Reencarnação: Evolução ou Involução
Atualizado dia 3/4/2013 3:10:05 PM em Espiritualidadepor Marcos Spagnuolo Souza
Os espiritualistas acreditam na sobrevivência da essência depois da morte e essa concepção possui inúmeros vieses. O primeiro viés é que, depois da morte, a essência retorna para Deus se fundindo na sua luminosidade perdendo eternamente sua individualidade. Uma gota de chuva caindo no oceano, mescla-se com o oceano, desaparecendo totalmente para sempre. O segundo viés afirma que depois da morte, a essência retorna para a casa do Pai não perdendo a sua individualidade, ficando eternamente na presença de Deus. O terceiro viés defende a tese que a essência depois da morte fica em um mundo etéreo aguardando a sua volta para o planeta em que habitou visando sua própria evolução.
O terceiro viés possui dois paradigmas fundamentais: O primeiro paradigma denominado de “teoria da reencarnação” salienta que a essência retorna à terra e passa a utilizar de um novo corpo humano para continuar sua trajetória evolutiva em direção a infinitude, atingindo etapas de consciência cada vez com maior amplitude. O segundo paradigma é denominado de metempsicose cuja teoria admite que a essência transmigre, depois da morte, podendo encarnar em animais, vegetais ou em um novo corpo humano. O paradigma da metempsicose parte do pressuposto que a essência humana está presa aos valores terrenos e que os valores cultivados de apego ao espaço/tempo/forma/ passa a moldar um campo de força vibratória na essência que a arrebata para o campo de força do nosso planeta absorvendo-a para o gameta disponível que pode ser vegetal, animal ou humano. Quando a essência possui um nível de conscientização transitiva, isto é, totalmente grupal pode ser atraídas, inclusive, para minerais específicos.
Sou de opinião que o universo material é totalmente caótico predominando a imprevisibilidade. Diante da teoria da imprevisibilidade, não existe nenhum fator determinante responsável pelos acontecimentos. Exemplo: saímos de carro de nossa cidade para outra, podemos prever que vamos chegar ao nosso destino, mas a realidade nos mostra que chegar ao destino é uma das milhões de possibilidades que podem se manifestar e existem outras que podem emergir: o carro pegar fogo, outro carro bater no nosso, o carro virar, derrapar e cair no abismo, o chofer ter um enfarto e outras centenas ou milhares de possibilidades que nenhuma mente humana pode determinar. Diante da imprevisibilidade a nossa essência, ao voltar ao planeta Terra, pode ser subjugada por imprevisibilidades que fogem completamente à análise racional do ser humano e uma dessas possibilidades é reencarnar em um animal.
A única maneira da nossa essência não ser colhida pelo mar tumultuoso da indeterminação é irmos além da materialidade, morrer para o mundo, matar o ego, atingirmos o niilismo em relação aos valores terrenos.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 4
Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |