Espiritualidade - experiência espiritual da conciliação
Atualizado dia 3/5/2017 12:51:30 PM em Espiritualidadepor Marcos F C Porto
Vamos então refletir sobre o tema?
Paz é o estado de Espírito! Chegamos lá através do esforço de nossa vontade em pedir ao Ser Maior Criador Deus para nos orientar e ajudar a encontrar paz em nossos corações. Paz não é unidade na semelhança, mas sim conciliação nas diferenças.
Como seres humanos espirituais integrados de Corpo-Mente-Alma o processo da experiência espiritual da conciliação é incorporado na nossa atitude, para efetuarmos autotransformação em nós mesmos. Chegarmos à paz interior é estabelecermos condições para a Alma ser livre de sentimentos enganosos.
Encontrarmos esse estado de ser para o eu Alma é a missão da nossa jornada de vida. A recompensa por esse nosso trabalho é sermos seres humanos de espíritos amorosos e comprometidos com os valores elevados. Fazemos isso também para garantir que as gerações vindouras não tenham que viver com nosso pesar emocional e espiritual. Faz sentido?
A definição comum de conciliação é o restabelecimento das nossas relações de amizade, tornando nossa visão ou forma de pensar compatíveis com a do outro e com a Verdade Divina. Dessa definição observamos que as palavras restabelecimento e compatibilidade fazem parte da conciliação.
No entanto, a essência da conciliação é a proposição de impedirmos a nós mesmos a desventura de vivermos distantes dos nossos dons espirituais. Sendo assim conciliação é o processo de restaurarmos o relacionamento que seja benigno e pessoalmente compatível com o outro e com o Divino no sentido espiritual.
O Ser Maior Criador Deus valoriza a conciliação das relações, o que por esta razão, deverá ser de alta prioridade e realizada em atitude de humildade, amor e perdão. Poderemos ter diferentes nacionalidades, idiomas ou cores de pele, mas nós todos somos seres humanos espirituais partes do mesmo TODO.
Todos nós sabemos bem que somos seres únicos. A grande lição da unidade está por trás de tudo. Unidade espiritual de consciência baseia-se na nossa percepção direta da realidade sublime última. Os caminhos poderão ser diferentes, mas a unidade permanece a mesma.
Unidade na diversidade é o plano do Universo! Motivação na experiência espiritual da conciliação deverá ser causa e razão do nosso amor.
Mahatma Ghandi (1869-1948) proeminente líder espiritual pacifista hindu na independência da Índia no diz: “Enquanto tudo ao meu redor está sempre mudando, ou morrendo, há um poder vivo de conciliação subjacente a tudo que muda, que é imutável, e mantém tudo junto, e que cria, dissolve e recria. Esse poder ou espírito transformador é Deus... E esse poder é benevolente. Pois posso ver que no meio da morte, a vida persiste, no meio da mentira a verdade prevalece, no meio das trevas a luz persevera. Daí eu perceber que Deus é Vida, Verdade, Luz. Ele é Amor. Ele é o Bem Supremo! ”.
Autotransformação de conflitos interiores é um processo espiritual que nos traz transmutações interiores tanto relacionais como espirituais. Os aspectos espirituais da nossa autotransformação se desenvolverão ao longo dos nossos ciclos de crescimento pessoal e espiritual. O primeiro aspecto envolve o trabalho interior para superarmos o medo e a falta de confiança. Isso significando o envolvimento em sentimentos amorosos e de compreensão na importância das nossas relações. Comprometimento e confiança são necessários para prosseguirmos na conciliação. A restauração da nossa confiança começará então a se tornar exequível. Está claro?
Abrindo-nos, flexibilizando nossas defesas compartilhando dúvidas poderemos intuir respostas recíprocas no plano pessoal e espiritual. Ouvir é parte muito importante do processo, pois auxilia o processo de autotransformação. Sermos ouvidos traz sentimento de validade nas nossas próprias individualidades, iniciando nosso movimento em direção ao reconhecimento mútuo. Empatia em relação ao outro muitas vezes não é tarefa fácil, pois julgamentos são imediatistas, no entanto nos ajuda a estabelecer o verdadeiro diálogo.
Enquanto nossos relacionamentos saudáveis movem-se naturalmente ao longo do caminho da autotransformação, a intervenção espiritual Divina poderá nos ajudar a estabelecer esse processo.
Somos todos um e é nosso trabalho, e grande desafio identificarmos as vozes da divisão, buscando o bálsamo da conciliação. Correto?
A prática da paz e conciliação é uma das mais vitais ações humanas. Quando a vida nos revela o anseio de enxergar e sentir o Sagrado na vida cotidiana, algo mágico acontece - nossa vida comum se torna extraordinária, e o próprio processo da vida nutre a Alma.
O Ser Maior Criador Deus é o Poder Criador no Universo, que se manifesta como Energia, Vida, Ordem, Beleza, Pensamento, Consciência, Amor! A grande corrente de necessidade com a qual estamos ligados tem significado Divino, e nada acontece que não tenha sentido na conciliação do desígnio sublime do eu Alma.
Voltaremos ao assunto.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |