QUALIDADE OU QUANTIDADE? Autor: Carlos Cardoso Aveline
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Autor Amigos da Teosofia
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 21/04/2013 19:14:55
:: Davi, Golias e o Processo Alquímico ::
O que torna uma ação legítima: o conteúdo, ou a aparência?
Na simbologia da luta entre Davi e Golias - narrada no capítulo 17 do Livro de Samuel - vemos que o princípio da inteligência espiritual é mais valioso que o princípio da força material, seja esta última feita de capital financeiro, de poder político ou de outras formas de poder mundano.
Mas nem todos interpretam corretamente a luta entre Davi e Golias. Em nossa sociedade decadente, quando uma estação de rádio ou televisão deseja ter audiência, e não coerência ou qualidade, o que ela faz? Ela baixa o nível da programação e opta pelo caminho do gigante Golias.
Quando um político "faz o jogo" da busca da popularidade, deixando de lado a busca de um ideário, o que ele faz? Ele abandona a meta do bem comum. Ele substitui as idéias pelos tapinhas nas costas e pela prática da corrupção e da compra de votos, enquanto procura manter as aparências. Ele pode ter os seus anos de glória, mas compartilha o destino final de Golias.
Quando um grupo espiritualista prioriza obter força no mundo visível e não vida e coerência internas, o que ele faz?
Seus líderes começam a "conversar com os Mestres", o grupo fabrica um Avatar, ocorrem"canalizações", coisas "extraordinárias" são mostrada para os ingênuos, e tudo o que o grupo tem de bom é colocado na vitrina para os outros verem, ao lado de coisas que parecem boas mas que o grupo não possui de fato.
Estes são mecanismos bem conhecidos de ilusão psicológica e psico-social. Eles ocorrem tanto no plano individual como no plano coletivo. É muitas vezes assim que diferentes ações e iniciativas sociais obtêm aparente "sucesso" e falsa legitimidade, na atual civilização materialista.
Ao longo do caminho espiritual, ao contrário, busca-se a verdade e não o aplauso. Esta primeira definição é uma renúncia da maior importância. Ela constitui o solene e sagrado Portal de Entrada que leva da euforia do faz-de-conta para a realidade do Caminho.
A tarefa é buscar o auto-aperfeiçoamento interior, e quem decide trilhar este caminho deve abandonar completamente a busca de "poder" ou aplauso. Deve ter percebido que estes não são objetivos válidos em si mesmos. Ao invés disso, será necessário desenvolver aquele poder que faz o estudante parecer nada aos olhos dos outros, como define uma obra clássica da filosofia esotérica, "Luz no Caminho", de Mabel Collins. Esta condição é muito bem simbolizada, no Novo Testamento, pela narrativa da perseguição e da crucificação de Jesus. Ali, o poder do Iniciado é considerado pelos contemporâneos de Jesus não só como "igual a nada", mas como pior do que nada, isto é, algo que deve ser negado pelo uso da força.
Quando alguém busca o auto-aperfeiçoamento à luz do ideal encarnado pelos grandes sábios da humanidade, é preciso ter em primeiro lugar a coragem de pensar com clareza. O fato de ser essencialmente indiferente ao aplauso ou desprezo vindos do mundo externo permite deixar de lado os jogos sociais e grupais de faz-de-conta, e olhar com uma coragem e uma nitidez inabaláveis o que é"chumbo" (ignorância) e o que é ouro (sabedoria), dentro e fora de si mesmo.
O aprendiz teme o desprezo e busca o aplauso apenas da alma espiritual que habita o interior da sua própria consciência, e cuja voz ele aprende a ouvir sem necessidade de palavras.
Uma vez que o aprendiz sabe olhar com clareza, ele está apto para dar o passo seguinte. E o próximo passo é abrir espaço com eficiência para o ouro e a prata, fundamentalmente dentro de si, secundariamente fora de si. Deste modo é que se fortalece, não sem uma certa lentidão, o que há de mais nobre e elevado na natureza humana. O chumbo do material grosseiro é transmutado aos poucos em metais nobres como prata (símbolo da mente clara) e ouro (símbolo do coração e da mônada espiritual).
O alquimista deve saber esperar, mas isso não é tudo. É necessário saber plantar, e plantar o que é bom e correto, enquanto espera; e plantar mesmo enquanto colhe frutos amargos.
Esta perseverança consciente tem como base uma percepção direta do Tempo de longo prazo e dos seus ciclos grandes e pequenos. É graças a tal percepção pessoal dos ciclos espiralados do Tempo que o aprendiz pode confiar, de fato, na lei do plantio e colheita.
A metáfora agrícola funciona, de fato, tão bem quanto a imagem alquímica. Um grão de mostarda é pequeno, mas repete à sua maneira a saga de Davi e vence definitivamente o que parece grande. Uma semente é quase invisível para quem busca apenas frutos e aparências. No entanto o Jesus do Novo Testamento ensina:
"O reino dos céus é como um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou em seu campo; ele é a menor de todas as sementes e, depois germinado e crescido, é maior do que as hortaliças, e ele se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos." (Mateus: 13, 31-32)
A mesma lição aparece em muitas diferentes tradições. Os últimos serão os primeiros. O pequeno será grande. O Todo está contido em cada uma das suas partes. Céu e Terra interagem profundamente. Os extremos se tocam. O caminho do meio integra os extremos e os equilibra, e por isso perdura.
Toda vida é cíclica e evolui através de transmutações. Assim como o chumbo do alquimista se torna ouro, a semente do agricultor germina no plano físico para que a vida assuma novas formas e possa buscar a luz infinita do Sol amarelo.
No entanto, recomenda-se ter olhos para ver, pois o ouro também se transforma em chumbo e nem tudo o que reluz é ouro. Ou, na imagem simbólica do plantio, o joio e o trigo fazem parte do processo. Nem tudo que é pequeno é semente, e nem toda semente é boa. A plena atenção é uma chave-mestra e o discernimento, inseparável do desapego, é fundamental em cada aspecto e etapa da caminhada.
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