Depressão, ansiedade: doenças do século
Atualizado dia 8/5/2022 1:08:34 AM em Espiritualidadepor Michelle Aranda
Essa afirmação muito condiz com a visão holística da saúde, a qual considera o emocional e o mental como fatores influenciadores no físico, ou seja, basta atentarmos para o nosso estado mental e emocional e lá encontraremos muitas respostas para as nossas doenças.
Diante desse cenário, a consciência de si mesmo parece indicar um caminho de alívio para o ser humano, porque ao autoconhecer-se é possível identificar os fatores desestruturantes, podendo vir a evitá-los.
No entanto, sabemos, pela prática cotidiana, que não cedemos um tempo considerável às reflexões sobre nossa saúde e muitas vezes vamos além do que a saúde permite para conseguimos realizar as atividades no trabalho, os afazeres domésticos, as funções de mãe, pai, etc. Isso acaba por deteriorar nossa energia, nossa saúde e bem-estar, tendo como consequência as doenças do século: depressão, ansiedade, pânico, Burnout, dentre outras.
Penso que se tivéssemos tido uma educação na escola que nos ensinasse a lidar com as nossas angústias e particularidades, tudo isso seria mais natural e já estaria incorporado como hábito, como fazem os orientais, por exemplo, com as práticas diárias de meditação, jejum e exercícios.
Mas ainda estamos muito aquém de uma visão ampla do ser humano como corpo, emoções e alma. Ainda nos apegamos excessivamente aos bens materiais e nos esquecemos do principal: os vínculos, as alianças, os afetos e isso parece ser algo com o que devemos nos preocupar daqui para frente, principalmente, se quisermos evitar transtornos psicológicos e físicos.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 24
Conteúdo desenvolvido por: Michelle Aranda Terapeuta Holística, Reikiana, Master Reiki, Taróloga Especializada em Tarot Terapêutico e Baralho Cigano. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |