A VOZ DA CONSCIÊNCIA
Atualizado dia 27/01/2013 16:55:59 em Espiritualidadepor Amigos da Teosofia
:: Transcendendo o Sofrimento Humano ::
Autor: Farias Brito
O pensador cearense Farias Brito (1862-1917) é um dos principais filósofos brasileiros e suaobra apresenta diversos pontos em comum coma filosofia esotérica. Entre os seus livros mais conhecidos estão "A Base Física do Espírito","O Mundo Interior" e "A Verdade Como Regra das Ações". Mas Raimundo Farias Brito também colocou sua visão filosófica em formas de versos.
000
A Voz da Consciência
Quando vê-se o medonho,
Quando vê-se que a lei é o grito do canhão,
E põe-se um vento forte e gélido a soprar,
E a vasta natureza então treme de frio
E logo a consciência exclama aos contendores // Das lutas do futuro em voz potente e forte, // A fronte a se inundar nos vastos esplendores // Da grande natureza e os pés por sobre a morte:
"Eu sou feita de luz e feita de verdade // E tenho mais poder que o sol abrasador. // Nasci da luz do céu, // meu corpo é a humanidade; // Tenho por lei o bem, por ideal o amor. // Para o bem tenho o olhar das coisas mansas, boas; // Para o mal tenho o ferro agudo das espadas. // São todas para vós, // pra vós minhas coroas, // Almas filhas do bem, almas abençoadas. // Só há uma ciência - é a voz da natureza. // Meu sonho é só de amor, meu pensamento é puro. // Escuridão e luz! ... // Imensa profundeza! // Ó noite, és o passado. // Ó luz, és o futuro!"
000
O poema acima, "A Voz da Consciência", é reproduzido do volume "Inéditos e Dispersos - Notas e Variações sobre Assuntos Diversos", de Farias Brito, compilação de Carlos Lopes de Mattos, Editorial Grijalbo Ltda., São Paulo, 1966, 550 pp., ver pp. 524-525.
000
Veja outros poemas nas seções temáticas "Poemas Filosóficos de Vários Autores" e "Poemas Filosóficos de Augusto de Lima", neste website.
Visite sempre https://www.filosofiaesoterica.com/ , www.TeosofiaOriginal.com , https://vislumbresdaoutramargem.com e www.AmigosdaTeosofia.com
Acompanhe nosso trabalho no Facebook . Siga-nos pelo Twitter
Artigo publicado originalemente em www.FilosofiaEsoterica.com
https://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=807
000
escuro cataclismo que agita a natureza e abala a humanidade;
O céu - sombra e mistério, a terra feita abismo,
Arrastada no lodo a flor da liberdade;
Que o mundo é um oceano, um mar de tiranias,
Que a natureza é um caos, e a vida um turbilhão,
De múltiplo sentir, de eternas agonias;
O sol torna-se negro, o céu faz-se sombrio,
Contendo no seu seio a escuridão do mar.
Contudo há uma luz na densa escuridão,
Do abismo universal - é a lei do sentimento.
E ergue-se da noite a doce compaixão
E sai da sombra um astro - o eterno pensamento.
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a [email protected] e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
Conteúdo desenvolvido por: Amigos da Teosofia -- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |