A Doutrina Cátara - Parte II
Autor João José Baptista Neto
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 09/09/2009 17:40:51
Continuação....
Satanás é um filho de Deus e com sua queda tem início a história do Universo.
As almas dos homens são os anjos caídos na rebelião.
As almas não foram concebidas para uso em um só corpo, por isso, após a morte, se não se tiverem salvo, transmigrarão para outro corpo, até seu retorno ao céu.
Deus permite a vitória de seu filho rebelde no mundo, mas tem previsto enviar os anjos à Terra.
Jesus, feito à sua imagem e semelhança, se converte no Filho de Deus enviado, junto com os "bons espíritos", ao mundo, para se constituir como senhor dos bons, mas ao ser filho nascido de Maria, é tentado por Satanás.
A morte de Jesus na cruz é outra vitória de Satanás, que foi permitida por Deus para que sirva de lição para os homens. A Igreja Cátara não adorava a cruz, senão que a repudiava como o instrumento de tortura que haviam utilizado os inimigos de Deus.
É através de Jesus Cristo que os caídos recebem a iluminação e o retorno à pátria celestial.
Os espíritos celestiais reunem as almas caídas em torno de Paulo e seus sucessores, os cátaros, para que o bem retorne ao bem.
No final os malvados serão castigados por todaa eternidade e este mundo será destruído pelo fogo.
Somente a criação de Deus continuará por toda a eternidade e será o fim do "Dois Princípios".
A alma do homem está nesta terra para cumprir a penitência de sua ruptura com Deus, que a havia concebido como Anjo no princípio dos tempos e, uma vez liberada dessa penitência, a morte do corpo, regressa ao céu, ao passo que se não alcançou a "perfeição", transmigra para outro corpo até alcançá-la.
O pecado é o que sujeita a alma ao mundo. Só uma vida totalmente livre de pecados, a vida de um "perfeito", permite a alma do homem se dar conta de sua própria natureza "angelical".
Não existe o pecado "venial". Todos os pecados, por pequenos que sejam, são mortais, já que a humanidade se encontra dividida em dois grupos: Anjos e Demônios.
O Espírito. Para a Igreja Cátara existem três concepções espirituais totalmente diferenciadas:
O Espírito como parte do homem ou do Anjo, é a parte incorruptível deste (formado por Espírito/Alma/Corpo). É a parte que vive no céu, sempre a salvo.
Avaliação: 5 | Votos: 4
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |