Menu

Espiritualidade – mestria nos relacionamentos interpessoais

Atualizado dia 2/28/2010 12:58:18 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Relacionamento é uma arte, e assim como qualquer outra forma de arte, para adquirirmos mestria requer nosso aprendizado, prática e esforço de vontade.

Muitas pessoas consideram ser o relacionamento uma prática supostamente fácil – basta uma fala simpática, alguns sorrisos intermediados com as frases – e aí estará definido seu sucesso.

No entanto, há muita evidência de que o processo não é assim.

As amostragens a favor desta afirmativa nos dão conta dos milhões de fracassos nos relacionamentos, revelando que nós, como parte integrante da humanidade, temos muito a aprender sobre relacionamentos e sua força propulsora maior – o amor.

O que ainda está para ser revelado neste nosso aprendizado sobre os relacionamentos?

Vamos lá refletir sobre o tema?

Relacionamentos interpessoais saudáveis sejam afetivos, de negócios, no trabalho, exigem comprometimento.

Comprometimento significa expressar lealdade, dever e solene promessa no relacionamento interpessoal.

Comprometimento interpessoal é a interação consciente entre direitos e obrigações.

Relacionamentos interpessoais são interligações entre duas ou mais pessoas que poderão ser transitórias ou duradouras. Estas interligações poderão ter grande variedade de contextos existenciais tais como, casais, famílias, amigos, grupos de reflexão, clubes, associações profissionais ou de bairros, comunidades religiosas, entre outros todos importantes.

Não podemos ter relacionamentos, simplesmente porque assim o queremos, ainda que esta intenção de vontade seja um dos motivos determinantes mais importantes.

Quando simplesmente saltamos para um relacionamento sem nos conscientizarmos dos seus requerimentos implícitos, e ao tentarmos preenchê-los com improvisações, com certeza terminaremos em mágoas, ressentimentos, frustrações, chegando até aos prejuízos financeiros.

Por exemplo: o processo na sua forma mais simples poderá ser ilustrado mais ou menos assim: Será ótimo fazer uma longa viagem de carro pelo litoral brasileiro, conhecendo suas lindas praias – nada mais deslumbrante! Mas não esqueçamos de nos municiar com dinheiro suficiente para o combustível do carro. Este é um requerimento implícito, caso contrário, a viagem terminará ao se esgotar o primeiro tanque. A cada parada nos postos de abastecimento, completamos o tanque para a próxima etapa. Na ausência de pagamento – nossa jornada se encerra incontinenti. Ficamos, então, à mercê da região estranha em que estamos, contando no máximo conosco mesmos para retornarmos para casa, ou seja, nos recompormos do insucesso. No final, uma viagem decepcionante, ou uma parte muito pequena dela, será melhor dizermos!

Seguindo esta metáfora, podemos dizer que os relacionamentos interpessoais são mais ou menos de idêntica forma. Iniciamos um relacionamento interpessoal e automaticamente o colocamos como prioridade, esquecendo que terá que ser abastecido a cada etapa, caso contrário, a viagem terminará ao se esgotar o primeiro tanque’.

O elemento interdependência é também fator importante nos relacionamentos interpessoais.

As pessoas envolvidas em relacionamentos tendem a influenciar umas as outras, compartilhar seus pensamentos e sentimentos e juntas se engajarem em atividades.

Em função desta interdependência, muitos fatores que modifiquem ou tenham efeito de impacto sobre um, provavelmente resultará da mesma forma sobre o outro.

O estudo dos relacionamentos interpessoais envolve diferentes aspectos de nós seres humanos espirituais explicados pela sociologia, filosofia, psicologia e espiritualidade.

Nos relacionamentos interpessoais, encontramos oportunidades do nosso desenvolvimento no sentido aprofundado através do espelho de nós mesmos na outra pessoa. Por exemplo: sendo generosos, cordiais nos relacionamentos interpessoais, aprenderemos lições de generosidade e cordialidade. Por outro lado sendo abusivos iremos vivenciar o que para nós será exorbitante e injusto.

Outro aspecto é a tendência nos relacionamentos interpessoais de repetir certos padrões de comportamentos, dando a entender que reunimos o melhor e o pior de nós e projetamos nos relacionamentos, como teste para nós mesmos. Faz sentido?

Relacionamentos espirituais são conexões de Alma interagindo em alto poder e natureza de nós como seres humanos espirituais.

Todos os relacionamentos interpessoais têm alto potencial para serem espirituais.

Ambas profundidade e intimidade do relacionamento interpessoal espiritual estão diretamente ligadas aos nossos níveis de consciências.

Judith Orloff médica psiquiatra espiritualista no diz: “A força espiritual será sempre elemento atuante quer queiramos ou não, porque somos seres humanos espirituais filhos e filhas de Deus e, portanto, haverá mais elementos agindo além da majestade da natureza ou da nossa inteligência benevolente. Não importando como acionamos este poder, seja na meditação, pelas religiões tradicionais, ou nos momentos sozinhos de paz, a força espiritual reforça e sustenta a intenção expressada”.

É extraordinário quando nos relacionamentos interpessoais trazemos a linha direta da vontade de Alma. Correto?

Esta é a forma do pleno preenchimento de nossa existência espiritual, porque sabemos que não estamos e jamais estaremos sozinhos.

É a verdadeira forma de expressarmos nosso Ser Divino nos relacionamentos interpessoais.

O amor é assim: força propulsora!

Não podemos iniciar o relacionamento e tê-lo como definido automaticamente.

Teremos que conquistar asas todos os dias, para flanar com a inspiração de estarmos revelando a relação de simpatia com nossa inexperiência de seres humanos espirituais em evolução.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa