Espiritualidade - experiência espiritual da esperança
Atualizado dia 04/04/2015 14:43:06 em Espiritualidadepor Marcos F C Porto
Vamos lá refletir sobre o tema?
Ser esperançoso é um estado natural de nós mesmos. Somos seres integrados de Corpo – Mente - Alma sempre buscando caminhos de redescobertas.
A experiência espiritual da esperança é o dom de trazermos o futuro para o presente. Este é o aprendizado de como podemos ajustar nossas situações nas perspectivas do aqui agora.
As sustentações básicas para praticarmos a experiência espiritual da esperança nos dizem que somos Divinamente amados, bondosos e autossuficientes. Iniciamos nosso aprendizado logo cedo nas nossas vivências de infância, as quais direcionam nosso comportamento através de toda a vida. São as pedras lapidares nas escolhas de vida! Faz sentido?
Nós, seres humanos, necessitamos amar e sermos amados. Reciprocidade no amor é nossa principal escolha na vida. Compartilhar amor sustentado na confiança é fundamental.
Aqui é onde a experiência espiritual da esperança repousa! Frequentemente, limitamos expressar confiança por nos sentirmos traídos em nossas expectativas no passado.
Experiência espiritual da esperança é a qualidade superior que nos eleva das situações de desalento.
De fato este aspecto requer que perdoemos mágoas e ofensas anteriores, e com a sabedoria adquirida no perdão, possamos desenvolver nossa percepção para que a confiança no presente seja sempre plena, distanciando-nos de situações de dúvidas ou de expectativas ilusórias, que voltem a nos trazer mágoas e ofensas.
Quando expressamos esperança no que ainda não obtivemos, antecipamos que algo de bom irá acontecer conosco, não é mesmo?
Confiança nos faz esperar ativamente; enquanto aguardamos, poderemos abrir nossos corações para a reciprocidade no amor, direcionando sempre nossos pensamentos, sentimentos e ações no sentido da bondade. Bondade envolve paciência, tolerância, amorosidade. Implica olharmos sempre além de nós mesmos, exercitando empatia. Significa expressarmos gratidão pelo que somos e temos no presente, despertando o melhor de nós mesmos no futuro.
Confiança em que o bem sempre prevalecerá! Está claro?
Espiritualmente somos conscientes dos nossos dons como Seres Divinos filhas, filhos herdeiros do Ser Maior Criador Deus; no entanto precisamos despertar esses dons.
Cada um de nós poderá identificar em si, o melhor que possui compartilhando com outros, evitando comparação do que somos com o que o outro é.
Aceitar que somos o suficiente para o aqui agora. A partir deste ponto expressarmos esperança em melhorar. Projetando este panorama em nós, sentiremos os seres integrados que somos Corpo – Mente – Alma em relação muito estreita com a esperança.
Postura no corpo físico é uma das formas de expressarmos essa atitude. Ombros encurvados para frente são expressões de desânimo e acabrunhamento. Quando expandimos nosso tórax, inspirando o ar na respiração, nossos pulmões se amplificam, renovando o oxigênio.
Ao repetirmos a respiração inspirando – expirando, uma, duas vezes, automaticamente relaxamos a tensão – e de graça! Quando os músculos do tórax estão contraídos, pouco oxigênio entra nos pulmões e muito pouco dióxido de carbono é expelido. Esta é uma atitude de desesperança, poucos sabem disso!
Na mente, os pensamentos são mensageiros poderosos. Nosso mental poderá manter imenso arquivo de palavras e frases que expressam esperança.
Pronunciando-as em voz alta, as tornamos mais e mais reais. Pensamentos positivos devem ser expressados no tempo presente do verbo porque é no aqui agora que manifestamos nossa experiência espiritual da esperança, para que aconteça no futuro. Por exemplo: “Estou confiante de que esta dificuldade irá se resolver o quanto antes!”
Com certeza, cada um de nós terá histórias para contar, como resultante desta frase – é só relembrarmos. Correto?
Esperança é vibrante e nos beneficia com a liberdade, distanciando-nos das dúvidas.
Nosso emocional reúne os sentimentos. Estão sempre lá, mas muitas vezes precisamos abrir espaço, como que para ventilá-los. Abrirmos nossas janelas interiores e deixá-los voar, como que abrindo a portinhola da gaiola. Sentimentos são parceiros dos carinhos conosco, tipo ouvirmos músicas preferidas, passearmos nos parques, dispormos de alguns momentos no dia para a experiência espiritual da prática do silêncio criativo usufruindo o conforto do silêncio interior, quando cada um de nós terá na intimidade do seu ser, aquele carinho em que mais se completa. Sempre haverá a esperança de poder renová-los!
Na Alma é onde fluem todas nossas inspirações espirituais, com o Ser Maior Criador Deus em nossos corações, identificando-nos com nossos dons espirituais, vivenciando tranquilidade e paz do conhecimento interior de que a Luz Divina em nós é eterna.
“Esperança é a palavra que Deus escreve na testa de cada ser humano”, nos diz Soren Kierkegaard (1813-1855) filósofo e teólogo dinamarquês.
Esta é uma relação de comprometimento - mantendo-nos na experiência espiritual da esperança estaremos ativos em nossas vidas – sonhando, amando, conscientizando e espiritualizando.
Voltaremos ao assunto.
Texto Revisado font> em>
Avaliação: 5 | Votos: 3
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |