Menu
Somos Todos UM - Home

Flores nascem no asfalto

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Leandro José Severgnini

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 27/11/2013 09:59:38


E se nós resolvêssemos ver a vida sob uma nova ótica? Se o nosso ponto de vista mudasse de direção? Se os nossos desafios fossem vistos com mais otimismo? E se, aquilo que chamamos de problemas fosse rebatizado para oportunidade ou aprendizado? Imagino que a nossa perspectiva de vida se alteraria drasticamente.

Às vezes eu me coloco a pensar e chego à conclusão do quanto é precioso o desafio diário de cada um. É uma pena que nosso hábito de enxergar as coisas esteja mais voltado ao pessimismo, pois enquanto o nosso julgamento negativo opera, a oportunidade se perde. Você já parou para pensar que as oportunidades/desafios que você está tendo são únicas e inigualáveis? Ou seja, ninguém jamais em toda a história da humanidade aprendeu ou vai aprender o mesmo que você. A mesma situação vai desencadear observações e aprendizados diferentes à pessoas diferentes. Por isso a sua trajetória é única, incomparável e merece ser mais valorizada. Cada rio tem seu próprio curso; as pedras, as curvas e desvios que um rio encontrar nunca serão os mesmos dos outros rios, mas o destino é sempre o mesmo: o oceano onde tudo se funde. Por isso o seu caminho é tão precioso, mas a nossa inversão de valores nos leva a reclamar mais do que agradecer mais.

Para e observe o fluxo da natureza todos os dias. Pode parecer um esforço absurdo e descomunal, mas não é. A diferença é que a natureza nunca vai contra seu próprio fluxo. Todo o seu "esforço" ocorre de maneira intrigantemente sábio, sempre pendendo ao equilíbrio. A esse ponto de equilíbrio Buda chamava o "caminho do meio". Ele obteve o seu grande despertar espiritual ao perceber que tudo na vida consiste de um perfeito equilíbrio entre os opostos. Que os opostos devem complementar-se e não repelir-se. Isso ele percebeu quando observou as cordas de um violão sendo afinadas. A corda muito frouxa não produz música, mas a corda muito esticada vai arrebentar. E as nossas atitudes (a exemplo das cordas) na maioria das vezes estão demasiadamente "frouxas" ou "esticadas". Quase sempre somos muito materialistas ou muito espiritualistas; muito silenciosos ou muito falantes; uma hora muito mal humorados e dali a pouco muito divertidos. Mas dificilmente convergimos ao equilíbrio. A questão que quero enfatizar é que o nosso pessimismo quase sempre resulta da nossa falta de equilíbrio e de sabedoria na hora de observar o mundo a nossa volta. Quando cada um acalmar a sua mente e olhar a vida com mais atenção, vai perceber que está em você mesmo o perfeito equilíbrio divino que tanto se busca nas escrituras e nos templos. Apenas observe e você verá que a vida é um milagre e se renova a cada instante.

"Isso é que é Deus! Deus não está nas escrituras — ele está nos olhos das pessoas, e nas flores, nos rios e nas luas. Deus está escrito em todos os lugares! E se você não conseguir encontrar Deus em árvores vivas, verdes, vermelhas e douradas, se não conseguir encontrar Deus ali, não vai encontrá-lo na Bíblia, no Alcorão ou no Vedas. Como você poderá encontrá-lo lá se não pode encontrá-lo aqui?" Osho.

Leandro Severgnini
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa