ACEITAÇÃO: UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA
Atualizado dia 6/8/2013 12:49:39 PM em Espiritualidadepor Regina Rebello
Junto com a aceitação do nosso nascimento, da nossa mortalidade passageira, somos desafiados a perceber e aceitar o ritmo da vida, desta grande brincadeira. Estamos sempre afobados para alcançar nossas metas e desejos pessoais, esperando que tudo aconteça como num passe de mágica, de um dia para o outro... Consumidos pelos compromissos e pela ansiedade.
Nesta busca desenfreada, nem apreciamos o caminho, com seus pequenos desvios, suas diferentes paisagens. Com nossa arrogância pessoal, deixamos de lado as lições que a Natureza nos dá, de que tudo tem seu próprio tempo para acontecer, que da semente surge o broto, a planta, a flor e depois o fruto. Que existem estações no ano e que em cada uma delas ocorre um movimento específico. Que de cada espécie nasce o mesmo tipo de planta, assim como ocorre com os nossos pensamentos e realizações. Não dá para construir uma vida próspera e amorosa em meio à turbulência mental.
Gastamos muita energia querendo ignorar as situações que se apresentam, querendo mudá-las a nosso bel-prazer. Quantas vezes corremos atrás de relacionamentos de rejeição, de empregos que nos sugam as forças ou de bens materiais que nunca são suficientes? Outras vezes, desistimos de algumas conquistas ou relacionamentos, simplesmente porque não refletem 100% nossas expectativas. Não cabem na caixinha dos nossos sonhos pré-moldados.
O que demora muito para aprendermos é que damos excessiva importância ao que não é tão relevante. O que hoje é, amanhã pode não ser. E aceitar o hoje –com suas alegrias e seus nem tanto– tranquilizará a mente e abrira espaço para que uma nova história comece a ser escrita. Quanto mais apegados estivermos aos nossos projetos mentais do que precisamos nas diversas áreas de nossa vida, menos espaço haverá para a energia universal fluir e construir algo diferente, às vezes melhor que o imaginado.
Aceitar a vida é reconhecer que temos os recursos e as pessoas que necessitamos para a nossa jornada pessoal e que a cada dia, situações novas se apresentam para nos tirar da onde estamos. Aceitar a vida é a chave para caminhar do razão para o coração, para sair da dimensão do ter para o esplêndido ser. É tomar consciência da nossa própria divindade e de todos os que nos cercam! É aprender a ser mais feliz!
(Do livro A Brincadeira, de Regina Rebello)
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 4
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |