Menu
Somos Todos UM - Home

É O FIM DO MUNDO!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Oliveira Fidelis Filho

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 18/09/2010 16:57:06


Quanto mais próximo, mais cresce o frenesi. O assunto virou destaque na internet e já tem muita gente crendo que o mundo vai mesmo acabar em 2012. Quanto a mim, aceito doações sem direito a devolução. Para quem possa me achar descrente e irreverente eu confesso humildemente: "2012 será o fim... do CALENDÁRIO Maia!". O calendário mais badalado do planeta - ou seria da galáxia? - acaba nessa data, mas para o país do futebol o fim do mundo seria ficar sem a copa de 2014. Não sou de levar muito a sério as profecias com datas marcadas, na verdade não levo a vida muito a sério, pois já percebi que não vou sair vivo dela mesmo. Além do que, a vida é mais leve em companhia da alegria.

Por já ter vivido meio século, convivi com o mau agouro popular: "mil passará, mas a dois mil não chegará". Aqui a voz do povo provou não ser a voz de Deus; não só chegou o ano dois mil como também já passou uma década.

Fico pensando o que rolou no imaginário das pessoas com a grande fome seguida da peste negra, quando a Europa viu sua população ser reduzida drasticamente. Sem dúvida foi o fim do mundo para um terço da população da época e também do sistema feudal. Com a mão de obra escassa e valorizada, decretou-se o fim da servidão, o começo do renascimento e o pipocar das revoluções.

E o que dizer dos sentimentos e pensamentos nutridos durante as duas grandes guerras? Quanto ao atentado às torres gêmeas, lembro-me muito bem dos experts em profecias identificando na Bíblia, em Nostradamus e em outras fontes, tais episódios.  Pena que os entendidos do futuro cheguem geralmente atrasados.

Seja lá como for, o fim do calendário Maia está propiciando o surgimento de uma avalanche de livros, artigos, palestras, documentários, fazendo a alegria da indústria cinematográfica, além de uma infinidade de teorias diferentes.

Misturando realidade com ficção e ciência com religião, produz-se uma sopa de teorias e crenças da qual milhões se alimentam. E, quanto mais gente dela se nutre, mais a sopa aumenta e esquenta. Para engrossar o caldo e torná-lo globalizadamente atrativo, adicionam-se pitadas de profecias das mais diferentes culturas, oráculos os mais variados, canalizações, textos de Nostradamus, da Bíblia, o I Ching etc.

Não faltam também os ingredientes da astronomia e as projeções da astrologia.  Segundo cálculos e previsões, no dia 21 de dezembro de 2012 um raro (para a raça humana) alinhamento do Sol com o centro da Via Láctea dará início a uma série de eventos desastrosos. São esperados terremotos, dilúvios, pragas e distúrbios eletromagnéticos. E não nos esqueçamos da inversão dos pólos, alterações climáticas e geológicas, buraco na camada de ozônio, gases de efeito estufa. Ufa, ou seria UFOS, pra mim chega! Se você desejar pode continuar engrossando a sopa.

Claro que as concepções do fim do mundo variam de pessoa para pessoa. Para uma leitora, fim do mundo é ter candidatos como "Dilma, Serra, Marina, Alckmin, Tiririca, Netinho, mulher pêra... DEUS nos ajude!"

Longe de mim menosprezar as projeções relacionadas ao enigmático 2012.  É inegável a confluência de situações, fatos e dados atuais, a atear fogo na síndrome do medo do fim do mundo. O que me leva a escrever este texto, no entanto, é o número de pessoas amedrontadas. Como se não bastassem as projeções naturais e científicas, as crenças religiosas e espiritualistas recebem também sua cota de combustível. E, como na religião não existe céu sem inferno, haja lenha para a fogueira! A bola da vez - ou outra vez - para muitos é o anti Cristo - o mega vilão, a luz que virou trevas.

Penso que o diabo está para a religião assim como Bin Laden para os americanos; mantê-lo vivo é conveniente em muitos aspectos. 

Como já disse,  tem muita gente apavorada, sem contar os que vivem "normalmente" com medo de Deus, dos demônios, do inferno, e de seus próprios líderes religiosos. 

Ofereço, portanto,  algumas observações objetivando ser útil na identificação e neutralização do anti Cristo. Lembro, entretanto, que emprego o termo anti Cristo um pouco diferente do usual. O que se relaciona ao Caminho, a Verdade e a Vida é pró Cristo, ou seja, expressa a dimensão Crística; enquanto o que se relaciona com a estagnação e limitação da liberdade, com a mentira e a ignorância, o ódio e a morte, é anti Cristo.

1. Antes de tudo não tenha medo, tenha ; não se desespere, nutra-se de Esperança; não guarde ódio, distribuía Amor, pois o Caminho torna-se agradável quando existe fé, a Verdade tonifica a esperança e a Vida floresce onde existe amor.

2. Lembre-se, no apocalipse do vidente João, o anti Cristo desaparece quando Cristo se manifesta. O que não surpreende, pois a noite termina com o nascer do Sol. Para clarear um ambiente, basta acender a luz e nenhuma luz brilha mais que a Luz do Amor. Cabe a cada um iluminar a consciência com esta Luz que não sobrará espaço para a manifestação anti Cristo. Muito mais que a cruz, os "demônios" temem é a Luz.

3. Não se angustie por não entender o Apocalipse Bíblico ou por não decifrar o enigma do número 666. Não busque identificar um possível anti-Cristo em um líder ou em uma expressão de poder, seja ela religiosa, política, econômica, ou militar. O comportamento anti Cristo precisa ser identificado nos pensamentos, sentimentos e atos de cada um. É tarefa pessoal identificar em nós o que é anti Cristo.

4. "Vigiar e orar" constitui procedimento necessário para quem não deseja que o anti Cristo se manifeste. É preciso vigiar os sentimentos, os pensamentos e os atos, mantendo-os banhados na Luz. Orar mantendo o coração e a mente encharcada da presença divina. Encontrar no silêncio e na meditação o discernimento necessário para se manter harmonizado, em paz e confiante em face de todas as situações. Buscar ser conduzido pela voz da própria alma, pois serão cada vez mais confusas e contraditórias as vozes vindas de todos os lados.

5. Viva um dia de cada vez. Faça isso com gratidão, limpando o coração de heranças tristes ou expectativas amedrontadoras. Esteja disponível a servir, pois são e serão constantes as oportunidades para demonstrar amor ao próximo.

6. Limpe-se de todo ódio, mágoa, ressentimento e desejo de vingança, pois este é o "pó da terra" do qual o mal se alimenta e cresce. Deseje a vinda do reino de Deus em nível pessoal e planetário, ou seja, que sob a Lei do Amor sinta-se justificado, em paz e pleno de alegria. Viva, portanto, sem medo, como um filho da Luz, sentindo-se privilegiado por fazer parte de um período tão emocionante da história humana.

7. Creia que em 2013, encarnados ou não, nesta ou em outra dimensão, continuaremos a existir e Deus estará amorosamente conosco perceptivo a quem no coração constrói o próprio céu.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Oliveira Fidelis Filho   
Teólogo Espiritualista, Psicanalista Integrativo, Administrador,Escritor e Conferencista, Compositor e Cantor.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa