Criador, Criação e Criatura São Um Só
Atualizado dia 4/28/2014 4:47:28 PM em Espiritualidadepor Leandro José Severgnini
É até complicado falarmos em "natureza" de modo amplo e abrangente, pois nossa mente, automaticamente vai fazer uma divisão arbitrária, vai nos colocar na posição de entes externos e superiores às plantas, aos animais, ao sol etc. Este é um artifício primoroso que foi colocado em nossa maneira de pensar ao longo dos séculos, principalmente pelas culturas religiosas que no auge de seu orgulho, sempre colocou o homem como a obra máxima da criação de Deus. Se assim fosse, que bela besteira Deus teria feito. Ainda há quem diga que a natureza está aí para o nosso deleite. Mas esperemos mais algumas décadas e quando tudo estiver se acabando, veremos se alguma divindade vai repor milagrosamente tudo o que o homem insano destruiu. A natureza, por sinal, tem uma capacidade incrível de se reequilibrar, mas hoje em dia o desequilíbrio é tanto que a própria natureza precisa de um esforço tremendo para isso, e esse esforço muitas vezes ocorre de modo desagradável e prejudicial ao homem, e ele lamenta sem entender o motivo achando que se trata de uma “catástrofe”.
Mas devemos entender que a mudança não passa por uma conscientização externa dos efeitos que isso acarreta, mas sim por uma conscientização interna da causa desses procedimentos. E, para mim, a causa de toda brutalidade externa está na brutalidade interna do homem. Ele não pode tratar a natureza de um modo diferente do qual ele mesmo se trata. Certamente que ele vai descontar nos animais e nas plantas todas as suas angústias e questões não-resolvidas. A existência toda clama para que o homem restabeleça seu equilíbrio interno, mas isso só pode acontecer se o homem entender que entre o "externo" e o "interno" existe uma linha muito tênue chamada ego e que, quando rompida, o homem encontrará o Éden onde quer que esteja, pois tudo será visto como uma verdadeira divindade manifesta em cada átomo, aqui, exatamente onde estamos, onde não existam mais separações nem distinções.
Leandro Severgnini
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 2
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito". E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |