PENSAMENTOS-EMOÇÕES E COMPORTAMENTO
Atualizado dia 10/6/2009 7:09:27 AM em Espiritualidadepor Ivete Costa
Estímulo - Pensamento - Emoção - Expressão - Comportamento - Conseqüências
Tendo noção deste processo fica mais fácil entender como as emoções influenciam nossos relacionamentos e nosso ambiente (familiar, social, profissional).
Estímulo: O estímulo que desencadeia a emoção pode ser de qualquer natureza: um fato, uma lembrança, uma crença, um sonho. O estímulo gera o pensamento ao produzir determinadas imagens mentais.
Daí surge a importância de estarmos atentos e conhecer nossos pensamentos, pois sendo ou não reais, vão estimular e produzir emoções. Até mesmo "fantasias", imaginação, desencadeiam emoções. Portanto, este estímulo pode ser real ou imaginário.
Por exemplo: Uma pessoa pode imaginar que um colega de trabalho está falando mal dela para a chefia. Esta imaginação pode desencadear uma emoção de raiva, tristeza e medo. Diante destas emoções, um determinado comportamento será desencadeado.
Este comportamento vai variar de acordo com a intensidade destas emoções e de acordo com a característica da pessoa, tendo uma conseqüência em seu ambiente de trabalho (poderá ficar agressivo, se isolar, pedir demissão, perseguir, dialogar para esclarecer, observar melhor, etc).
Outro exemplo: há uma discussão entre você e seu amor, logo pela manhã, e você passa o dia todo "ruminando" a discussão. E mais, continua a discussão mentalmente. Ao final do dia, como estará sua emoção? E seus pensamentos? Que tipo de comportamento pode gerar? Será que vai chegar em casa tranqüilo, a fim de esclarecer os fatos, ou chegará com mais vontade de brigar? Ou talvez perca até a vontade de voltar para casa...
As emoções independem da nossa vontade. Não temos controle sobre elas em si. Podemos administrar a sua expressão, mas nunca deixar de sentir cada uma delas, isso seria impossível e prejudicial ao ser humano.
A maior dificuldade da sociedade moderna é administrar os pensamentos, já que podem gerar emoções e comportamentos agressivos e incontroláveis.
Não expressar as emoções também não é um caminho saudável, pode produzir desconfortos emocionais e distúrbios psicossomáticos.
Administrar as emoções e sua expressão, de forma saudável, evita os sentimentos de culpa e remorso.
O Pensamento - A paz começa aqui!
O que pensamos se traduz como realidade. Portanto, se desejamos ter paz, sucesso, alegria, felicidade, amor, a chave de tudo é um coração puro, uma mente pura, uma motivação pura.
Vez ou outra, durante o dia, pergunte-se: o que está passando pela minha mente agora? Diante de uma emoção, procure descobrir qual o pensamento que despertou esta emoção.
Não olhe apenas as suas ações, mas o que o motiva a agir. É isto que faz toda a diferença no resultado de suas ações no mundo. Cultive a pureza do seu próprio coração, a pureza de sua própria postura, dos pensamentos e das intenções em relação aos outros e ao mundo que o rodeia. Essa é a semente da paz interior.
Caminho Espiritual
Uma das formas de trilhar o caminho espiritual é contribuir para o melhoramento do planeta e das relações, através de nossas ações, usando quaisquer recursos que tenhamos. Um sorriso encorajador; o abraço amigo; o ouvir atento; a oração que chega ao coração dos aflitos; a meditação que encontra outros corações vibrantes pela paz; não fomentar ou incentivar a discórdia; o altruísmo que beneficia quem doa e quem recebe; enfim, cada um tem a sua maneira peculiar de contribuir.
Marcha Mundial Pela Paz e Não-Violência: espalhe essa boa notícia!
www.marchamundial.org.br
Abraço fraterno!
Ivete Costa
Life Coaching e Mentoring - Sistema ISOR
Terapia Transpessoal
Terapia Cognitiva Comportamental
Atendimentos individuais, grupos e in company
Site: link
Rua Itapura, 300 - conj. 602 - Metrô Carrão
11 2046-7227
11 8803-4140
Avaliação: 5 | Votos: 9
Conteúdo desenvolvido por: Ivete Costa Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |