Menu
Somos Todos UM - Home

O Medo de amar

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Claudia Geminiani

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 6/30/2009 11:40:31 AM


Vivemos, hoje, um momento onde o medo se faz presente em muitas situações de nossas vidas.
 
Cada um tem os seus... Medo de adoecer, medo de ir a determinados lugares, medo de perder o emprego, medo de morrer, medo de viver.
 
Com ele, vem as alterações físicas como taquicardia, suor excessivo, distúrbios respiratórios, entorpecimento dos sentidos, rigidez muscular, contração do maxilar, reações fisiológicas produzidas por determinadas enzimas liberadas em nosso organismo dentre outros, variando de pessoa a pessoa... Fere a organização somática. Um despreparo para a agressão corporal permite que esta se irradie pelo sistema nervoso central, tornando-se desagradável e bastante desgastante para quem a sente.
 
O medo é considerado positivo quando nos faz ter cautela. Quando representa a autoproteção, mas quando ele é excessivo passa a ser paralisador impedindo-nos  de avançar em certos aspectos da vida.
 
A Veneranda Joanna de Angelis, através de suas obras nos diz que:
 
"Bem canalizado, o medo  se transforma em prudência, em equilíbrio, auxiliando a discernir qual o comportamento ético adequado até o momento em que o amadurecimento emocional o substitui pela consciência responsável". 
 
O medo pode desencadear de situações reais ou imaginárias, produzindo os mesmos resultados emocionais. A forma como compreendemos um acontecimento é que pode desencadear o medo e nos fazer sentir que somos incapazes de enfrentar situações inadequadas ou inesperadas. É o medo do novo tão comum a todos nós.
 
É natural ao ser humano sua autopreservação e a preservação do que o cerca, do que lhe é caro. Com isto, vamos criando inúmeros mecanismos de defesa, que vão se enraizando ao longo do tempo, nos enfraquecendo e limitando o nosso crescimento físico, emocional e espiritual.
 
Cautela significa fazer algo com segurança; o medo significa insegurança.
 
Em meio a todos os medos existentes, um vem se destacando em meus atendimentos clínicos. O medo de amar.
 
Existem aqueles que têm medo de se relacionar novamente por causa de um ou mais traumas do passado, como um amor que não deu certo. Alguns não amam porque não receberam afeto genuíno de pai, mãe ou de ambos.  Outros que são egoístas demais para amar, pois o amor também é doação. Existem ainda aqueles que não se doam por serem inseguros, não se acharem dignos de serem amados, capazes de despertar o amor do outro, com ou sem reforço negativo do passado.
 
O medo de amar é de qualquer forma uma espécie de fuga. Na maioria dos casos, de si mesmo... De enfrentar seus desafios, de crescer (quando se tem uma força resistente atuando inconscientemente). De se abrir para o mundo, para novas experiências!
 
E mais uma vez o caminho indicado é a reforma íntima, uma conseqüência do autoconhecimento...
Sabermos quem somos, o que viemos fazer nesta encarnação... Porque passamos por certos desafios e provas? As respostas a estas perguntas nos levam a indícios do que podemos nos deparar ao longo da vida. Quando nos deixamos paralisar pelo medo, deixamos de cumprir parte de compromissos importantes, muito do que nos dispusemos a fazer em nosso preparo reencarnatório.
E o amor é um sentimento que deve unir, ajudar nos resgates, Pode ser de uma auto-estima perdida em alguma situação do passado e reforçada na infância do nosso presente. Pode ser um desafeto do passado a quem devemos muito e podemos no momento presente fazer isto através do amor homem mulher, mãe e filho etc... Pode ser se doando a um trabalho voluntário ou permitindo amar e ser amado por alguém.
 
Seja devolvendo a vida de quem tiramos um dia, ou reforçando laços de amor com um ente querido de nosso passado ou melhorando nossa qualidade de vida. A entrega ao amor só nos traz benefícios, físicos, emocionais e espirituais.
 
Desarme-se.
Não fuja!
Permita-se!
Ame!
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Claudia Geminiani   
Dra CLaudia Geminiani Psicologa e Psicoterapeuta Reencarnacionista, terapeuta floral COntatos: Nucleo Shanti: (21) 3150-4737 e (21)7872-9600 Atendimento na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes - RJ email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa