Menu
Somos Todos UM - Home

Encarando a si mesmo, a partir da sua vida.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Aline Elisângela Schulz

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 10/26/2014 8:32:10 AM


Convido você a ficar cara a cara com a sua vida. Olhar com carinho e detalhadamente para ela... Ver nela quais são os caminhos que você tem escolhido trilhar em sua vida até agora, mas principalmente, descobrir por que motivo você vive realmente.

Você já parou para pensar quais são os motivos que te trouxeram à vida? Os motivos que nos trazem à Terra serão os mesmos que escolhemos para nortear a nossa vida cotidiana?  Será que nascemos para trabalhar ou para somente desfrutar? Nascemos  para a família, os amigos, o cônjuge, os filhos ou para nós? Será que a vida se resume a ir do trabalho para casa e vice versa? Será que nascemos para ter ou para ser? Será que você tem metas, objetivos para a sua vida? Será que vivemos para comer ou comemos para viver? Será que em nosso dia a dia somos apenas a consequência de tudo ou somos a causa do crescimento? Você vive ou, sobrevive apenas, passando um dia após o outro vivendo da mesma maneira?

Quando nascemos, raramente nos situam quanto ao nosso papel aqui na Terra. Facilmente nos envolvemos pelas questões materiais, buscando a felicidade, e muitas vezes, a qualquer preço. Seja felicidade o que for para você: uma casa própria, uma casa na praia, o carro do ano, uma casamento bem sucedido, um trabalho rentável, uma polpuda conta no banco...

Poucas vezes felicidade está associada a viver com simplicidade, atento aos nossos sentimentos que surgem de situações diárias, buscando neles os objetivos de ter nascido. Muito menos, refletimos do porque estarmos entre essas pessoas, nessa chamada família. Por que motivo, levamos a nossa vida dessa forma? Nossas escolhas estão vinculadas a como enxergamos o mundo. Decidimos ver de uma forma e isso faz com que não enxerguemos mais nada. Afinal, nosso foco determina tudo o que acontece ao nosso redor, isso porque nos transformamos em um imã de onde nos detemos a olhar mais minuciosamente. Se vejo problemas atrairei o mesmo para perto de mim...

Voltemos a pergunta inicial: por que você vive? O motivo do seu viver é importante? Onde está alicerçada a sua existência? Quais as crenças que movem o seu dia a dia? Quais as regras que você criou por conta do que você acredita e que são determinantes para a forma de você se relacionar consigo mesmo e os outros. Qual filosofia de vida norteia as suas atitudes?

Toda nossa existência é pautada pelos altos e baixos, sem nenhuma exceção à regra, pois o fato de necessitarmos nascer nos habilita a grande experiência da vida. Viver, conviver com nossas decisões, ora mais acertadas, ora nem tanto. O resultado das escolhas: o aprendizado com nossos equívocos.

É muito interessante que comecemos desde já a observar o quanto o nosso estado de espírito determina exatamente como as situações se sucedem em nosso cotidiano. Diariamente usamos o nosso livre arbítrio em pequenas tomadas de atitudes que desencadeiam uma torrente de outras, como efeito dominó, no qual podemos optar para qual lado ir. Em nossas mãos está a ação, o amor incondicional e a sabedoria, ocultadas por camadas de inferioridades que dificultam a sua manifestação efetiva em nosso dia a dia. O primeiro passo seria assumir que transferimos a responsabilidade para terceiros, os rotulando de vilões, acabando por fugir, desviar do real motivo de tudo estar acontecendo dessa forma, ou seja, nós mesmos.

Como um ímã que somos, cocriamos nossa realidade a medida que pensamos, sentimos, agimos em determinadas direções e nãos necessariamente no mesmo sentido. Muitas vezes nosso foco se volta para pontos diferentes, onde nem sempre há unanimidade  em nosso raciocínio perante nossas emoções e vice versa, tudo isso desemboca na prática do nossos momentos experienciados que nos ensinam mais e mais o quanto somos relaxados, desonestos e fúteis quanto ao nosso real propósito de estarmos vivos: evolução. Entretanto, evoluir significa melhorar, crescer e para isso a reforma em nosso íntimo se faz necessária, sem ela não há como seguir em frente sem atrair situações que nos ensinem pela dor.

O ponto chave é estarmos bem, em paz, em harmonia conosco e com os demais. Porém, não há como alcançar esse equilíbrio enquanto vivermos a vida dos outros, estarmos sempre nos preocupando com o que irão falar, sentirmo-nos tristes, desesperançosos, optarmos em nos manter em nossa zona de conforto, passivos, acomodados diante dos acontecimentos, nos deixando levar sem agir ou agir sem refletir, amar sem ponderar, conhecer sem filtrar... Entre tantas outras. 

Sendo nosso objetivo evoluir, precisamos aprender a lidar com a nossa realidade de vida, permeada de altos e baixos que estão relacionados aos nossos ensinamentos. Quanto maior o aprendizado, maior a chance de ele surgir em situações de embate, de confusão, de dúvidas, de dívidas, de frustração para aflorar aquilo que devemos curar.  Nossos desafios são diferentes dos outros, portanto, nossa reação também, diante disso a vida propõe um conjunto de situações que nos chamem para evoluirmos como crises, sofrimento, tristeza, raiva, impaciência, traições, acidentes, perda de emprego, mortes, entre outros, para que cada uma dessas e outras circunstâncias revelem o que nós temos dentro de nós a partir da maneira que iremos reagir a cada uma delas.  

A intensidade, a força e a maneira  que os acontecimentos surgem em nosso cotidiano nos fornecem indícios importantes sobre onde nos encontramos em nossa escalada rumo a evolução. Se buscamos ser uma pessoa melhor, a cada dia, prestando atenção a forma como reagimos diante dos fatos da vida, manifestando a vontade e persistência em ser cada vez  mais paciente, mais humilde, mais coerente na forma de agir com o que é dito e pensado, aproveitando oportunidades em cursos e palestras, estamos mandando sinais para o universo com o código: EU DECIDO APRENDER PELO AMOR, ME MANDE SITUAÇÕES NESSA LINHA DE RACIOCÍCINIO TAMBÉM!

A vida é um agrupamento de eventos que nos desafiam constantemente (DEPRESSÃO por exemplo) a ver o que há por trás da sua fachada. É esperado de nós que tomemos uma atitude com relação ao que não nos deixa sermos felizes (esses são prováveis motivos de termos nascidos). Tudo o que acontece ao nosso redor tem um propósito que é camuflado nas pessoas, em situações, em sentimentos e em pensamentos.

Como somos diferentes, nossos caminhos não são iguais e eles refletem nossas escolhas que surgem do nosso limitado livre arbítrio. Por causa disso, é importante entender que não existem caminhos errados, porque não há como irmos contra uma das leis mais importante da natureza de nosso universo que é a lei da evolução constante. Não há como recusar ou refrear as mudanças que a vida nos propõe. Estas transformações, mais cedo ou mais tarde acontecerão, sejam elas pela dor ou pelo amor,o certo é que nós iremos evoluir. Muitos pensam que o nosso caminho espiritual é o único, porém, o caminho da espiritualidade, da sua evolução espiritual é o caminho de todos os homens. Não sabem que cada um segue por um atalho diferente, mas todos nos conduzem a um mesmo ponto: ao crescimento tal que não é mais preciso nascer novamente.

É interessante perceber, que as trevas (problemas, medos, sofrimento, dor...) também conduzem à Luz (ao bem estar, a superação, a paz...).  O destino é um só. Se nascemos, por exemplo, para nos "limparmos" de raiva, de ódio e de agressividade, certamente iremos atrair e passar por situações e experiências deste tipo (e que todos passam a sua maneira), mas às quais reagiremos com estes sentimentos. Todos nós passamos por situações conflitantes, negativas, mas reagimos do nosso jeito, porque nossas características são congênitas, trouxemos junto ao nascer. Por isso, evoluir consiste em melhorar nossas características inferiores congênitas, pois a nossa personalidade é congênita, já nasce conosco e é, basicamente, a mesma da vida anterior. E é o que teremos que trabalhar em nós, e se o conseguirmos, isso resultará em nossa autoevolução. Por isso, vamos indo, vida após vida, até que nos purifiquemos, até que eliminemos as nossas inferioridades, até que estejamos aptos a prosseguir nossa evolução em outro plano, que não o da terra, que é onde estamos hoje.

Não devemos culpar nada e ninguém, pelo contrário, devemos agradecer a qualquer pessoa ou situação que nos possibilite perceber que ainda não estamos curados, que ainda não somos perfeitos, pois somente assim, é possível ver o que precisa ser mudado, para então nós conseguirmos evoluir. E, lembre-se, o problema não é cair na estrada da vida é decidir ficar caído, porque quando decidimos seguir em frente em nosso caminho, sempre recebemos auxílio e das fontes mais inesperadas...

É chegada a hora de encarar a verdade de frente e compreender que não estamos a passeio nessa existência. Temos, e muito, tema de casa a ser feito. Evoluir, crescer, se melhorar, ser feliz, viver em paz consigo mesmo e com o seu próximo demanda trabalho e ele é diário. Aplicar tudo o que aprendemos em nosso cotidiano de maneira a torná-lo melhor é uma meta que deveria estar em pauta na vida de todos nós.

Decidir a cada instante aprender pelo amor, facilita muito estar em comunhão com o que a vida espera de nós. Nem sempre conseguimos sozinhos. Nem sempre nossas crenças nos permitem enxergar além do local de onde nascemos. Nem sempre nossas emoções nos motivam a seguir em frente... Nesses casos,  a nossa vida para, não segue mais em frente e quando isso acontece, o universo nos olha e observa nossas atitudes, se irermos mudar nossa postura diante da vida por nós mesmos: procurar ajuda, ir atrás de cursos, de vivências, de palestras que o ajude a despertar para o próximo passo a ser dado na sua evolução pessoal.

Trago algumas frases sobre evolução de diversos Mestres e autores  para nos inspirar a refletir e seguir em frente, escolhendo aprender pelo amor e não pela dor, que nada mais é do que a intervenção divina se apresentando a nós quando não decidimos melhorar nossas inferioridades por nós mesmos...

“O caminho da luz, que é o caminho da evolução, é responsável pela felicidade. Entretanto, para isso, cada um deve enfrentar e assumir sua própria escuridão. Eu passei por isso, Jesus passou, Gautama passou, muitos outros passaram e você passará, cedo ou tarde, cabe a você buscar e acelerar esse maravilhoso processo”.  Mestre Hilarion

 

“O caçador busca a caça, a criança busca a mãe e o buscador da luz busca seus próprios defeitos e falhas em si mesmo”.  Paulo Veneziano, Maha Chohan

 

“A Adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas”. Horácio

 

“Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda”. Carl Gustav Jung

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei.” Allan Kardec

 

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode agora começar a fazer um novo fim.” Chico Xavier

 

“A tarefa da purificação, almejada po nosso Eu Superior, que olha as coisas de cima, é infinitamente mais importante do que os míopes raciocínios de nosso Eu encarnado, que olha de baixo.” Mauro Kwitko

 

“Muitos indivíduos já percebem que, mesmo com densas vibrações psíquicas nas camadas materiais do planeta, há uma grande oportunidade para os que sincera e devotadamente se dedicam à busca da luz. Além disso, o contato com a Hierarquia é facilitado quando a chama interior do ser passa a brilhar mais intensamente, tonando-se capaz de iluminar não apenas o seu próprio caminho, mas também o de seus semelhantes.” Trigueirinho

 

“A busca pela espiritualidade vai ajudá-lo a evoluir, purificar as suas inferioridades e crescer como indivíduo. Mas como conseguir essa reforma íntima, se você não consegue parar e encontrar um tempo para olhar para dentro de si?” Bruno J. Gimenes

Por fim... Você merece ser feliz sabia? Quando a nossa vida no mostra que não gostamos de nós mesmos isso é um sinal! Esse sinal é uma grande oportunidade criada pelos seres de luz, por nós mesmos para mostrar o que nós viemos curar nessa vida atual. Se você percebe que um dos seus aprendizados nessa vida é aumentar a sua auto estima, saiba que esse material e para você! Clique aqui.

Ah! Você sabia que segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a depressão no início do Século XXI era a 2º causa de afastamento do trabalho e em 2020, será a principal causa de incapacitação para o trabalho? Que 01 em cada 05 pessoas terão depressão? A OMS está chamando da doença do século. Você quer mudar isso na sua vida? Quer saber como acabar coma depressão e o vazio da alma? Esse Mini Treinamento é para você! Assista agora...

Forte abraço.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Aline Elisângela Schulz   
Profª Luz da Serra, Terapeuta Holística (Formadora de novos Terapeutas Holísticos), Ministrante do Curso Psicoterapia Reencarnacionista (Regressão Terapêutica), atua com Astrologia em atendimentos individuais e Curso de Formação Livre, canalizadora do INÉDITO Curso EaD (breve livro) Acordos Espirituais, Mestre: Reiki, Karuna Reiki MT e Seichim.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa