É preciso colocar o coração em tudo



Autor Paulo Zonta
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 9/10/2021 1:47:53 AM
Conhecer-se profundamente requer não só trabalho intelectual, raciocínio, mas também emoção. Isso porque não adianta apenas analisar-se ao nível mental, pois precisamos sentir e vivenciar o que pensamos, visualizar, sonhar, e assim projetar sementes no universo.
Nossas emoções fazem a ligação entre nosso pensamento e nosso corpo, entre nós e os outros, entre nós e a natureza, portanto é um elemento muito importante para a "lapidação" pessoal; a realização do autoconhecimento que é posta em prática através da ação.
Na jornada de autoconhecimento é preciso não ficarmos somente nos estudos; ler livros, assistir palestras, ler artigos na internet, enfim, é preciso vivenciar o que se aprende. Sem essa vivencia, todo estudo que se faz pode ser posto à prova pelos acontecimentos da vida, e assim ser desmantelado, ir ao chão, pois perceberemos de forma dura que todo aquele acumulo de conheci, mento não serve na prática.
Passamos pela vida de forma pouco profunda, aprendemos a ser assim para não nos machucar, para não nos arriscar, por isso criamos vínculos superficiais com as pessoas, vivemos em ansiedade constante pensando em como será nosso futuro e assim vivemos nosso presente de forma automática, como se não estivessemos presentes. Muitas pessoas sentem-se como que assistindo a um filme, ou como que anestesiadas no seu momento presente, como se não estivessem vivendo sua própria vida. E realmente não estão, porque para se viver é preciso "sentir" e não só "raciocinar". A sociedade em que vivemos, essa cultura capitalista e ocidental, privilegia o lado lógico, o raciocínio, o aproveitamento do tempo em função do lucro. Uma inversão de importância entre o que o ser humano faz, e o que ele têm em troca. O trabalho, deve servir para trazer bem estar e qualidade de vida para as pessoas, e não desgaste físico, mental e emocional, e muito menos doenças psicossomáticas. A vida moderna traz problemas ao ser humano, pois acaba se vivendo focando resultados fora, e não dentro de sí. Coloca-se o sujeito como um instrumento de acontecimentos externos e seu foco é conquistar bens materiais, aparência física, conquistar metas no trabalho, em detrimento do que é realmente importante para si.
O ser humano atualmente vive esse distanciamento de si mesmo, de suas necessidades pessoais e íntimas, pois não ouve sua voz interior. O resultado disso é o estresse pelo desgaste emocional que ocorre por ter-se bloqueado em suas necessidades, que por não poderem ser ouvidas, são muitas vezes abafadas, recalcadas.
É preciso pensar e mais do que pensar, conscientizar-se (mente e coração - raciocinar e sentir) sobre o que é mais importante pra voce. Conscientizar-se de suas necessidades íntimas, conscientizar-se de seus valores, de seus dons, de suas capacidades e de seus defeitos. Agir acima de tudo, mas sempre com autenticidade e integridade com seus valores pessoais, valores que são importantes pra voce, antes dos que são importantes pra sociedade.
Colocar o coração nas coisas que faz, vivenciando o presente, sempre focando-se no momento presente e atentando para o que voce gosta, o que voce valoriza, o que sente em relação à cada coisa, a cada pessoa, a cada ato. Dar importância a seus sentimentos, sejam eles bons ou não tão bons, ouvir-se, entender-se, compreender-se.
Abrir o caminho para que o coração se expresse em sua vida diária não é trabalho fácil, mas é imprescindível na jornada de Autoconhecimento.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Zonta Terapeuta e Coaching E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |