Espiritualidade e a energia da compreensão
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Marcos F C Porto
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 11/10/2009 13:57:35
Todos sabem a importância tanto da informação e como do fato de estarmos bem informados. Sempre mantemos em mente mais idéias e noções sobre nossas vidas do que estamos em condições de colocarmos em prática, ou de até de compreendê-las por completo.
De fato, provavelmente em algumas circunstâncias já estamos previamente comprometidos, em manter na memória muitas das experiências, que ainda iremos aprender nas próximas décadas.
A experiência tem revelado que o segredo verdadeiro do aprendizado e do crescimento, não é tanto reunir informações, mas muito mais atingir um estágio onde conseguimos vivenciar na prática as informações que reunimos.
Até então nossas mentes se esforçam mais e mais em buscar soluções para as nossas dificuldades, mas pouco progredimos em compreensão. Desta forma podemos dizer que o aprendizado intelectual, por si só conta pouco no nosso crescimento pessoal e espiritual.
O que é então o significado da verdadeira compreensão do conhecimento?
Vamos lá refletir sobre o tema?
Para definirmos compreensão, distinguindo do plano comum de entendimento intelectual, vamos ousar para outros níveis além da lógica e do racionalismo. O termo gnose tem significado mais amplo: é a soma do conhecimento com sabedoria, ou seja, não somente do conhecimento racional, e muito menos ainda no acúmulo de informação.
Gnose significa conhecimento imediato da verdade espiritual, tal conhecimento professado nas tradições ancestrais e sustentado na espiritualidade. Gnose é a nossa compreensão dos valores e conceitos que excedem nosso entendimento intelectual, incluindo a realização e apreciação da relevância da vida com o propósito espiritual. Faz sentido?
Kurt Rudolph, escritor alemão contemporâneo, especialista de renome neste assunto no seu livro “Gnosis”, nos diz: “Gnose traz a idéia da presença da centelha divina no ser humano. . . o qual tendo origem no mundo divino, veio ao mundo do destino, nascimento e morte e que necessita ser despertado através do seu interior divino, no sentido de ser finalmente restaurado”.
A diferença entre entendimento intelectual e gnose está na introspecção, ou seja, no exame que fazemos dos próprios pensamentos e sentimentos. Como?
Nosso conhecimento comum nem sempre afeta a forma como vivemos - gnose sim!
Quase sempre poderemos ter o entendimento intelectual e até concordar com certos conceitos, mas no entanto ficamos distantes de integrá-los em nossas vidas. Algumas posturas de mudanças poderão ocorrer, mas limitadas ao superficial do nosso comportamento. Correto?
Gnose entendida como sendo a compreensão do conhecimento real, é integrada e vivenciada no sentido da sua relevância. Desta forma quando refletimos temas gnósticos, nós não só compreendemos os significados, como fazemos as atualizações necessárias, pondo-os em prática em nossas vidas, o que caracteriza a vivência.
De onde advém o aumento de conhecimento na gnose?
Nosso aprendizado na vida é proporcional ao nível de nossa compreensão. Por exemplo: Ao nível do chão conseguimos ver até o limite do muro. Quando subimos ao andar alto, da janela do edifício conseguimos ver um horizonte maior. Mais ainda da janela do avião nosso campo de visão é muito mais amplo, não é verdade? Os olhos são o mesmos, mas dependendo da altura em que estamos, nossa visão alcança mais além.
OSHO (1931-1990) filósofo hindu nos esclarece melhor quando diz que: “a escada da consciência pode ser dividida em três partes; a parte mais baixa primeiro degrau é o instinto; o segundo degrau do meio é o intelecto; e o terceiro degrau o mais alto é a intuição”.
Aí talvez esteja a explicação do dito popular: “Dificuldades não se resolvem no seu próprio nível, mas no que está acima”. Nosso nível de consciência é o ponto de vantagem. Por esta razão quando elevamos nosso nível de consciência, não só as dificuldades parecem diferentes mas tudo o mais é modificado para melhor! Está claro?
Enquanto o conhecimento intelectual é aumentado através da repetição, do estudo, o crescimento da gnose por sua vez, requer atingirmos níveis mais elevados na nossa consciência de compreensão.
Tudo é energia. A diferença entre a cor e o som, entre o raio cósmico e a imagem de TV é questão de freqüência. Matéria é energia também, estando em outro estado. Aspecto interessante na energia – no mundo de opostos – alto, baixo; preto, branco; rápido, lento – não há oposto para energia. Isto porque não há nada sem ser energia, inclusive nós seres humanos espirituais, e tudo o que pensamos.
O ato de pensar envolve o trio, criar, consumir e converter energia. Esta é a energia da compreensão, que nos ajuda no nosso desenvolvimento humano e espiritual.
A energia da compreensão atingindo o nível superior da consciência, o que OSHO chama de super-consciente. Assim acrescenta: “Basta o toque e ocorre o banho de alegria, que continua. Vagarosamente a energia da compreensão continua e abre caminho para o centro da super-consciência. Você não precisa fazer nada: o seu trabalho terminou, quando parou de reprimir, e desimpediu o inconsciente. Então não há nada mais a fazer; a energia fará tudo o que precisa ser feito. E quando você chega ao centro, uma nova faculdade começa a funcionar dentro de você – a compreensão plena do significado da vida”.
Energia da compreensão é parte integrante da gnose. Está deliberadamente voltada para nós, escolhendo caminhos e criando em nós seres humanos espirituais a verdadeira consciência, para compartilharmos pensamentos e sentimentos de amor com conhecimento e sabedoria.
Voltaremos ao assunto.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |