O que ocorre após a morte - parte IV (última)



Autor Erasto Magalhães Jr.
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 07/05/2008 20:04:33
Parte IV
...Se seus desejos tiverem sido tais que necessitem de um corpo físico para sua gratificação, ele estará sujeito a sofrer bastante. Tal anseio se manifesta como uma vibração no corpo astral, e enquanto estamos ainda neste mundo sua força é na maior parte empregada em mover as pesadas partículas físicas. Portanto, o desejo é no mundo astral uma força muitíssimo maior do que no físico, e se o homem não tiver tido o hábito de controlá-lo, e se nesta nova vida não puder ser satisfeito, isso pode causar-lhe grandes e prolongados problemas.
Tomemos como exemplo os casos extremos de um bêbado e de um sensualista. Aqui temos uma paixão que foi forte o bastante para durante a vida física sobrepujar a razão, o senso-comum e todos os sentimentos de decência e afeição familiar.
Depois da morte o homem se encontra no mundo astral sentindo o apetite talvez cem vezes mais intensificado, e completamente incapaz de satisfazê-lo porque perdeu o corpo físico.
Uma vida como esta é um verdadeiro inferno – o único inferno que há; pois ninguém o está punindo; ele está colhendo o resultado perfeitamente natural de sua própria ação.
Gradualmente esta força de desejo se esgota, mas só à custa de terrível sofrimento para o homem, porque para ele cada dia parece um milênio. Ele não tem nenhuma medida de tempo como temos aqui no mundo físico.
Ele o pode medir só por suas sensações. De uma distorção deste fato veio a idéia blasfema da danação eterna.
Muitos outros casos menos extremos que estes prontamente sugerirão a si mesmos, nos quais um anseio que não pode ser satisfeito prova ser uma tortura.
Um caso mais banal é o de um homem que não tem nenhum vício em particular, como a bebida ou a luxúria, mas foi ligado inteiramente às coisas do mundo físico, e viveu uma vida devotada aos negócios ou a frívolas atividades sociais.
Para ele o mundo astral é um local de aborrecimento; as únicas coisas por que anela já não lhe são possíveis, pois no mundo astral não há negócios a fazer, e, ainda que possa ter tanta companhia quanto deseje, a sociedade agora lhe é um assunto bem diferente, porque todas as imposturas sobre as quais usualmente está baseada já não são possíveis.
Estes casos, entretanto, são só a minoria, e para a maioria das pessoas o estado após a morte é muito mais feliz que a vida sobre a Terra. O primeiro sentimento de que o morto é usualmente consciente é o da mais maravilhosa e deliciosa liberdade. Ele já não tem absolutamente nada com que se preocupar, e nenhum dever pesa sobre ele, exceto aqueles que ele escolher impor-se.
Para todos exceto uma pequena minoria, a vida física é gasta fazendo o que o homem preferiria não fazer; mas tem de fazê-lo a fim de sustentar-se ou à sua esposa e família.
No mundo astral nenhum sustento é necessário; já não precisa comer, agasalho não é necessário, uma vez que é inteiramente imune ao calor ou ao frio; e cada homem pelo mero exercício de seu pensamento se veste como quiser. Pela primeira vez desde a primeira infância o homem é inteiramente livre para passar todo o seu tempo fazendo exatamente apenas o que aprecia.
Sua capacidade para todos os tipos de desfrute é grandemente aumentada, bastando que aquele desfrute não careça de um corpo físico para sua expressão.
Se ele ama as belezas da natureza, agora está em seu poder viajar com grande rapidez e sem fadiga por todo o mundo, e contemplar seus lugares mais adoráveis, e explorar seus recessos mais secretos. Se ele se delicia na arte, todas as obras-primas do mundo estão à sua disposição.
Se ele ama a música, ele pode ir aonde pode ouví-la, e agora ela significará para ele muitíssimo mais do que antes; pois ainda que não possa mais ouvir com os ouvidos físicos, ele pode receber em si o inteiro efeito da música em um grau muito mais pleno que neste mundo inferior.
Se ele é um estudante de ciência, não só pode visitar os grandes cientistas do mundo, e colher deles os pensamentos e idéias que estejam dentro de sua compreensão, mas também pode empreender pesquisas por si mesmo na ciência deste mundo superior, vendo muito mais o que está fazendo do que jamais lhe foi possível antes. E melhor de tudo, aquele cuja grande delícia no mundo foi ajudar seus semelhantes ainda encontrará um amplo escopo para seus esforços filantrópicos.
Os homens já não passam fome, frio, ou sofrem de moléstias neste mundo astral; mas há um vasto número de quem, sendo ignorante, deseja conhecimento - os que, sendo ainda atados ao desejo por coisas terrenas, precisam de uma explicação de como voltar seus pensamentos para coisas mais altas - os que enredaram-se na teia de suas próprias elucubrações, e só podem ser libertos por quem entende este novo ambiente, e pode lhes ajudar a distinguir os fatos do mundo de sua própria representação ignorante e ilusória deles.
Todos esses podem ser ajudados pelo homem inteligente e de bom coração. Muitos homens chegam no mundo astral na total ignorância de suas condições, não percebendo de pronto que estão mortos, e quando realmente o percebem temem o que o destino possa estar lhes reservando, por causa de ensinamento teológico falso e perverso.
Todos estes precisam o carinho e conforto que só lhes pode ser dado por um homem de bom senso que possua algum conhecimento dos fatos da natureza.
Não há portanto nenhuma falta da mais proveitosa ocupação para qualquer homem cujos interesses durante a vida física foram racionais; tampouco lá ele carece de companhias.
Homens cujos gostos e empenhos são similares naturalmente acabam se reunindo exatamente como o fazem aqui; e muitos reinos da natureza, que durante nossa vida física estão ocultos pelo denso véu da matéria, agora estão abertos para estudo detalhado dos que se interessam em examiná-los.
Paz e Luz á todos.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Erasto Magalhães Jr. Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |