Cultivo do Xinxing
Atualizado dia 09/02/2015 10:34:51 em Espiritualidadepor Marcos Spagnuolo Souza
A Escola Falun Gong possui por objetivo fazer com que o ser humano retorne à sua origem através do aprimoramento constante do seu “xinxing” que é o cultivo da unidade “Zhen-Shan-Ren”. “Zhen” é dizer somente a verdade e fazer coisas verdadeiras. “Shan” refere-se a desenvolver grande compaixão, fazer coisas boas e salvar as pessoas. “Ren” é tolerância. Quando uma pessoa comum é humilhada, ela puxa sua espada para lutar porque não possui nenhuma tolerância. Pessoas comuns levam atritos e pequenos problemas realmente muito seriamente, pois, elas vivem para o seu ego e não toleram nada. Um praticante do Falun Gong deve demonstrar tolerância para com as pessoas com as quais ele tem conflitos e com aqueles que lhe envergonham diretamente, mas também adotar uma atitude generosa e de agradecimento. O cultivador do “xinxing” abre mão de todas as coisas existentes no plano que estamos inseridos para atingir uma perspectiva mais ampla e estar em harmonia plena com a natureza do universo (Zhen-Shan-Ren).
O sentido da vida humana é aprimorar o “xinxing” para um nível bastante avançado. Todos os cultivadores devem dar ao cultivo de seu “xinxing” a prioridade máxima e considerá-lo como sendo a chave para o desenvolvimento. A palavra “xinxing” não pode ser compreendida com sendo somente virtude, compaixão e tolerância, sendo que a referida palavra envolve um campo muito mais amplo. O “xinxing” envolve como lidar com o ganho e a perda, permanecendo impassível na alegria do ganho e na dor da perda. Perda refere-se ao abandono de pensamento e comportamentos negativos, assim como a avareza, a busca do lucro pessoal, luxúria, vontades, ciúmes, os atos de matar, brigar, roubar, enganar. Se uma pessoa cultiva “xinxing”, ela procura romper com a busca da satisfação de todos os desejos. Em outras palavras, uma pessoa deve abrir mão de todos seus apegos e não dar muita importância aos assuntos que condizem com seu ganho pessoal e sua reputação. “Xinxing” em nível superior significa perder os apegos que são cultivados pelas pessoas comuns e perder também a mente que não abre mão desses apegos. O “xinxing” significa romper com as coisas que são consideradas importantes e abandonar coisas que não se pode abandonar, essa é a perda no seu verdadeiro sentido. O ponto básico do “xinxing” é não perseguir nada e deixar tudo acontecer naturalmente evitando assim o surgimento de novos apegos.
O cultivador do “xinxing” não fica feliz quando recebe elogio e não fica chateado quando é insultado. A respeito do sexo entre homens e mulheres é um tipo de apego ao corpo totalmente inapropriado para os cultivadores, pois, o cultivo do “xinxing” exige o abandono de todos os apegos que não queremos abandonar. A partir do momento em que elimina todos os desejos e abandonam todas as coisas a mente se torna clara e pura naturalmente. Chega-se a um ponto no cultivo do “xinxing” que o cultivador descartar completamente tudo que aprendeu do passado, não guardando nada e nessa condição ascende ao próximo nível. A única maneira de eliminar o carma para avançar ao próximo nível é o cultivo em níveis cada vez mais elevado do “xinxing” o que depende única e exclusivamente do cultivador. Em síntese podemos dizer que cultivar “xinxing” é descartar tudo que não podemos e não queremos descartar, pois não existe iluminação se o praticante do “xinxing” não se tornar fundamentalmente sem nenhum tipo de apego.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 2
Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |