Menu
Somos Todos UM - Home

A força da Tamareira, a sabedoria do Mandacaru, o desapego da Sakura...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Florais Árvore da Vida

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 6/8/2011 10:31:14 PM


Uma crença é feita de necessidades.  Alguém que habite as regiões do extremo-oriente onde a geografia é recortada, dividida, trêmula, inconstante como no Japão,  aprenderá com a natureza daquele lugar a lidar com a transitoriedade das coisas e que não seria sábio apegar-se a um pedaço de solo que pode ser  desestruturado por um terremoto  ou lavado  (e levado ) pelas ondas do mar. Então as raízes se fazem vigorosas em um território mais sutil, subjetivo. Na essência. Não por acaso a flor que simboliza aquele pais é a cerejeira, Sakura. Justamente esta, cuja floração é uma das mais fugazes, mais rápidas. A flor não permanece nos galhos a não ser por pouquíssimos dias ensinando o desapego, a apreciação do momento presente e a reverência e respeito pela natureza já que a Sakura é pontual em seu ciclo de acordo com as quatro estações.

Existe um padrão emocional e de crenças comum para cada lugar que se habita devido à própria configuração da natureza.  A região do Circuito das Águas, no Sul de Minas,   por exemplo,   onde fica a cidade de Lambari, lugar em que  foram sintonizados os Florais  Árvore da Vida, é cercado por montanhas por todos os lados. E grande parte das cidades próximas também  é assim. Algo sedutor  para quem sai das grandes cidades para se "cercar" de verde. Mas é isso! Os habitantes  vivem "cercados". E este foi um padrão com o qual eu tive que lidar por muito tempo como terapeuta quando iniciei meu trabalho com florais naquela região. Esta sensação de não saber o que está por trás  da montanha, revertida em desconfiança. Uma impotência  em não ver  em plenitude o sol nascer ou se pôr, transformada em desesperança. Ali não se vê o horizonte com facilidade.  

Paradoxalmente é naquilo que nos cerca com a face de obstáculo, que se esconde toda possibilidade de cura. Naquelas matas fechadas eu tive o mérito de encontrar orquídeas lindíssimas e com grande poder curativo justamente para aquelas questões. 

Enquanto as regiões montanhosas geram um padrão deprimente pela compressão, em quem não sobe a montanha ou adentra as matas fechadas,  as regiões áridas ou desérticas o fazem pela amplidão. Pode-se dizer em ambos  os casos que não se tem nada, mas se tem tudo. Um manancial de possibilidades que só se revela  mediante uma ação.

Onde é seco e desértico as plantas que ali se adaptam mantém toda sua grandeza e potencial na raiz. Uma sabedoria de armazenar ali, a água necessária para o ano todo. A força na raiz! O quanto isso quer dizer!

O Mandacaru, aquele cacto típico da região norte e nordeste e que no deserto de Sonora, no Arizona é conhecido como Saguaro, só floresce bem próximo às estações da chuva. Isso porque toda energia de uma planta é consumida com a sua floração. Então quando vem a chuva ele de novo armazena água suficiente para a próxima temporada. E é uma grande verdade a frase daquela música que diz: "O Mandacaru quando fulora na cerca, é um siná que chuva chega no sertão..."

A Tamareira cuja origem está nas regiões  desérticas do Norte da África e do Sul da Ásia é respeitada pelo seu simbolismo religioso por várias tradições. Sua raiz persevera nas profundidades da terra até que encontre a água que a sustentará. Ela é símbolo de retidão por se manter firme e ereta diante das tempestades de areia e de todas as possíveis adversidades do deserto. A Tamareira é símbolo da Unicidade, já que de uma só raiz podem se originar muitos outros troncos. Mas a fonte é uma só!  Seu fruto é altamente energético. Uma refeição de Tâmaras é sustento longínquo para um peregrino no deserto. Ela é o próprio reflexo da melhor postura para se vencer uma adversidade, superar um obstáculo. "O Justo florescerá como a tamareira..."(salmo 92).

Então de qualquer lugar, ou circunstância podemos extrair consciência  acima de tudo. A flor que tem no seu quintal é aquela que você necessita. Se não há quintal, há uma varanda. Senão, há aquela que se aprecie mais e que chama atenção quando passa em determinado lugar ao atravessar a cidade concreta.

A Tamareira, o Mandacaru, a Sakura e as Orquídeas "não sobrevivem" às adversidades. Elas não brigam com aquilo que aos nossos olhos parece ser tortuoso. Elas "vivem na totalidade" de suas virtudes  e na integridade de sua essência em comunhão com aquilo que lhes cabe naquele momento.



Gloria Salviano 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Florais Árvore da Vida    
Os Florais Árvore da Vida são essências vibracionais extraídos das flores do Circuito das Águas de Lambari, Sul de Minas Gerais, numa pesquisa iniciada no ano de 1999 pela sintonizadora Gloria Helena Salviano, autora do livro "Terapia Floral e Cabala - Repertório das 22 Essências Florais Arvore da Vida". Contatos:(11) 98942-4628
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa