Homeopatia e Acupuntura afinal, são alternativas ou não?
Atualizado dia 8/5/2021 3:55:08 PM em Espiritualidadepor Roberto Debski
Isto deveu-se à divulgação de algumas notícias infundadas, no país inteiro, que estas especialidades estariam na categoria das medicinas "alternativas", e foi o que gerou incerteza e insegurança nos pacientes. Faz-se assim necessário prestar os devidos esclarecimentos e trazer de volta a tranqüilidade e a verdade àqueles que utilizam-se destes tratamentos MÉDICOS no seu dia-a-dia.A HOMEOPATIA E A ACUPUNTURA SÃO ESPECIALIDADES MÉDICAS, RECONHECIDAS PELO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E PELA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA.
A Homeopatia, criada na Alemanha por Hahnemann, existe no mundo há 200 anos, e é uma especialidade médica no Brasil desde 1980, e a Acupuntura, criada na China, existe no mundo há 5.000 anos, e é uma especialidade médica no Brasil desde 1995. Os médicos que a praticam, no caso da Homeopatia, devem ter o título de especialista reconhecido pela A.M.B., após prestar prova para obtenção do título, e no caso da Acupuntura, ter um certificado de especialização após curso realizado em uma escola médica.
O costume popular de chamar estas especialidades médicas de "alternativas" é que criou esta confusão. Sendo assim, nós médicos devemos EDUCAR nossos pacientes e a população, para que se crie o hábito de reconhecê-las como OFICIAIS: HOMEOPATIA E ACUPUNTURA NÃO SÃO ALTERNATIVAS E NEM DEVEM SER ROTULADAS COMO TAL, SÃO NA VERDADE ESPECIALIDADES MÉDICAS. Deste modo, evitaremos que no futuro casos semelhantes a este se repitam.
A Homeopatia e a Acupuntura têm sua atuação precisa e eficaz, enquanto especialidades médicas, principalmente nas doenças chamadas FUNCIONAIS. Estas são enfermidades nas quais os pacientes apresentam sintomas diversos, como por exemplo fadiga, irritabilidade e demais alterações de humor, dores em geral, cefaléia, alergia, estresse, distúrbios gastro-intestinais, infecções de repetição etc., e cujos exames laboratoriais encontram-se geralmente negativos, ou pouco alterados para justificar sintomatologia tão intensa e incômoda. Na verdade, as doenças funcionais são aproximadamente 70 % das doenças apresentadas pelos pacientes, e sendo assim, podemos vislumbrar a importância destas especialidades na prevenção e manutenção da saúde.
Quanto às chamadas práticas "alternativas", dentre as quais foram incluídas os Florais de Bach, ortomolecular, e métodos diagnósticos como a Iridologia, Astrologia médica dentre outras, devemos lembrar que até alguns anos atrás, muitos tratamentos médicos, reconhecidos hoje em dia como eficazes, passaram pelas mesmas etapas de estudo e pesquisa, até a comprovação e oficialização dos mesmos. Esperamos que os profissionais que utilizam tais métodos e têm certeza de sua eficácia, realizem pesquisas, trabalhos clínicos e experimentações científicas, a fim de que possam também incluí-los, em breve, no rol daqueles tratamentos e especialidades comprovadas e utilizadas em benefício da humanidade. Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 11
Conteúdo desenvolvido por: Roberto Debski O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Master Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Formador e facilitador em Constelações Familiares Sistêmicas Acompanhe nossos próximos eventos! https://www.facebook.com/debskiroberto/ E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |