Do Outro Lado da Vida
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Paulo Roberto Vieira de Carvalho
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 13/06/2009 09:04:33
Publicado no
J U – Quem é Paulo, o homem da comunidade de Santa Terezinha premiado com uma TV Plasma 32 polegadas? Você deve estar feliz, pois acredito que é o sonho de consumo de muita gente que ainda não tem!
Paulo Carvie:- Na verdade, o verdadeiro pilar da comunidade cristã e da evangelização não são os títulos e nem tão pouco a honraria de ser premiado como fui e até mesmo a honra de conceder essa entrevista. Vou citar um exemplo para me explicar melhor: Acredito sim, na generosidade oculta das equipes que se envolvem e se doam gratuitamente em prol do próximo, levando o Evangelho de Cristo e com isso, cumprindo a determinação de “amar ao próximo como a ti mesmo”. Mas, respondendo a primeira parte da sua pergunta; sou casado há 35 anos, esposa, uma família com dois filhos e uma filha, todos já formados, casados, e completa essa unidade um neto com 3 anos. De berço tenho a formação religiosa no catolicismo, praticante e de uma crença em Deus e nas minhas possibilidades que tenho removido montanhas ao longo dos meus 63 anos. Moramos durante 25 anos em Goiânia, hoje, há 14 em Uberaba, sempre aqui nessa paróquia.
J U – Aparentemente você não apresenta a idade que diz ter, mas você é convicto ser ao longo da sua vida que de berço tem a formação religiosa no catolicismo, praticante. Você acredita que o valor dado na sua área espiritual, seja a responsável pela sua fortaleza e o ânimo para remover tantas montanhas que o dia-a-dia nos apresenta?
Paulo Carvie:- Busco incessantemente o equilíbrio entre as áreas de minha vida, aprendi muito cedo a lidar com as intempéries da vida, que consigo sempre fazer uma limonada daqueles momentos que ela nos apresenta de forma azeda... árida! Hoje, minha mulher e eu - ela menos e eu mais – curtimos a vida sem grandes preocupações, o que não significa que deixamos de sonhar e ter grandes ambições. Tudo vem se realizando dentro das nossas possibilidades e - de quando em vez - somos surpreendidos por coisas agradáveis - como essa premiação por exemplo, característica própria da conspiração do universo a nosso favor. Interessante é que parecem pequenas coisas aos olhos das pessoas que nos cercam, mas para nós, tem sido de uma grandeza adequada aos nossos projetos..
J U – Mas ainda sobre o prêmio; é muita sorte, você considera isso obra do acaso, ou tem o dedo de Deus nessa história?
Paulo Carvie:- Você sabe que está escrito: “ Não cairá um só fio de cabelo de sua cabeça sem que eu saiba”. Então é lógico que temos de fazer nossa parte. A Equipe do Farol, que teve de correr atrás de um previsível déficit no encontro, promoveu a rifa. Se eu não tivesse dado minha contribuição à Equipe da Secretaria, com certeza outro é que teria sido premiado. Mas isso, não é a primeira vez que me acontece. Lembro-me bem, por exemplo, de um premio tão bom quanto esse, quando minha mulher, sogra e meu cunhado, participamos de um congresso em Lorena-SP pela Canção Nova. No final tiveram que fazer um sorteio também para cobrir défict, e fui agraciado entre mais ou menos 200 congressistas, com belo premio. Foi uma alegria total.
J U – Você disse “Equipe do Farol”, pode se explicar melhor?
Paulo Carvie:- É uma organização inspirada no ECC – Encontro de Casais em Cristo da Igreja Católica Apostólica Romana. Na sua essência, não tem diferença. Mas na proposta sim: pois o objetivo é que o “farol e a faroleza” venham assumir uma Pastoral na Comunidade. Por isso é que todos os “faroletes” têm que pertencer à Paróquia.
J U – Há quanto tempo esse movimento existe em Uberaba?
Paulo Carvie:- O Encontro de Casais em Cristo há 30 anos. O FAROL, há 8 anos, e fica como informação que o Monsenhor Levi, pároco da comunidade Sta.Terezinha, já nomeou o coordenador geral do próximo FAROL, que é o casal Zé Carlos e a Bia. Eles já começaram a trabalhar para o próximo que acontece sempre no mês de maio de todos os anos. Deixaram a coordenação desse último VIII FAROL, o Eleison e Ana Maria, que fizeram um belíssimo trabalho, congregando 23 casais e coordenaram uma equipe de 83 casais que ofereceram todo apoio que o encontro precisa nas diversas áreas administrativas.
J U – Você fez ou participou na organização desse encontro?
Paulo Carvie:- Não... não! Já fizemos encontro de casais, mas lembra-se que eu disse ser um católico praticante? Ser praticante não é apenas ir à missa aos domingos. Praticante é se inteirar e envolver com os assuntos que se diz respeito à comunidade, colaborar com pequenas parcelas financeiras, dar sugestões... mesmo que elas não sejam acatadas, adotar uma família e se comprometer de mensalmente dar um botijão de gás, por exemplo. Ser um sócio, mesmo que seja “benemérito com compromisso mensal e responsável”, quem sabe de uma creche, de um orfanato, de uma entidade como o Carmelo, Medalha Milagrosa, que abrigam irmãs enclausuradas, ajudar a Toca de Assis, entidade como o Amor Exigente, que faz um lindo trabalho de prevenção orientando às famílias que tem filhos com risco ou já enveredados no campo das drogas, o seminário de formação sacerdotal, pagar o dízimo, participar do coral, enfim ser um agente pastoral - dar uma dinâmica na vida - que dignifique e valorize sua área espiritual.
J U – Carviê, obrigado por conversar e fornecer esclarecimentos para nossos leitores, foi uma alegria muito grande conversar com você.
Paulo Carvie:- Tenha certeza se fosse ao contrário faria o mesmo por você. Mas alegria mesmo é ganhar uma TV Plama 32’, “podes crer!”
** ** **
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Formado em Economia em 1.971. Com pós em Adm. de PME pela UFBa/SEBRAE. MBA-Administração Financeira/1994 pelo IBMEC. Exerci a cátedra pela UCG-Universidade Católica de Goiás, no Dep. de Economia. Hoje sou do Conselho de Administração da Exata Papelaria. Aqui, me rendo a uma filosofia de que sou "um grande empresário de uma pequena organização." E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |