Liberdade, o que é?
Atualizado dia 5/1/2023 10:41:43 PM em Espiritualidadepor Paulo Tavarez
Enquanto estiver sendo guiado pelas vozes em sua cabeça, conduzido por desejos e obedecendo comandos como uma marionete controlada por cordas, você estará distante de libertação sonhada.
Começo a pensar que Kant tinha razão, liberdade não é apenas fazer o que se quer, pelo contrário, quando fazemos apenas o que queremos, somos escravos dos próprios desejos e não pessoas livres.
Liberdade, portanto, para esse grande filósofo, consiste em fazer aquilo que não se quer fazer, de forma a enfrentar os constrangimentos e desconfortos das experiências que a vida nos propõe sem nos afetarmos. Isso nos trará avanços importantes.
Vejam, para um grande pianista, horas duras de treino serão necessárias para alcançar a excelência, coragem e perseverança serão necessárias para tornar a disciplina repetitiva dos treinos em algo que não traga incômodo. Da mesma forma, para ser uma grande bailarina, um atleta de alta performance, um grande cantor etc.
Não existe liberdade sem desapego e renúncia, pois um ser liberto é justamente aquele que não está atado a nada, nem a coisas, nem a pessoas e muito menos a conceitos.
Mas para chegar a nesse nível, é preciso desenvolver outras virtudes, pois elas fazem parte do caminho. Essa virtudes são velhas conhecidas: a humildade, a confiança, a alegria, a coragem, a perseverança e a serenidade.
A ausência de qualquer um delas torna impossível essa jornada. Você continuará nessa cela imaginária, olhando para a mesma janela dessa prisão, acreditando-se condenado sem perceber que as portas dessa cela sempre estiveram abertas.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 13
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |