Quando uma criança sente os pais sofrendo…
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Alex Possato
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 3/18/2014 7:40:05 PM
Uma criança, desde que em algum lugar do Universo foi programada a sua chegada, está totalmente conectada com os pais. O sofrimento deles é o sofrimento da criança. E uma criança ama incondicionalmente os pais. Mesmo que não tenha estado muito com eles, fisicamente. A mente dela é expandida, e sente tudo o que eles sentem e vive tudo o que eles viveram, no presente e no passado.
E ela, na doce inocência de quem não tem consciência ou sentido de separação, irá certamente carregar os pesos dos pais. Verá o vitimismo da mãe, e desejará absorver para si o sofrimento, para que a sua mãe possa sorrir novamente. Sentirá o medo do pai de não conseguir dinheiro ou reconhecimento, e absorve para si todo o medo, querendo imensamente ver o pai voltar para casa, leve e despreocupado. Vivenciará a crise e a falta de confiança entre o pai e a mãe e, como uma esponja, chupa para si a culpa, sentindo-se responsável por eles não serem felizes e entregues, um ao outro. Gostaria de ajudar ambos, e para vê-los bem, concorda, na infantil inconsciência, em ser o alvo de todas as críticas, todos os pesos, toda a agonia familiar. Não tem problema em transformar seu destino numa história de fracasso, desejosa que é em ver papai e mamãe bem… Coisa que nunca verá…
Todo ser humano sabe amar incondicionalmente, afinal, o amor é a essência de tudo o que há… Mas uma criança cresce, e sua mente começa a se esquecer do amor, já que o sofrimento é tão grande, o seu ego começa a se formar, e o senso de separação se estabelece. E como todas as mentes, condicionada está em carregar os pesos familiares, fazendo isso automaticamente.
Embora esta sina pareça uma agonia, possui uma sábia lição por detrás da aparente tragédia. Repetimos em nossas vidas os dissabores da vida dos pais e dos antepassados, numa expiação cujo único sentido é relembrar-nos do amor incondicional que um dia, estivemos mergulhados… E conforme vamos nos relembrando, vamos nos libertando dessas repetições dolorosas.
Esta lembrança chega somente a alguns, aqueles que estão prontos para atravessar as dores emocionais e do sistema familiar. Para isso, somos chamados a amadurecer, aprendendo a olhar corajosamente para o sofrimento, sem negá-lo.
Quando crescemos, vamos, uns mais, outros menos, recusando o sofrimento que sentimos dentro de nós, pois doeu muito carregá-lo. Mas não percebemos que, ao recusarmos o sofrimento, estamos recusando papai e mamãe, do jeito como eles são… E recusando nossa história familiar…
Há que se ter coragem de olhar para o sofrimento e para todas as dores decorrentes de carregar este sofrimento na nossa vida. Quanta humilhação nos submetemos, para agradar papai e mamãe? Quantas brigas entramos? Quantos padrões aprendemos com eles, e acabamos repetindo na nossa vida, fazendo nossas relações, nossa capacidade de sentir prazer, nossa realização profissional, nossa liberdade, ir por água abaixo?
É necessário olhar para isso. Para poder entender, com o corpo e a alma, quando chegar o momento, que as emoções são ecos do passado. E os padrões serviram para nos dar fibra espiritual. Somente perdoaremos papai e mamãe,verdadeiramente, quando compreendermos que eles foram, em primeiro lugar,nossos carrascos. E depois, nossos mestres. Involuntários, sim, mas carrascos e mestres… Não mestres pelo que ensinaram com palavras, cursos que talvez tenham pago e benefícios materiais que nos proporcionaram… Ou carrascos pelo que deixaram de proporcionar… descaso, abandono, agressão e dor que tenham provocado. Vencida a birra e a dor emocional que nos impede de ver nossos pais como mestres, estamos chegando à libertação… Sentimos compaixão por eles, e profunda conexão, pois entendemos no âmago do nosso ser quem eles realmente são - além de todas as tristezas, mágoas e dores. Desta forma, nos preparamos para ver uma realidade suprema. A maestria deles.
Nossos pais são mestres porque eles são os primeiros seres vivos neste planeta que nos apontam para o amor incondicional. Não importa o que fizeram ou deixaram de fazer. Papai e mamãe são uma porta para a compreensão profunda da alma humana. Papai e mamãe é uma porta para a compreensão do amor divino. Que sempre pulsou dentro de si. Deste antes do primeiro respiro, quando você desejou ver seu papai e sua mamãe profundamente felizes e unidos. Assim como você também é. Amor incondicional.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |