Espiritualidade - o poder da afirmação.




Autor Marcos F C Porto
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 27/03/2011 11:44:14
Afirmação é dizer ou pensar com confiança e determinação, para tornar-se realidade.
Nossos sentimentos geram pensamentos, e aqueles os quais acreditamos são transformados em ações. Quando são negativos corrigimos de imediato: “Não quero isto em minha vida!”, ou “Esta atividade não me satisfaz mais!” Quando quisermos mudar ou manifestar algum aspecto em nossa vida, devemos claramente dizer o que queremos.
Afirmando com determinação, temos o poder interior de definir que aconteça ou que se modifique.
Como será o ‘porque’ e o ‘como’ deste processo de autodeterminação, que resulta em poder de tornar o pensamento em realidade?
Vamos então refletir sobre o tema?
Afirmação é uma ação, ou seja, uma habilidosa forma de transmutação de nossas energias interiores, que começa com a eliminação de declarações negativas sobre nós mesmos ou para com outras pessoas.
A declaração negativa congela tempo e espaço, não deixando oportunidade para a harmonização. Faz sentido?
Exemplo: A blasfêmia tem alto poder de negatividade tanto para conosco e como para com a outra pessoa. O ator americano Richard Gere, quando perguntado em entrevista qual era seu palavrão predileto, respondeu que não pronunciava blasfêmias.
Vale à pena refletir um pouco sobre este aspecto, e até buscar o significado da palavra blasfêmia: “ultraje dirigido contra si próprio, outra pessoa ou coisa respeitável”; ou seja, injuriar a si, a alguém ou a alguma coisa. Isto esclarece, que cada vez que nos expressarmos com blasfêmia estaremos negativamente nos prejudicando ou desejando prejuízo à outra pessoa.
Então para mudar, primeiro devemos ajustar nossos pensamentos.
Nosso ato de afirmar deverá ser definitivo em absoluto, envolvendo a vontade determinada de realizar nossa vida, ou uma ocorrência em particular sobre perspectivas diferentes para melhor.
Diante desta nova experiência, de começo podemos acreditar não ser verdadeira. Mas também é bom dizer que, se já fosse verdade, não precisaria ser afirmação. Está claro?
Exemplo: Vamos pensar o que acontece no processo de plantarmos no vaso sementes de violetas: primeiro as sementes germinarão; depois formará raízes; então aparecerá a primeira muda acima da terra; levará algum tempo para esta muda tornar-se planta; então depois de algum tempo as primeiras flores irão surgir, nos transmitindo toda a linda imagem de sua singela beleza.
De idêntica forma será com a afirmação. Paciência e tolerância conosco mesmo.
Dúvidas poderão surgir, se a afirmação está sendo feita de forma correta, o que será normal, ou se esta expressão de vontade representa o bem para ambos com as pessoas envolvidas e também para cada um de nós.
Nossa mente mantém registrados os pensamentos, qual fosse um grande arquivo. Todos os pensamentos, palavras e experiências ficam arquivados em mensagens.
Podemos até imaginar que este arquivo todo possui um grupo de mensageiros, os quais classificam estas mensagens, arquivando-as nas respectivas pastas por assuntos. Tudo isto forma o ser integral de nós mesmos.
Sendo assim em períodos anteriores mais inseguros de nossas vidas, emitimos mensagens do tipo: “Não sou bom o suficiente!”, ou “Não me sinto capaz para esta tarefa!”.
No desenvolvimento de nossas vidas, adquirindo maior confiança, e querendo mudar de atitude, alteramos estas mensagens para: “Sou competente e consigo tudo!” Os mensageiros de nossos arquivos irão assustar, perguntando: “De onde surgiu isto?”; “Em qual pasta arquivar?”. Não haverá pasta de classificação nesta mudança de atitude. Correto?
Então nossa mudança de atitude será como a semente da violeta: será cultivada, para que com o tempo possa florescer.
Procedendo desta forma, respeitando o tempo de geração da mudança para atitude positiva de afirmação, criamos uma nova realidade para nós mesmos.
Nossos pensamentos e conversas com nosso interior e também com outras pessoas irão servir de inspiração e referencial para que novos arquivos sejam criados, e para que nossos mensageiros nos ajudem a definir os caminhos de transmutação para a atitude de afirmação.
Para tornar-se cristalina, ou seja, límpida e pura, a afirmação deve incluir em primeiro lugar o reconhecimento e o agradecimento por ter recebido a vida humana, e a habilidade de poder aproveitá-la tanto criativa como produtivamente nas ações praticadas.
Então no santuário da mente iremos acessar a habilidade para a ação a ser considerada nos objetivos para os próximos dias, meses, anos, ou mesmo por toda a vida, para que se atualize e complete a tarefa ou missão – seja em benefício próprio, família, trabalho, grupo de amigos, no bairro, na cidade, no país, no planeta, nesta e em futuras gerações.
Afirmar é manifestar o ideal através da sagrada prática dos dons divinos, tornando real a visão de paz para nós, para as outras pessoas e para o planeta Terra.
É acreditar em acontecer e fazer!
Criamos estabilidade em nossas mentes através da gratidão, oração e meditação.
Esta é a conscientização da nossa energia real, realizando objetivos visualizados através da nossa intuição.
Assim estaremos assumindo em nossas vidas, a clara intenção de manifestar nossos dons divinos na afirmação, revelando todo nosso potencial criativo e produtivo, estabelecendo harmonia e equilíbrio em todos os relacionamentos, conosco mesmos, com as outras pessoas e com o Ser Maior Criador Deus.
Voltaremos ao assunto.
Serviço de atendimento on-line através deste mesmo site: link
Acessando o site, clicar em ’Serviços’ e ‘Atendimento on-line’ e clicar em ‘ON LINE’, que estarei recebendo sua solicitação. Caso esteja ‘OFF LINE’ poderá clicar e enviar mensagem, que será respondida assim que possível.









Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |