A floresta que resta não abandona a sua missão
Atualizado dia 7/25/2024 1:20:16 AM em Espiritualidadepor Íris Regina Fernandes Poffo
Talvez tenha pensado que ela é formada apenas por um monte de árvores, que não se mexem, esperando para virar móveis! Talvez acredite que deveriam dar lugar para agropecuária ou para obras de engenharia.
Quem tem esta visão precisa tratar sua miopia consciencial e antropocêntrica.
Os povos originários conhecem bem sua importância, seu significado para as presentes e futuras gerações!
A floresta é um grande condomínio ecológico, rico em biodiversidade!
Altruisticamente, interage com o reino mineral, e com diversos seres dos reinos vegetal e animal, os quais estão em constante movimento e transformação.
Formigas sobem e descem dos troncos carregando fragmentos de folhas, enquanto passarinhos fazem ninhos nos galhos ou nos troncos. Galhos onde a onça descansa.
As pétalas de algumas flores desabrocham, enquanto outras murcham. Uma borboleta sai do casulo, alçando seu primeiro voo, enquanto uma lagarta se enclausura.
No amanhecer, beija-flores e abelhas sugam o néctar das flores, macacos e tucanos se alimentam de frutos, enquanto, no anoitecer, corujas saem para caçar.
As sementes parecem inertes caídas no chão! Mas, de fato, estão em transformação, carregando um novo ser em gestação!
Galhos, folhas, flores, frutos, e fezes dos bichos caem ao solo, onde tudo se decompõe. Então, fungos e minhocas entram em ação, fertilizando a terra, para que a floresta se mantenha.
Veios de água subterrânea afloram, com seu burburinho, formando pequeno e grandes rios, que dependem da cobertura, da proteção, da conjunção de árvores, em uma relação conjugal que não se estressa.
Quem estressa são as pessoas que destroem, derrubam e queimam. E o fogo é um elemental rebelde, principalmente quando se junta com o vento. Tudo arde intensamente! Tristemente!
É fácil perder o controle das chamas, é difícil combatê-las. É heroico resgatar e salvar os animais sobreviventes, é de direito punir os responsáveis irresponsáveis.
A floresta que resta, não abandona a sua missão! Precisa de respeito e proteção!
Há resiliência, que vem com o tempo e com a ajuda dos que a amam! São pessoas que trabalham pelo reequilíbrio energético ecossistêmico. São seres humanos que exercem seu papel como cocriadores do bem!
A energia da floresta, viva e cheia de vida, transcende, se expande para mais além das fronteiras de municípios, de estados e nações! Ela é uma grande maternidade e possui extensa propriedade curativa para o corpo, para a mente e para a alma.
Ela acolhe e cura nossas dores, renova nosso bem-estar, revigora e nutre a nossa essência divina!
Obs. Dedico este texto a todos os brigadistas, veterinários, biólogos e voluntários que estão trabalhando intensamente para combater os incêndios no Pantanal, e salvar os animais, um dos biomas mais lindos e mais agredidos do planeta! 30.06.2024
Ela acolhe e cura nossas dores, renova nosso bem-estar, revigora e nutre a nossa essência divina!
Obs. Dedico este texto a todos os brigadistas, veterinários, biólogos e voluntários que estão trabalhando intensamente para combater os incêndios no Pantanal, e salvar os animais, um dos biomas mais lindos e mais agredidos do planeta! 30.06.2024
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 14
Conteúdo desenvolvido por: Íris Regina Fernandes Poffo Bióloga, espiritualista, terapeuta holística e escritora. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |