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A NECESSIDADE DO INFINITO - Autor: Carlos Cardoso Aveline

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Autor Amigos da Teosofia

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 01/03/2013 15:17:36


www.FilosofiaEsoterica.com 



:: Victor Cousin Discute a Relação Entre o Ser Humano e a Infinitude ::



Autor: Carlos Cardoso Aveline

 



Um céu estrelado à noite pode causaruma sensação de confronto com o infinito  "Onde não existe uma concepção do  infinito, nem amor pelo infinito, não há religião." Victor Cousin  O filósofo eclético francês Victor Cousin foi um dos primeiros pensadores ocidentais que abriram as portas para o pensamento oriental e reconheceram que a filosofia não começou na Grécia, mas muito antes. Ele parece estar ligado à edição ocidental de obras orientais que influenciaram o pensamento de Emerson e outros filósofos transcendentalistas dos Estados Unidos.

No início do século 19, Cousin proferiu um curso intitulado "Sobre o Verdadeiro, o Belo e o Bom". Durante o evento ele abordou a relação do ser humano com o Infinito, e defendeu a tese de que as noções de bom, belo e verdadeiro são pontes de contato com a infinitude. [1]
Cousin escreveu:  "O eu, a natureza e o absoluto são os três elementos da vida intelectual". E ainda:

"Não há pensamento sem o EU e o NÃO-EU finitos, isto é, sem uma dualidade fenomênica, e sem uma substância infinita que dá as condições para a existência deles."
Segundo Cousin, é importante lembrar que tudo o que há de Finito existe no Infinito.  O que é Finito surge do Infinito, e ao Infinito retornará.   O planeta Terra e cada ser humano existem situados inevitavelmente no Infinito. O Espaço e o Tempo ilimitados nos incluem. Eles permeiam nossa consciência, e nos rodeiam.  O Infinito Absoluto investigado por Cousin corresponde ao Parabrahm da filosofia oriental. 

Para o pensador francês, os três famosos temas da filosofia clássica grega - o bom, o belo e o verdadeiro - são aspectos externos do infinito.  Cousin afirma que o infinito é uma necessidade humana básica, e está presente de modo oculto - simbolicamente ou potencialmente  - naquilo que é bom, verdadeiro e belo. Ele escreve: "Assim como o amor e a razão constituem a vida humana, eles também constituem a religião e a arte, que são expressões desta vida. Explico: a razão concebe o infinito; o amor tem uma aspiração pelo infinito; o que pode haver, além disso, na religião? Onde não existe uma concepção do infinito, nem amor pelo infinito, não há religião. (...) A religião é um olhar em direção ao infinito, lançado desde o âmago do finito; e a arte é uma reprodução do infinito, através do finito." [2]
O infinito não pode ser encontrado no mundo externo e tridimensional. O que é bom, belo e verdadeiro no mundo apenas aponta e sinaliza para o que é ilimitado. E este só pode ser investigado se voltarmos nossa atenção para o mundo interno. O céu estrelado à noite, por exemplo, pode ser uma imagem que sugere a infinitude universal: mas o infinito só será encontrado com a visão da alma. 

NOTAS:

[1] "Du Vrai, Du Beau et tu Bien", em  "Oeuvres de Victor Cousin", Société Belge de Librairie,  Haufman et Co. ,  Bruxelles, 1840, três volumes. Ver Tome I, 526 pp., p. 373.  A coleção reúne algumas de suas obras em volumes de grande porte, com texto em duas colunas.  As aulas do curso foram dadas na França entre 1815 e 1818. 


[2] "Oeuvres de Victor Cousin", Tome I, ver p. 378.

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Artigo publicado originalmente em www.Filosofiaesoterica.com .

https://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1179 


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