 PM em Espiritualidadepor Guilhermina Batista Cruz
(Epicuro)
Muito se tem falado sobre ética e o significado que ela tem em nossa vida. A definição sobre ética aqui enfocada é a que diz respeito ao conjunto de princípios de conduta correta que se espera de alguém, como parte integrante de um todo. A sociedade atual requer uma mudança em seus padrões morais, para que valores esquecidos por muita gente, como os de respeito e honestidade, façam-se presentes na vida diária. Estamos sendo chamados ao crescimento e ao progresso inadiável do ser e precisamos de condutas mais dignas, ajustando num nível harmônico, pensamento e ação. Isso quer dizer procurar viver com ética.
A visão de ética supõe colocar em prática valores essenciais ao aprimoramento moral, como dignidade, justiça e igualdade. Jesus, em seu evangelho de amor, já nos falava:
É preciso a consciência de que para se viver em um mundo onde reine a paz, o amor e a fraternidade, a implantação de atitudes mais éticas no dia a dia é fundamental. É doar ao próximo o que queremos para nós: valores essenciais e quase sempre esquecidos em nossas atividades diárias, como o respeito e a retidão de caráter. Nossa colaboração é muito importante para a mudança dos valores ilícitos, já que a ética começa nas pequenas atitudes cotidianas, como as de honestidade no trabalho, de respeito dentro dos lares, na aceitação das diferenças e no compromisso de fazer o melhor em qualquer setor em que estivermos inseridos. Se cada um fizer a parte que lhe compete, atuando conforme a máxima que Jesus nos legou de fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem, com certeza viveríamos em um mundo bem melhor.
Atos como favorecimentos ilícitos, desvios de verbas e outros similares, são apenas alguns dos exemplos da falta de princípios éticos e morais da sociedade. Esta cultura errada de inversões de valores e de aceitação e não punição dos desvios cometidos, propaga-se de uma forma avassaladora, mostrando-nos o quanto é difícil combater as condutas ilícitas e praticar ações de dignidade, respeito e honestidade no mundo atual. O que todo mundo deseja é que os governantes, os políticos, os que lidam com o poder público tenham atitudes dignas em relação a sociedade em geral, mas, para que isso aconteça, precisamos, além de requerer nossos direitos, colaborarmos também com condutas mais éticas como cidadãos. Segundo o que nos fala o sociólogo e pesquisador Airton Laufer Júnior: "Não basta apenas dizer que deve haver mudanças, melhorias, seriedade, compromisso, consciência e responsabilidade social dos governantes, se ainda não alcançamos o significado da mudança de nossos próprios hábitos, conceitos, teorias e comportamentos, que reproduzem exatamente as ideias, pensamentos, teorias, comportamentos dos representantes da nação".
A implantação de condutas éticas deve pautar nossas relações diárias em qualquer setor de nossas vidas. É preciso combater a prática de atos de desonestidade, falta de respeito e descaso, como tantos exemplos que vemos acontecer todos os dias. Condutas consideradas normais e praticadas por muita gente, como: não devolver o troco errado, jogar lixo nas ruas, desrespeitar os sinais de trânsito, tentar livrar-se de infrações através de suborno, ultrapassar pela faixa proibida, furar fila e tantos outros cometidos diariamente, são simplesmente atos totalmente desprovidos de ética. Se assim agimos, nunca vamos ter condições de exigir da sociedade e do governo atos éticos e de respeito.
Segundo as palavras de Joanna de Angelis: "O homem se deve renovar incessantemente, alterando para melhor os hábitos e atividades, motivando-se para o aprimoramento íntimo, com consequente movimentação das forças que fomentam o progresso pessoal e comunitário, a benefício da sociedade em geral. Face a esse esforço e empenho, o homem interior sobrepõe-se ao exterior, social, trabalhado pelos atavismos das repressões e castrações, propondo conceitos mais dignos de convivência humana, em consonância com as ambições espirituais que lhe passam a comandar as disposições íntimas." - (O Homem Integral - psicografia de Divaldo Pereira Franco).
Além de procurar fazer a nossa parte da melhor forma possível, com ética, devemos também enxergar na tarefa cotidiana uma forma de ajudar o próximo em suas necessidades, colocando nela todo o esmero que desejaríamos para nós. É o fazer aos outros o que desejaríamos que eles nos fizessem, como tão bem nos diz o ensinamento libertador de Jesus.O fundamental para implantar condutas mais éticas em nossa vida é procurar trazê-las para o dia a dia, tentando deixar as máscaras de bons cristãos de lado e fazendo dos ensinamentos milenares do Cristo, como os de respeito, justiça e fraternidade, um exemplo para aplicarmos em nosso convívio diário.
Ainda segundo Joanna de Angelis: "Todas as criaturas têm papéis de relevante importância a desempenhar no universo, permitindo que a consciência reflita as ocorrências do cosmo e logre introjetá-las na consciência individual, por fim na coletiva. Herdeiro das experiências pessoais, o ser humano é convidado a crescer em cada etapa do seu processo de desenvolvimento ético-moral, experienciando pequenos valores que se transformam em significados profundos. A solidariedade, por exemplo, raramente é exercitada como aplicativo gratulatório, devendo ensejar o hábito de ser-se útil, de estar-se vigilante e lúcido sempre para ajudar, contribuindo em favor da mudança para um patamar histórico e moral mais elevado". (Livro Psicologia da Gratidão).
E como nos diz o Espírito Leocádio José: "O homem espiritualizado existe, vive e cresce na expressão de seus valores morais". (psicografia de Maury Rodrigues da Cruz).
Paz e Luz a todos.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 14
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |