Espiritualidade às avessas - uma fábula
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Alex Possato
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 11/02/2009 18:18:37
Imagine que, um dia, você está passando por debaixo de um desses transformadores gigantescos da companhia elétrica, desses que emitem um zuuuummmm e parecem estar querendo explodir a qualquer momento, e... você recebe uma tremenda de uma descarga nos miolos.
Daí, você se levanta, recolhe os bobs espalhados no chão e sai caminhando como nada tivesse acontecido. Mas peraí! Você olha para os seus pensamentos e não se reconhece mais. Algo mudou, e mudou drasticamente. Você percebe que não tem mais medo.
Sem medo, você anda, sem medo você vive, sem medo você trabalha. Imagine só: agora, você tem a coragem de falar com quem quiser, ir atrás de qualquer trabalho, e como não tem um pinguinho de medo, não duvida em falar que você pode fazer qualquer coisa. Sua palavra convence, afinal, todos vêem segurança em você. E como convence, você ganha muito dinheiro.
Sem medo você passa na porta da sua igreja e não quer entrar mais. Não há temor do que vai ocorrer do outro lado da vida. Se morrer agora, não há problema. E também não sente mais necessidade de fazer caridade, já que não tem medo de reencarnar como um gafanhoto, ou numa vida desgraçada. Que engraçado, não é: você fazia tantas coisas somente porque tinha medo do amanhã. E medo de não ser aceito pelos outros.
Não há mais jeito: um cara sem medo não é aceito por ninguém mesmo. Afinal, todo mundo tem medo, e por isso são passivos, mostram-se externamente sociáveis, e quando estão nas quatro paredes de casa, descem o porrete no cachorro e no papagaio, falam doce para os outros e destilam fel para si mesmo. Você se lembra, não é? Você faz a sua vida, e se os outros se ofendem, é porque agora você não está mais mascarado para a sociedade. Agora você desce o porrete no cachorro e não tem medo de esconder o seu jeito. Agora você não tem medo de mostrar sua barriga rechonchuda e nem medo de falar errado em frente aos outros. Não há medo em falhar na cama ou em ser reprovado no teste. E o medo de ficar sem dinheiro, então? Acabou, porque você agora não tem medo de cobrar o quanto vale um profissional que não tem medo. E os outros pagam, porque respeitam alguém que não tem medo.
Mas como toda boa fábula, chega-se a uma encruzilhada e o exu aparece. E misinfio, que não tem medo de nada, encara o chifrudo numa boa. Que lhe pergunta:
- Então, cumpadi. Ta tudo muito bom, bom. Ta tudo muito bem, bem. Mas realmente, realmente... você tem que optar.
- Cara, a eleição é só daqui há dois anos.
- Ta tirando uma de mim, o meu? O papo é o seguinte: acabou a história. Vou te devolver esta caixinha, que ela lhe pertence.
- Que caixinha?
- Esta aqui.
E mostra uma caixinha, com o logotipo da rede globo em cima.
- É o seu medo. Sacou?
- Saquei. Fica com ele.
- Veja bem, cumpadi. Eu devolvo ele, e você poderá novamente ser caridoso, pensar em orar bastante, em evoluir, fazer cara de coitado, ser devoto de quem quiser, falar que acredita em deus, sem nem saber o que é isso, acender vela até pra mim, mostrar pra todo mundo que você é gente fina... você até será aceito novamente pelas pessoas. Agora, eles te acham um arrogante, cara!
- Pois é... Sabe, este papo de Deus... agora que eu faço tudo o que antes não tinha coragem, sinto-me tão forte que não preciso pensar em Deus. Nem no diabo.
- Vamo pará de embromar, o cara. Você vai voltar com seu medo, com sua espiritualidade, com seu deus e vai voltar a ser o cara que sempre foi. Um cordeiro de deus, que tira o pecado do mundo. Toma aqui, que o santo é seu.
Fim da fábula.
Lembro-me de uma frase da sabedoria dos indianos que dizia algo assim: a relação entre eu e a flor é a imagem que crio da flor. Quando não há mais imagem, eu e a flor fundimo-nos numa só coisa.
Da mesma forma, entre você e deus existe uma imagem que você cria dele.
Quer comentar este texto? Clique aqui!
Trabalhe seus medos e atinja suas metas com a constelação sistêmica, uma técnica rápida e eficaz de você acessar sua inteligência emocional e a intuição. Clique aqui e saiba mais.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |