PAZ, CONFLITO E FRATERNIDADE

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Autor Amigos da Teosofia

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 16/11/2012 18:21:04


-- Para a Filosofia Esotérica, Não Há Religião Mais Elevada Que a Verdade --

Autor: Carlos Cardoso Aveline

"Tem sido sempre assim. Aqueles que vêm zelando pela humanidade através dos séculos, neste ciclo, têm visto os  detalhes desta luta mortal entre a Verdade e o Erro repetirem-se constantemente. Alguns de vocês, teosofistas, são  atingidos apenas em sua ‘honra ou em seus bolsos, mas os que erguiam a fonte de luz nas gerações anteriores pagavam com suas vidas pelo seu conhecimento. Coragem, pois, todos vocês, que querem ser guerreiros da Verdade una e divina; alimentem sua força moral, não a desperdicem com futilidades, mas usem-na em grande ocasiões..."


[Um Mahatma  dos Himalaias,   em "Cartas dos
 Mahatmas", Ed. Teosófica,   Brasília, Carta 130, p. 287.]

  
Alguns membros do movimento teosófico, mal informados sobre o caminho espiritual,   acreditam que a caminhada em busca da verdade  pode  ser trilhada sem conflito algum.  Para alcançar este  objetivo,   eles começam deixando de lado o lema do movimento  filosófico criado por Helena P. Blavatsky em 1875:

"Não Há  Religião Mais Elevada Que a Verdade".

Em seguida, fazem todo o possível  para esquecer e ocultar os graves erros de líderes pseudo-teosóficos do século 20.  

Não  contentes com isso,   em muitos casos acusam de "anti-fraterno" a quem quer que insista em confiar na Verdade, ou em pensar por si próprio. 

Em alguns casos,   terminam promovendo a perseguição dos "hereges",   fato de que temos vários exemplos históricos documentados no Brasil, pelo menos desde o início dos anos 1970.

A premissa segundo a qual o movimento teosófico pode existir sem conflitos, e deve portanto ocultar a qualquer preço  os erros dos seus dirigentes, queimando a Sinceridade como incenso no altar da Falsa Harmonia,   é apenas  uma fantasia e uma ilusão.  

O movimento teosófico é um campo de testes, um campo probatório. Não  existe provação nem progresso sem conflito entre verdade e ilusão. Anestesiar as pessoas, vender-lhes a ideia de que o caminho não é íngreme, estreito e difícil,  é uma das marcas registradas do pseudo-esoterismo moderno.

A credulidade é perigosa e deve ser eliminada pelo debate franco. Por isso, e prevendo o surgimento da pseudo-teosofia, um Mestre escreveu na Carta de 1900:

"Credulidade gera credulidade  e termina em hipocrisia."

Na verdade, uma harmonia que depende de todos pensarem igual e ocultarem medrosamente os erros absurdos do período de  1894 a 1934  - cujos resultados estão de pé até hoje -  não pode ser  verdadeira harmonia.

Desde que surgiu, em torno de 1900,   a estrutura papal de poder da ST de Adyar é disfuncional.  Trata-se de um conjunto anacrônico e que não corresponde à proposta original.   O projeto  autêntico do  movimento nada tem a ver com ritualismos nem com igreja cristã messiânica, como na experiência infeliz com Jiddu Krishnamurti,   apresentado ao mundo em torno de 1910 como alguém que deveria fazer o papel de Avatar,  enquanto era pressionado e manipulado por falsos bispos "católicos teosóficos".  Basta ler, a respeito, os livros de Mary Lutyens.
A sra. Lutyens foi  amiga pessoal não só de Jiddu Krishnamurti, mas da atual presidente internacional da Sociedade Teosófica de Adyar, sra. Radha Burnier.  Seu livro "Vida e Morte de Krishnamurti" (Ed. Teosófica, Brasília, 1996) revela fatos diante dos quais só se pode concluir que a Sociedade Teosófica de Adyar perdeu o contato não só com os Mestres, mas com o bom senso e o equilíbrio mais básicos. 

Um desses fatos, narrado  às pp. 85-88 da edição brasileira de "Vida e Morte de Krishnamurti",   é o anúncio feito por Annie Besant de que ela própria, C. W. Leadbeater, C. Jinarajadasa  e outros quatro  teosofistas haviam alcançado nada menos que  o Nirvana e o Adeptado, e eram, portanto,   Mahatmas. Esse era o momento solene em que Jiddu Krishnamurti  deveria transformar-se em "Jesus Cristo".  Até hoje, nenhum dirigente da ST de Adyar fez uma autocrítica pelas falsidades promovidas publicamente e aceitas pelos seus seguidores, todos  iludidos em sua boa fé.
Por outro lado, a proposta autêntica de movimento teosófico gira  em torno da ética, da filosofia e do  respeito pela verdade, com bom senso.


Nesta primeira parte do século 21,   os setores do movimento que permanecem leais aos Mestres e à  Causa  são uma  antecipação prática e luminosa da sociedade humana da era de Aquário, cujos cidadãos combinarão Solidariedade com Independência, e Responsabilidade Individual com Devoção a um Ideal;  mas que não se deixarão arrastar a  crenças cegas ou dogmas e rituais autoritários.  

A Harmonia autêntica não se separa da Verdade.
Ela não se apega à Uniformidade de Pensamento. Ela não suprime o contraste nem  a diversidade em nome de alguma "Fraternidade" imposta de cima para baixo.

A autêntica Fraternidade é universal, é  incondicional,   e  não depende de todos pensarem do mesmo modo. Ela cresce com a "biodiversidade cultural"  e a "biodiversidade espiritual", e sabe aprender com seus erros.
Por isso é de se esperar que,   em vários países,   um número cada vez maior de teosofistas sinceros, tendo acesso a uma visão mais realista do movimento,    passem a pensar por si próprios, comparando os fatos com os discursos e optando pela verdade.


A História mostra que a estrada inicialmente  larga e cômoda da crença cega leva apenas à ilusão e à decepção - ;  mas existe também um caminho estreito que leva à Verdade e à paz interior.     Aqueles que têm boa vontade encontram o Caminho mais cedo ou mais tarde.

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