NEM SÓ DE TEORIA VIVE O HOMEM.



Autor Tania Paupitz
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 8/4/2011 8:10:35 PM
Dizer hoje em dia, que somos pessoas Espiritualizadas é muito fácil, difícil mesmo, é assumirmos de fato, a postura de verdadeiros Espiritualistas seja, na prática do dia a dia, ou ainda nos desafios e aprendizados que a vida constantemente nos apresenta ; dentro dos nossos relacionamentos familiares, profissionais e, até mesmo porque não dizer, no meio Espirita.
Certa vez, assistindo uma palestra dentro de uma Casa Espirita , o palestrante para fazer entender como funcionava a diferença entre a teoria e a pratica dentro da filosofia espírita, contou-nos uma historia bastante interessante, que havia se passado numa outra Casa.
Havia um homem de aspecto bastante humilde, que freqüentava um Centro Espirita toda quarta feira, para ouvir as palestras que a casa oferecia. Sua maior alegria era que chegasse logo o dia da semana, para poder então aprender sobre esse novo mundo, que até então nunca tinha ouvido falar. Seu objetivo era muito claro; queria aprender tudo o que pudesse para poder um dia alcançar o tão prometido "céu", lugar que segundo ele, era exclusivo de pessoas bondosas e iluminadas.
O Palestrante, pessoa bastante culta com seu ar de austeridade, demonstrava através de suas palavras um amplo conhecimento da filosofia Espirita (doutrina de Allan Kardec) . Comentava da necessidade de todos procurarmos fazer a reforma intima, excluindo definitivamente da nossa vida os quatro principais gigantes da alma: o orgulho, o egoísmo, a ira e, a inveja. Por sua vez, tambem, não deixava de enfatizar todas as virtudes que deveríamos buscar , como: o amor incondicional, a paciência, a tolerância, a humildade, a compaixão; enfatizando que fizéssemos sempre, ao nosso próximo o que gostaríamos que nos fizessem.
Apesar de todo conhecimento e sabedoria, o palestrante, com seu raciocínio lógico, não denotava qualquer tipo de expressão que pudesse ser percebida e acolhida por todos, não havia, portanto, qualquer tipo de interação emocional entre o publico e ele. Por esse motivo, talvez, sua palestra, apesar de sábia, em alguns pontos , deixava a sensação de algo inacabado.
Retornando a nossa historia, um belo dia, o palestrante e o suposto ouvinte vieram a desencarnar, encontrando-se no outro plano. Quando o palestrante viu o homem que assistia as suas palestras, já numa dimensão um pouco mais evoluída que a dele própria, bastante surpreso indagou:
- Fulano, como você pode estar numa situação mais privilegiada do que a minha, se foi eu que lhe ensinou tudo o que sabe hoje?
O homem dentro de toda sua humildade e inocência de alma, lhe respondeu:
- Pois é Doutor, acontece que tudo o que o Senhor dizia e mandava fazer, eu fazia.
Eis aí o grande ensinamento: não adianta sermos donos de teorias profundas e complexas, se não tivermos a pratica em ação do bem comum. Sobre esse assunto, o Espírito Joanna de Angelis, por psicografia do Médium Divaldo Pereira Franco, nos ditou uma bela mensagem "Teoria e Prática" do livro: "Momentos de Felicidade:
" O conhecimento liberta da ignorância. Todavia, somente sua aplicação liberta do sofrimento. A teoria ensina, porem, a pratica afere-lhe o valor". ...Continua ainda:
" Conhecimento que não transforma em utilidade, pode ser qual sepulcro caiado por fora, ocultando a vérmina e morte por dentro, responsável pelo bafio do orgulho e da ostentação".
Isto me fez recordar uma outra palestra que havia assistido na Rede Amigo Espirita , do palestrante "Alkindar de Oliveira" com o tema: "Como Falar Bem em Público". Ele comentava que há uma regrinha muito simples, que deve ser sempre seguida por quem vai fazer uma palestra, seja em que área for:
" S. O. S" - SENTIMENTO, OLHAR , SORRISO.
Se todos pudessemos ter esta regrinha, como peça chave para uma boa palestra, aliado ao fato de fazermos a diferença, entre teoria e pratica, já teremos percorrido a metade do caminho de nossa reforma intima.









Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |