Menu

Liberdade só depende de renúncia!

Atualizado dia 7/16/2023 11:31:31 PM em Espiritualidade
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos almejam a liberdade, pois sentem-se aprisionados em suas próprias limitações e perdidos em emaranhados de pensamentos. Porém, poucos se questionam sobre o que os mantém cativos, sem sequer enxergar as grades dessa prisão. Embora sintam o desconforto da cela e sonhem com a amplidão, desconhecem as razões que os aprisionam.

Essa cela é imaginária e poucos conseguem percebê-la. Apenas aqueles que se aprofundam em si mesmos, fazendo investigações e perguntas inéditas, encontrarão a chave para abrir as portas dessa prisão.

O homem comum não sabe que está aprisionado por sua própria vontade e não compreende o quão equivocado é viver encarcerado enquanto almeja a libertação. Ele não sabe que a liberdade está ao seu alcance, bastando dar um passo e usar a única chave possível: chave da renúncia. Sim, a renúncia é a chave para a liberdade!

Estamos presos a tudo aquilo que desejamos, pois a cela em que vivemos foi construída por nossos próprios desejos. Precisamos transcender esse domínio do querer, desapegando-nos de tudo o que nos mantém presos, sejam pessoas, coisas, conceitos ou ideias.

Somente um desinteresse profundo pelo mundo nos trará a sensação de liberdade que tanto sonhamos. Como ensinou Ramakrishna: "O barco pode estar na água, mas a água não pode estar no barco. O homem pode estar no mundo, mas o mundo não pode estar no homem". Esse é o problema: estamos intoxicados pelo mundo, por isso nos tornamos cegos e não conseguimos encontrar a porta dessa prisão. Quanto mais nos envolvemos com a terceira dimensão, mais difícil será nos desvincularmos dela, para transcender o mundo é necessário desinteressar-se do mundo.

Enquanto existirem desejos em nós, estaremos aprisionados, presos aos nossos sonhos, metas e objetivos, preocupados e ansiosos por conquistas fúteis. Permaneceremos cativos daquilo que valorizamos e consideramos importante, como afirmou o Mestre Jesus: "Onde estiver o seu tesouro, ali estará o seu coração". Gostamos de possuir, controlar e desfrutar de sensações materiais, essa é nossa condição, por isso vivemos imersos nesse lodaçal.

Não há outra maneira de nos libertarmos, nem mesmo procurando com a lanterna de Diógenes encontraremos outra chave além da renúncia. Sei que a solução parece simples, mas sua execução é difícil, pois implica abrir mão de tudo. Foi isso que Jesus quis mostrar ao jovem que desejava segui-Lo quando disse: "Vá, venda tudo o que tens, dê aos pobres e vem e segue-Me". No entanto, o jovem preferiu continuar em sua cela, sonhando com a liberdade.
Textp Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa