Os sete tipos de paz
Atualizado dia 5/11/2014 9:43:01 PM em Espiritualidadepor Mel Aitak
Recorro aos índios para, mais uma vez, entender os ensinamentos que eles nos deixaram. Agora, a tribo que chama minha atenção é a dos Aymara, que vivem há séculos nos arredores do Lago Titicaca, nos Andes. Para eles, há sete tipos de paz. A primeira é a paz de espírito. Em seguida, a paz consigo mesmo, com a família, com seu povo, com a terra, com o passado e com o futuro. Vamos tentar entender o significado desse ensinamento.
A paz de espírito é aquela sensação de calma interior que muitas pessoas experimentam, sobretudo, as mais persistentes no caminho da espiritualidade. É quando você sabe que está no caminho certo. Assim, nem os acontecimentos à sua volta conseguem desviá-la do seu destino. Esse estágio só é alcançado após muito esforço, discernimento e perseverança na prática do bem. E está intimamente relacionado à paz consigo mesma.
Na terceira, temos a paz com a família porque, sim, uma pessoa em paz consigo consegue enxergar as limitações da família, respeitá-las e aceitá-las. Não se trata apenas de honrar pai e mãe, mas ter orgulho de suas raízes, de seus antepassados e de todos, no seu núcleo familiar, que habitaram esta dimensão para que você pudesse estar aqui hoje, lendo este texto.
Em seguida, temos a paz com o povo. Entenda povo como seus vizinhos, as pessoas do trabalho e também as que você não conhece, mas cruzam aos milhares seu caminho todos os dias. Lançar um olhar de entendimento sobre elas é compreender a razão de muitas estarem tristes, deprimidas ou presas numa raiva que está prestes a explodir.
Os Aymara também acreditam na paz com a terra, de onde retiram seu sustento. Podemos estendê-la à natureza. Respeitar todas as formas de vida e aprender a conviver com elas em harmonia é também uma das nossas missões nesta vida.
Por último, temos a paz com o passado e com o futuro. O passado ajudou a forjar o que somos hoje, com todas as nossas imperfeições. Ele é a nossa base. O que falar sobre o futuro? Ele é a porta para novas descobertas, para o aperfeiçoamento e para nos realizarmos como seres espirituais que somos. Que tal começar agora a colocar em prática esses ensinamentos tão especiais? Basta dar o primeiro passo...
Texto revisado
Avaliação: 4 | Votos: 9
Mel Aitak é escritora, naturopata, terapeuta holística e mestre Reiki E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |