Olhe pra dentro de si mesmo: e descubra a plenitude
Atualizado dia 7/11/2014 1:31:27 AM em Espiritualidadepor Ton Alves
Por mais paradoxal que pareça, ambas as previsões se confirmaram. Nas duas primeiras décadas do Século 21, as pessoas se tornaram tremendamente individualistas ao mesmo tempo em que se estão sendo cada vez mais massificadas.
Atualmente, é tão difícil se preservar a intimidade, quanto estabelecer contatos e relações realmente sólidas. Desta forma, o ser humano perde o contato consigo e com os outros. Não vive mais a sua vida, segundo seus desejos e anseios mais profundos nem se mostra aos demais em toda a sua integridade.
Deixamos de sermos nós mesmos, para sermos um personagem criado segundo as necessidades e imposições externas do mundo. Não há tempo nem espaço para a vida interior.
Tudo o que nos rodeia nos chama para fora. E, doentes dessa externalidade sem limites, passamos a acreditar que a solução dessa angústia existencial está, também, em algum lugar, com alguém ou em alguma coisa, fora e distinta da gente.
E assim, as pessoas se lançam numa busca desenfreada, cujo combustível são os novos vícios e manias. O desejo insano de diversão e entretenimento ininterrupto, a busca por emoções fortes de medo, susto e euforia. A embriaguez pela velocidade, pelo barulho e pela comida e bebida exageradas, o consumo compulsivo de bens supérfluos e descartáveis.
Enfim, uma vida de fuga para longe do mais íntimo de si mesmo.
Mas, o que fazer para se colocar um fim, ou pelo menos atenuar essa paranoia existencial? Onde buscar e encontrar a verdadeira face, o verdadeiro Eu e cada um?
A receita é muito, muito antiga. Mas de uma atualidade sem igual: “o Reino do Céu está dentro de você”, ensinava Jesus. “Conhece-te a ti mesmo”, pregava Sócrates. Retorna ao seu centro, proponho eu.
É no interior de cada ser humano que está todo o seu potencial de vida, de sabedoria e de beleza. A alegria e a bondade e, consequentemente, a paz só podem nascer nos corações. Pois é lá, no centro do ser é que reside a semente da divindade que todos carregamos e que devemos fazer germinar.
Ou encontramos a Suprema Realidade em nós, nos nossos interiores ou não a veremos em nenhum outro lugar.
A humanidade, a natureza, as coisas, o mundo, podem nos dar dicas da existência dessa Sublime Presença. Mas o único lugar em que podemos encontrar e nos relacionar com esse mais Absoluto do Ser é no íntimo de nós mesmos.
Retorne ao seu centro! Lá encontrará o Todo e, n´Ele, encontrará a si próprio. E unificado poderá conquistar a vida. “Vida em plenitude” - garantem os mestres de todas as tradições, de todos os tempos e lugares!
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 9
Ton Alves é coordenador do Projeto CASULO DE LUZ de incentivo à prática da MEDITAÇÃO HOLOMÍSTICA TRANSRELIGIOSA (MHT), baseada no exercício do silêncio interior, na contínua atenção ao instante presente e no amplo cuidado com as várias dimensões da realidade. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |