Menu
Somos Todos UM - Home

Machu Picchu

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Tatiana Menkaiká

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 11/19/2010 11:26:28 AM


Cuzco, a 3500m de altitude, era o centro do império inca, o "umbigo do mundo", e conforme o escritor mestiço inca Garcilaso de La Vega, "era la gran ciudad del Cuzco, cabeza de los reinos y provincias del Perú". Para esta cidade também sagrada, todo inca deveria peregrinar pelo menos uma vez na vida. Originalmente a cidade tinha a forma de um grande puma e era centro religioso, administrativo e militar do império inca. Hoje a cidade preserva em sua base as construções incas de pedra, sob as quais os espanhóis erigiram suas construções. Aqui é o ponto de partida para muitos locais sagrados como Ollantaytambo, Tambomachay, Vale Sagrado dos Incas, Pisaq, Puca Pucara, Salcantay, Raqchi, Chincheros e, principalmente Machu Picchu. Machu Picchu(que em quechua significa Pico Velho), está a 2400m de altitude e é o ponto alto da religiosidade andina, onde até hoje diversas pessoas do mundo buscam equilíbrio, energia, e espiritualidade. O local leva esse nome devido à denominação do pico de onde se originaram as pedras que construíram a cidade sagrada. A cidade sagrada é rodeada por 4 picos principais: Wayna Picchu(aquele pico tradicional que aparece nas fotos do local, observatório astronômico e onde se localiza o templo da lua), o Putukusi(uma montanha cujo espírito é feminino), o Wilcanota e, por fim, o Machu Picchu. Para se chegar à Machu Picchu, o único acesso é um trem que parte de Cuzco, levando cerca de 4 horas de viagem, além de uma boa parte de caminhada. Os peruanos dizem que esse acesso dificultado é proposital, para que não haja frequência de pessoas à cidade sagrada. Também há peregrinos que fazem a trilha inca, partindo de vários pontos como Ollantaytambo, subindo a altitudes de mais de 5000m e ingressam na cidade depois de alguns dias de caminhada através do portão do Sol, o Intipunku.

Estudiosos acreditam que Machu Picchu foi um centro religioso em meio à selva amazônica onde moravam xamãs, bruxas e adivinhos. Constatou-se que grande parte da população era formada por mulheres. Até hoje acredita-se que muitas mulheres que em vidas passadas foram sacerdotisas, virgens do Sol, voltam ao local para lembrarem-se dos ensinamentos.

A cidade sagrada era dividida em 3 setores: o Bairro Sagrado, onde se encontra a pedra sagrada que era utilizada para "baixar o sol", a Intihuatana, além da casa das três janelas e o templo do Sol; o Bairro dos Sacerdotes, onde se encontravam as habitações; e o Bairro Popular, onde os populares e camponeses habitavam. Há também um cemitério, próximo ao pico de Machu Picchu, onde haviam as casas funerárias e uma pedra onde se preparavam os mortos para a outra vida. São abundantes também as pacchas, fontes de água interligadas que percorrem toda a cidade.

Machu Picchu permaneceu encoberta pela vasta vegetação da selva amazônica. Os camponeses locais tinham acesso ao local que os espanhóis nunca conseguiram profanar nem encontrar. Somente em 1911, o pesquisador Hiram Bingham foi levado por camponeses ao majestoso e enigmático local, trazendo à luz essa maravilha da humanidade.

Entrar em Machu Picchu é como entrar em uma outra dimensão e compartilhar dos segredos que aquelas pedras mantêm ocultos até os dias de hoje. É como se deixar levar pelo vôo do condor.

Em Machu Picchu você não encontra o que você pensa que foi buscar, você encontra o que você precisa.

Paz e Gratidão,
Menkaiká


 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Tatiana Menkaiká   
Terapeuta xamânica, thetahealer®, facilita cursos e vivências xamânicas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa