Espiritualidade - o hábito do Advento



Autor Marcos F C Porto
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 14/12/2008 21:09:35
Ao aprofundarmos nossos conhecimentos em determinadas datas de celebrações espirituais, aprendemos muito como elas são importantes para compreensão do nosso conteúdo espiritual como filhas e filhos de Deus.
“O Advento é o início para nós todos e não somente para Cristo”, como nos disse Thomas Merton (1915-1968), monge Trapista, poeta, escritor e ativista social. Este é o período em que toda a comunidade Cristã, em suas sub-divisões, colocam-se disponíveis na preparação espiritual para o nascimento do Cristo na celebração do Natal.
O Natal para algumas pessoas tornou-se hoje em dia uma comemoração não religiosa, e muito menos espiritual.
No entanto o acontecimento do Advento, permanece muito presente entre nós, tanto com seu jubiloso significado de alegria, como também o regaste da tradição de nossos costumes ancestrais do início dos séculos.
As famílias Cristãs naquela época reuniam-se em momentos de reflexão, cantos e orações, com velas acesas, e ornamentos de flores naturais na cabeça. As crianças se habituavam a contar os dias durante o Advento para a chegada do Natal.
Qual é para nosso entendimento, o principal significado do Advento?
Vamos lá refletir sobre o tema?
O Advento é a primeira divisão do ano litúrgico Cristão, período das quatro semanas antes do Natal para a preparação espiritual do nascimento do Cristo.
O Advento é também tempo de peregrinação, ou seja, o período de viagem espiritual.
É a forma como responderemos ao que Johann Wolfgang Goethe, (1742-1832) poeta, pensador alemão, chamou de “desejo sagrado do Advento”. Durante o Advento iremos deixar nosso local de nascimento e viajaremos para o local de outro nascimento.
O Advento é o convite para nascermos em espírito outra vez, sendo uma das interpretações do que seja o espírito mágico do Natal’!
Há grande virtude em nós, ao praticarmos a paciência em pequenas coisas, nos preparando para quando formos solicitados em grandes desafios. A disciplina do Advento é uma das que nos ensina a fazer bem as pequenas coisas, a amar o particular ao invés do geral. Este hábito adquirido com pequenas coisas, gera a criatividade, o sentido de paz e bem-estar, a generosidade de espírito enraizada na satisfação de fazer o bem de forma anônima e indiscriminada. Faz sentido?
Este comportamento gera em nós esperança!
Diante da pergunta se existem outras formas geradoras de esperança, a resposta será afirmativa.
No entanto nós que estamos dispostos, em prosseguir na nossa jornada de crescimento pessoal e espiritual e elevação dos nossos níveis de consciência, estaremos mais expostos à dúvidas e inseguranças. Nestas ocasiões nos sentimos desencorajados, e muitas vezes reagimos com sentimentos de revolta, expressando braveza e raiva diante da injustiça.
Assim algumas vezes criamos conosco sentimentos de perda e desesperança em nossas vidas, quando sentimos que estamos envolvidos em batalhas perdedoras, não é verdade?
Nestas ocasiões é compulsório exercitarmos nossas qualidades inatas de Alma, dando resposta positiva de esperança em tais ocorrências. Correto?
O sentimento de esperança gera em nós alegria – por exemplo: outro dia no ônibus, observei uma jovem já em adiantado estado de gravidez, se movimentando pela catraca, quando o motorista abruptamente brecou, desequilibrando a moça, que veio em minha direção tentando se equilibrar. Saltei do banco e fui em direção à ela para apoiá-la, e pude segurá-la, no momento exato em que estava caindo. Ela riu muito e eu também ri. Perguntei: “Tudo bem?” Ela sorrindo respondeu: “Tudo ótimo! Estou no sétimo mês de muita alegria, levando este peraltinha comigo!” Rimos outra vez os dois, e pude sentir na sua alegria, a leveza de sentimento com que ela conduz a gravidez, e como isto pode ser interpretado como sendo a esperança de uma realização futura feliz.
Claro que ter alegria, não é o mesmo do que ter esperança, mas ambos sentimentos estão relacionados. Está claro?
Nós acendemos as velas do Advento, as quais são quatro azuis (uma para cada domingo – esperança, paz, amor e alegria) e uma branca (a ser acesa no Dia do Natal como gratidão à Jesus bebê) e estaremos refletindo, orando, cantando e ornamentando nossas cabeças com flores perfumadas, para simbolicamente lembrarmos que as coisas não são como elas parecem ser, e que a esperança soa muito mais forte para nós nesta época do Advento, reforçando nosso sentimento de confiança.
Os seguidores do Caminho proposto e iniciado por Mestre Jesus, a partir do primeiro século entrelaçavam unidos, os ornamentos com flores, na cabeça, orações, cantos com velas acesas como reverencia à criação da Vida.
A época do Advento também nos entrelaça, como que nos costurando todos juntos com um cordão dourado, na expectativa de comemorarmos o nascimento do Cristo em exaltação à Vida.
O Advento é a época mágica, de nos deixar entrelaçar no cordão dourado, tendo a certeza de que não estaremos isolados.
Caso um de nós sinta-se separado, não há o que se preocupar, porque Mestre Jesus estenderá o cordão dourado até cada um de nós.
Voltaremos ao assunto.










Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |