O espaço criativo e sagrado
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Marisa Petcov
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 4/3/2022 10:25:28 AM
A criatividade está em todos os lugares. Neste instante, bilhões de pessoas no mundo estão adormecidas, sonhando, sem qualquer esforço, com histórias selvagens. Cada uma dessas pessoas passa a noite criando histórias, únicas e originais, nalgumas vezes engraçadas, apavorantes noutras. Nessa noite, você também irá se deitar e passará horas inventando histórias... e na noite seguinte... e na seguinte, por anos após anos após anos.
Como os nossos sonhos mostram, a criatividade é algo natural de nossa vida. Não há pessoa na Terra que não seja criativa. Porém, frequentemente, somos desencorajados, por outras pessoas, de reconhecer aquele "eu" verdadeiro e criativo. Portanto, o primeiro passo de alguém no caminho da Garota Selvagem é entrar em contato com sua criatividade interior para gerar o esboço de um espaço sagrado para meditação, rituais e autoexpressão.
Nisso, faremos como a Deusa, pois sua primeira ação foi criar o mundo. Existem muitas histórias, de numerosos países, que mostram a mesma sabedoria secreta: o principal ato criativo do feminino é construir um mundo maravilhoso a partir do nada, além do espaço e do tempo. Luonnotar é apenas uma das dezenas de deusas criadoras que começaram com nada e terminaram com um mundo de belezas miraculosas e de vida abundante.
Cada um de nós necessita criar um mundo próprio como aquele, um espaço privado onde estaremos salvos e seguros, um lugar para nossa criatividade e nossas emoções. Um lugar onde nunca seremos ridicularizados, nossos corações nunca serão machucados, onde todas as cores, formas e desenhos cantem a beleza para nós.
A criação desse espaço sagrado é o primeiro estágio na organização de sua prática espiritual. Sem um lugar no qual possa se recolher para se reagrupar e se restaurar, você terá sua energia constantemente esgotada e drenada. Imagine o que acontece quando você deixa os faróis do carro acesos por uma noite: na manhã seguinte, a bateria estará descarregada. O espaço sagrado é como um carregador de bateria. Quando nos conectamos com a energia curadora de um espaço, nós somos renovados.
Essa energia não é misteriosa, estranha ou perigosa. É uma força viva que flui em nosso entorno como o grande rio cósmico onde Luonnotar flutuava. Está sempre ao nosso redor, apoiando-nos e sustentando-nos, como a Jovem Criadora. Mas, na correria de nossa vida diária, podemos perder a conexão com essa força sustentadora, e o espaço sagrado pode nos reconectar.
Existem muitos espaços sagrados famosos na Terra, como Stonehenge, na Inglaterra, e as pirâmides do Egito, para onde peregrinos viajam para restaurar sua energia e equilíbrio. Mas não é necessário viajar através do mundo, pois você pode criar um espaço sagrado sempre, quando e onde desejar.
Você não precisa de um aposento, pois pode criar seu espaço sagrado num canto, se for tudo o que possuir. Purificar o espaço de associações negativas, organizando-o de uma maneira produtivamente agradável e usando-o para ritual ou meditação são as maneiras de torná-lo sagrado.
Caso tenha seu próprio quarto, esse é o lugar ideal para criar seu espaço secreto e sagrado. Um quarto completamente seu, mesmo que pequeno, é uma preciosidade e um privilégio. Apenas uma pequena parcela da população mundial tem acesso a um espaço privado. Nesse mesmo quarto, podemos fechar a porta contra o mundo. Podemos ouvir nossa própria música e explorar nossa própria alegria. É claro que uma porta fechada não garante que o quarto seja um paraíso incólume. Outros podem violar nosso espaço sem nossa permissão. Mas ele continuará sendo sagrado porque podemos purificá-lo das influências negativas cada vez que entrarmos nele.
A purificação é a primeira providência na criação do espaço sagrado. Diferente de Luonnotar, normalmente não começamos com um espaço vazio. Em vez disso, nós nos deparamos com uma miscelânea de objetos, cada um com sua própria história. Uma concha do mar trazida de uma praia favorita; uma foto de um amigo com quem brigamos. Que diferentes energias cada objeto tem! Quando você segura o primeiro, sente a beleza tranquila e a natureza selvagem do litoral. Seu corpo relaxa, sua respiração torna-se profunda e seu coração desacelera. Mas, quando segura a fotografia, seu coração dispara de ansiedade. Pensamentos raivosos fluem em sua mente. Você sente seus músculos se contraírem como se fosse lutar ou fugir.
Mesmo quando não prestamos atenção, os objetos ao nosso redor nos sussurram suas histórias. No espaço sagrado, cada objeto murmura serenidade e alegria. O primeiro passo em sua criação, portanto, é examinar os objetos de seu interior. Você pode optar por fazer isto com seu quarto ou apenas com a parte que você designará como sagrado. Uma vez que tenha estabelecido os parâmetros de seu espaço, comece seu trabalho. Se alguma coisa estiver quebrada, conserte-a ou dê para alguém que a deseja. Se alguma coisa contém lembranças negativas, encontre um novo lar - ou pelo menos a coloque longe, onde você não a veja constantemente. Não tenha nada em seu espaço que lhe traga dor.
A purificação do espaço de lembranças negativas o deixa livre para ser criativo em seu interior. Examine as cores no seu espaço e, se você tiver o controle sobre elas, mude-as para adaptá-lo a seu gosto, usando tinta ou papel de parede. Se não puder mudar a cor das paredes ou do carpete, você poderá, ainda, usar cortinas e tecidos coloridos para criar um lugar de beleza - sua beleza - em todos os aspectos, premiando seus olhos com prazer.
Se possível, separe o espaço que você desejar usar como seu centro sagrado daquele usado para outras tarefas. Se tiver que mover seus objetos de altar toda vez que precisar fazer um trabalho, ele pode ser desconectado de sua serenidade interior. Roupas sujas empilhadas embaixo do altar dissiparão suas energias espirituais. O ideal é reservar um espaço para seus rituais, suas meditações e expressões criativas, mesmo que seja pequeno.
Se não tem um espaço privativo, você enfrenta um desafio especial. Pior que a bagunça debaixo do altar é a interferência de outra pessoa que ignora ou repudia sua busca espiritual. A luta constante sobre a necessidade de respeitar seu espaço sagrado pode ser pior que não ter nada. Algumas vezes a camuflagem permite trabalhar em tais circunstâncias: criar um espaço sagrado que se pareça com um aparte comum do quarto. Pinte uma imagem da deusa em um lenço e deixe-o casualmente sobre a cômoda. Coloque algumas pedras especiais em uma pequena cesta ao lado da cama e, próxima, uma vela. Colete objetos que tenham valor espiritual para você, mas que pareçam comuns - livros, bugigangas, e assim por diante - e arrume-os de maneira que seu significado seja apenas de seu conhecimento.
Caso encontre seu espaço particular desfeito, gaste algum tempo restabelecendo sua ordem. Enquanto faz isso, respire profundamente (a raiva nos leva a respirar superficialmente e, em retorno, nos faz sentir mais raiva) e imagine-se construindo uma parede impenetrável entre você o ofensor. Faça isso tanto quanto necessário. Não discuta com as pessoas que tenham desrespeitado seu espaço: isso lhes dará mais poder sobre você. Retome sua própria força interior à medida que refaz seu espaço.
Ás vezes, é impossível ter um lugar para criar um espaço sagrado interno, especialmente se outros forem continuamente desrespeitosos. Nesse caso, procure do lado de fora um lugar que possa usar para meditação e outras práticas espirituais. Isso pode ser difícil em cidades onde locais externos não são aconselháveis para pessoas estarem sozinhas, além do que, em áreas urbanas, os vizinhos podem ser intrometidos. Novamente, lembre-se de que o espaço não precisa ser grande. Um canto em um quintal é suficiente. Às vezes, as áreas públicas, como um campus ou um parque, também são uma opção, contanto que você as utilize durante o dia ou quando não houver a possibilidade de ser perturbada. Dependendo, o clima pode limitar o uso de um espaço sagrado exterior, mas, uma vez que o espaço é purificado e usado para propósitos espirituais, você pode recriá-lo no interior de sua mente quando precisar.
Se você estiver criando um espaço sagrado externo, torne-se administrador daquele pedaço de terra. Não deixe restos de lixo no chão e não permita que outros estragos sejam feitos. Como, também, não perturbe suas plantas e seus animais. Seu espaço sagrado não é um bom lugar para colocar inseticidas ou para usar produtos tóxicos.
Baseado no livro Garotas selvagens - O caminho da deusa jovem - Patricia Monaghan
Marisa Petcov
Sacerdotisa e Mestra em diversos sistemas de cura
Contadora de histórias
Comunicadora da MKKWEB RADIO
Contatos
WhatsApp: 11 99212 81 69
Instagram: @marisapetcov
Youtube: A bruxa que conta
https://www.youtube.com/channel/UC0f54NdhVoM504Jadrz29hw
TikTok: tiktok.com@abruxaqueconta1
Marisa Petcov
Sacerdotisa e Mestra em diversos sistemas de cura
Contadora de histórias
Comunicadora da MKKWEB RADIO
Contatos
WhatsApp: 11 99212 81 69
Instagram: @marisapetcov
Youtube: A bruxa que conta
https://www.youtube.com/channel/UC0f54NdhVoM504Jadrz29hw
TikTok: tiktok.com@abruxaqueconta1
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marisa Petcov Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |