Menu

Efeito Dominó

Atualizado dia 7/29/2010 12:52:51 AM em Espiritualidade
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos nós recebemos do universo "sinais" acerca dos padrões que repetimos e que causam sofrimentos. Lembramos da frase mais pronunciada por psicólogos e Terapeutas: "fique no coração... faça o que o seu coração pede!" E, questionamos: quando faço isso, sou mal interpretado.

Porém, sabemos também que se não agirmos a nosso favor, enfrentaremos mais dissabores. Isso causa muita polêmica e discussão, porque muitos entendem "fazer o que o coração pede" como "egoísmo" e outros aproveitam a chance agindo de forma insincera, usando essa colocação em proveito próprio. A história do sutra chamada: A insensatez e a estupidez dos tolos, conta:

Havia, certa vez, um homem que se irritava com facilidade. Um dia, dois outros homens estavam conversando a respeito do homem irritadiço, em frente à casa onde ele vivia. Um dizia ao outro: "Ele é um belo homem, mas é impaciente demais; tem um temperamento explosivo e se zanga rapidamente". O homem irritadiço, ouvindo a observação, irrompeu da casa e atacou os dois amigos, batendo, chutando e magoando-os.

"Este fato nos ensina que quando um sábio é advertido sobre seus erros, refletirá sobre isso e melhorará sua conduta. Quando, entretanto, um insensato tem sua má conduta apontada, não somente desprezará o aviso, como também continuará a repetir o mesmo erro".

Usar o caminho do discernimento é a chave. É preciso "aprender a ouvir os sinais", sermos observadores de nós mesmos. A sabedoria (a de alma, não o conhecimento) nos ajuda a desenvolver a humildade, atributo do 2º Raio dourado do Amor-Sabedoria. O Mestre Confúcio, Chohan do 2º Raio nos alerta para os cuidados que devemos ter na nossa vida em relação aos "ataques inimigos", como ele denomina as formas-pensamentos e as más companhias, que são desastrosos para a nossa vida espiritual, tirando-nos a faculdade de discernir e fomentando o orgulho.

A pessoa sensata, equilibrada e humilde reconhece com facilidade onde estão suas fragilidades e dificuldades, abrindo espaço para novas oportunidades, novas parcerias, e uma jornada com muito mais qualidade, material e espiritual. Essas qualidades eliminam definitivamente de nossas vidas o Efeito dominó, pois, para sairmos de padrões de sofrimento que se repetem na vida, precisamos antes reconhecê-los, enfrentá-los, para depois, ultrapassá-los.

Para reconhecer, precisamos ser humildes. Para enfrentar, necessitamos de coragem, e, para ultrapassar, temos que ter fé, equilíbrio e sermos sensatos, pois, as velhas tendências não somem de uma hora para outra, apenas porque as reconhecemos e enfrentamos, pois, já viraram hábitos instalados. O termo insensatez significa falta de senso e desequilíbrio.

O insensato não consegue perceber o grau de sofrimento dele próprio, pois, mergulha na falta de humildade, na arrogância e no orgulho. Geralmente, são pessoas que tomam atitudes na vida "de acordo com as companhias que tem", pois, sem auto-estima precisam ser aceitos pelo seu grupo e jamais aceitam uma opinião contrária que lhes desaponte.

Podemos ter consciência de um comportamento e não conseguir ou mesmo não saber como modificá-lo, pois, já se tornou um hábito e eles causam situações desagradáveis, trazendo dor e sofrimento desnecessários. Hábitos instalados são geradores de formas-pensamentos que atraem sempre as mesmas situações e entramos num círculo vicioso que nos paralisa, entorpece, ilude, e impede a evolução. Nos deixa estagnados no velho.

Quanta dificuldade evitaríamos enfrentando as más situações, com humildade. Só essa virtude nos auxilia a desmoronar as barreiras do ego, para enfrentarmos o efeito dominó de uma maneira aberta e consciente. Existem 3 virtudes no homem que o impedem de alcançar essas dádivas: a ignorância, a imprudência e a insensatez.

Com a mudança planetária, é urgente entendermos que uma reforma íntima deve originar-se da transformação profunda do Ser Humano. Reeducação não é tarefa fácil, nem rápida, pois, necessita de exercício constante. A chama Dourada do Amor-Sabedoria pode nos auxiliar muito através da virtude do discernimento a reconhecer, enfrentar e ultrapassar todos os padrões repetitivos que trazemos. Quando sofremos, ficamos mais próximos de nossa alma. O sofrimento significa que algo está errado, pedindo para ser encarado e transmutado.

Olhe para isso como oportunidade de entrar em contato com sua alma, conhecê-la profundamente, elevar sua consciência e alcançar a paz.

VERA GODOY
 

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 163


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa