Menu
Somos Todos UM - Home

Por que luto e não consigo as coisas que desejo ?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Zonta

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 05/03/2021 16:03:31


 Você é daquelas pessoas que parecem lutar pelas coisas que quer, mas nunca consegue? Parece que tudo dá errado, e você acha que as outras têm mais sorte?  Você acha que não está sendo pessimista, que não está vendo os acontecimentos de sua vida por um olhar negativista, mas que a sorte não tem sido sua aliada.  

A auto-sabotagem é uma disfunção de personalidade, que apesar de muito comum, não é oficialmente reconhecida como distúrbio por tratar-se mais de uma síndrome, ou seja, um complexo de emoções, motivações internas e sentimentos que levam a pessoa a agir e sentir-se assim. Por isso a chamamos de "Conduta de Auto-Sabotagem".

Quem atua na Conduta de Fracasso ou Auto-Sabotagem, costuma optar pelo olhar negativo das situações, mas não só isso, na verdade estas pessoas vivem num mundo negativista, só seu.  Mas o mais instigante é que ele não consegue ver que age assim, pois não o faz conscientemente.  Na verdade, esta é sua maneira de ver o mundo, um mundo imaginário, "colorizado" pelas suas motivações inconscientes, crenças e defesas psíquicas que o levaram a ver a vida desta forma, e portanto, a agir assim. É o modo pelo qual a pessoa encontrou SUA forma de viver. Achou que fosse "o melhor modo de viver sua vida", e foi realmente a melhor opção que ela fez durante sua constituição e seu desenvolvimento, desde que nasceu.  E FOI A MELHOR OPÇÃO MESMO, pois estava de acordo com seus recursos pessoais no momento Mas devemos observar o sentido disso em nossas vidas.  Por que somos assim, por que agimos assim e o que precisamos aprender com isso ? Tudo tem um sentido em nossas vidas, e a tendência do espírito também.

Em muitos casos, o portador desta conduta se sente devedor e rejeitado.  Não à nível consciente, mas ele SENTE-se e age assim.  Ele já espera o fracasso, e portanto, quando as situações ocorrem em sua vida ele opta pela via mais provável pra si, a negativa.  È como se fossem duas pessoas, uma que quer o sucesso e o busca, e outra ( que rege os sentimentos e emoções ) que quer o fracasso e que não aceita o sucesso.

Quando concorre a alguma promoção, ela não se empolga muito pois no fundo, "sabe" que não vai ser o escolhido.  Quando tenta uma conquista amorosa,   já sabe que o parceiro(a) vai acabar percebendo que ele não é interessante, e muitas vezes nem tenta, e acaba por sentir-se rejeitada(o), e infeliz no amor.  

A pessoa que vive dentro da dinâmica da Conduta de Fracasso ou Auto-sabotagem, vive dentro de um ciclo onde o objetivo é manter-se constantemente na situação de fracasso..

Um exemplo que já dei em outro texto, mas que vale ser repetido:

Um sujeito é visto pela família como sendo irresponsável. Ele não trabalha e vive dentro de casa, sendo sustentado pelos pais. Os irmãos reclamam, os pais "pegam no seu pé", mas ele não muda.  Ele sente-se inferior aos irmãos e incapaz de trabalhar ou de se sair bem em qualquer situação, além disso tem fobia social. Ele lê os jornais de empregos, mas para cada um ele encontra uma justificativa para não ser aceito. E acaba por não achar um anúncio que ele possa tentar. Quando alguém lhe arruma uma entrevista ele vai, mas dentro dele, já sabe que não vai dar certo. Por isso ele não se arruma de forma correta, não demosntra que quer a vaga, mostra-se displicente na conversa.  Para o entrevistador, ele não está interessado. Na visão dos familiares, ele é um irresponsável, mas para ele, é um injustiçado :" Todo mundo pega no meu pé, porque não me deixam em paz"...

Talvez você tenha se identificado com algum recorte desta situação, e tenha se visto em certos momentos desta história. Muitos de nós temos insegurança em alguns momentos da vida, e em certas situações.  Mas também sabemos que muitos destes sentimentos negativos que nos acompanham, nos privam de oportunidades e de sucesso, seja na vida profissional ou afetiva.

Muitos de nossos comportamentos são ditados por defesas, ou seja, agimos de tal forma, muitas vezes para fugimos de situações as quais queremos evitar.  E muitas vezes as situações são apensas imaginárias, e provavelmente nunca ocorrerão.

Existe também o caso de pessoas que estudam, estudam e nunca se acham prontos para exercer uma função. A Conduta de Fracasso ou Auto-Sabotagem não é necessariamente uma doença, mas deve ser tratada como um processo de reorganização pessoal. Este tratamento deve ser multidisciplinar, acompanhado por psiquiatra e psicanalista, ou seja, medicação e terapia.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Zonta   
Terapeuta e Coaching
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa