Como Posso Construir a Paz?
Atualizado dia 11/09/2024 20:56:09 em Espiritualidadepor Centro Educacional Paz Kósmica
(Filme Encontros e Desencontros, dirigido por Sofia Coppola - personagem de Bill Murray)
A construção da Paz começa no círculo pequeno e vai se ampliando. O menor círculo é o meu relacionamento comigo mesmo; EU COMIGO. Todos os demais conflitos derivam desta relação.
Temos dificuldades de nos aceitarmos como somos. A maioria de nós estamos insatisfeitos, insatisfeitas, sobre quem somos. Isto se manifesta na relação de inaceitação de alguma parte do corpo, de nos vermos diferentes, de nos sentirmos inadequados... Estamos sempre nos comparando com os outros, mas somos diferentes porque singulares. Cada um, cada uma é único, única!
Nos aborrecemos conosco porque não nos expressamos e engolimos os sapos, não sabemos dizer NÃO e depois ficamos com raiva de nos sentirmos desrespeitados; ou porque nos expressamos demais e nos tornamos inaceitos, quando necessitamos da aceitação social para nos sentirmos seguros sobre ter feito a coisa certa. Isto só para citar alguns exemplos.
Como não aprendemos a nos ouvir, tirar tempo para o silêncio ativo de contato com o nosso mundo psíquico, nosso mundo interior, carregamos dentro de nós explosivos prontos para serem detonados.
Quanto mais você sabe sobre quem você é e o que você quer, menos as coisas te perturbam. As coisas externas nos perturbam porque, emocionalmente, estamos no limite de nos suportar. Então, quando o copo está cheio, uma gota d’água faz com que ele derrame. Isto compromete qualquer convivência!
Assim, nos tornamos intolerantes, impacientes, críticos e implacáveis juízes do outro. Nos tonamos incapazes de praticarmos a escuta, a empatia, a resiliência, a compaixão. Não damos conta de nos colocarmos no lugar do outro, para então compreender o que se passa com ele.
E que lugar é este?
O lugar emocional a partir de onde ele reage, a partir de onde reagimos. Este lugar sagrado, nosso mundo psíquico, a partir de onde emerge um volume grande de in-formações, isto é, informação que dá forma ao nosso modo de pensar, valorar, reagir; se pôr no mundo.
Estas in-formações que emergem são constituídas de nossa herança ancestral; dos desafios evolucionais que escolhemos viver antes de nos encarnarmos, conhecido como carma; dos valores incutidos através da Família, da Educação e da Aculturação; da psicosfera terrestre, esta grande família planetária.
Se considerarmos a Lei de Causa e Efeito, lei que rege universo, as nossas ações são também influenciadas por nossas ações anteriores praticadas nesta ou em outras encarnações.
Isto posto, podemos inferir que as pessoas não querem, conscientemente, se indispor com o outro, agredir e nem percebem que são assim. É verdade que existem pessoas de caráter perverso, mas não são a maioria. E também podemos deduzir que ninguém pode se arvorar do direito julgar o outro. Não somos juízes uns dos outros, mas irmaõs e irmãs.
Outra Lei Universal é o Mentalismo, que reza que Deus é Mente e o Universo é Mental. Então, estamos todos na mente de Deus. Nós também somos mental. Criamos com a nossa Mente, somos co-criadores de tudo que está aí.
Sim, podemos criar a Paz a partir de nosso mundo interior e só a partir dele. Fazendo a revolução silenciosa do autoconhecimento.
Na grande rede metafísica de causalidade somos parte do universo, SOMOS O UNIVERSO. Portanto, qualquer mudança no Universo precisa sempre da coragem e da ousadia dos visionários pioneiros. Engrosse esta fileira!
Dá Prá Fazer?! Vamos juntos e juntas fazer?!
Amigos do Projeto de Construção da Paz e Fraternidade neste Universo
Sugestão de Aula:
https://www.youtube.com/watch?v=NLMQqvCD9gA
CAIBALION: AS SETE LEIS DO UNIVERSO | Mente em Evolução | Lúcia Helena Galvão | EP 107
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 11
Conteúdo desenvolvido por: Centro Educacional Paz Kósmica Graduada em Filosofia, Teologia e História e Especialista em História do Brasil. Sou formada em Cinesiologia Aplicada pelo Three in One Concepts e em Radiônica pela Escola do Ségio Nogueira, Presidente da Associação Brasileira de Radiestesia e Radiônica (ABRAD) E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |