REESTUDANDO O EVANGELHO 12

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Dante Bolivar Rigon

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 04/09/2012 20:50:18


QUE A VOSSA MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE

DÁ A VOSSA MÃO DIREITA

Tomai cuidado de não fazer as vossas boas obras diante dos homens para serem vistas por eles, de outro modo não recebeis a recompensa de vosso Pai que está nos Céus. Então quando deres esmola, não façais soar a trombeta diante de vós como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados pelos homens. Eu vos digo em verdade que já receberam sua recompensa. Mas quando deres esmola, que a vossa mão esquerda não saiba o que dá a vossa mão direita; a fim de que a esmola esteja em segredo, e vosso Pai que vê o que se passa em segredo, dela vos entregará a recompensa.

 A facilidade com que Jesus anota esses ensinamentos pode ser comparada a um mestre escola ou uma mãe moderna ensinando seu aluno ou filho pertencente a uma família de maiores posses a portar-se fraternalmente junto a seus coleguinhas de menores recursos. Se a criança rica simplesmente usar parte de sua mesada farta para auxiliar um ou outro coleguinha, o que felizmente já é usual em muitas comunidades, e ao fazê-lo demonstrar orgulho e prepotência ferindo com sua atitude os brios do menos favorecido rebaixando-o e humilhando-o à frente de seus pares, por certo não terá mérito algum e será mal visto e preterido por todos.

Essa atitude certamente define o nível moral inferior desse espírito, que mesmo tendo reencarnado no seio de família abastada não superou ainda o orgulho e a maldade, praticando a fraternidade tão somente pela necessidade de ferir e desmoralizar suas vítimas menos favorecidas. São os sádicos, que posteriormente saem alardeando aos quatro ventos seus nobres feitos, pois se não propagarem os possíveis méritos por si mesmos ninguém o fará por conhecer seu verdadeiro interior.

O espírito evoluído na verdade sente vergonha de ser denunciado por ter praticado qualquer tipo de auxílio por menor ou maior que seja. Ele vê a necessidade de seu coleguinha, tenta aproximar-se ligando-se a ele pela amizade, e então naturalmente divide com ele as sobras de sua mesada. E esse, sem sentir-se humilhado saberá como retribuir o nobre gesto mesmo que nada tenha de si para oferecer. E a Vida que tudo sabe e tudo vê, sem sombra de dúvida amparará esse menino franqueando a ele tudo o que necessita. Não havendo necessidade maior de recursos amoedados, o auxiliará na saúde, segurança para não sofrer acidentes, o manterá feliz e rodeado de coleguinhas amorosos e úteis. Jesus ao nos facultar essas dicas sobre a vida, por certo o faz para que não venhamos a necessitar que na próxima encarnação o anjo da dor nos visite a fim de aprendermos essas verdades à custa de muita dor, sofrimento, desprezo e abandono.

Dificilmente alguém passa a vida sem sofrer algum revés, seja ele da ordem que for. Essa mensagem é abrangente a todas as necessidades de que nossos irmãos forem passíveis. Basta analisarmos a passagem do bom samaritano, que ao encontrar o desconhecido assaltado e destituído de todos os seus haveres o recolheu, medicou e internou em uma estalagem às suas custas sabendo que o infeliz jamais poderia repor o dinheiro gasto em seu benefício. Essa simples medida trouxe ao Bom samaritano incontáveis benefícios. O primeiro foi o de ter consciência de que a Vida já o havia premiado com recursos amoedados, e nada mais justo que tentar agradecer-lhe auxiliando alguém que ela colocou em seu caminho para ser socorrido. Depois, a alegria de poder ser útil dessa maneira, alegria essa impossível de extrair de festas ou outros envolvimentos lucrativos pois surgia do fundo do seu ser a abençoá-lo pelo dever cumprido. Nenhuma lei, nem nenhum deus, ninguém determinou que assim agisse a não ser seu nobre ideal, seu espírito altruísta, seu desejo de servir. Indubitavelmente esse cidadão era um espírito superior que já havia vencido as barreiras do egoísmo, orgulho e prepotência, e comungava com a própria divindade aquele momento de felicidade, altruísmo e paz.

Mesmo não percebida, a recompensa que Jesus promete nessa passagem é real e muitas vezes imediata. Quando alguém pratica um ato de solidariedade sempre a recompensa é real. A vida é um manancial inesgotável de recursos, sejam eles materiais ou espirituais, e é lei que quando algum de seus filhos se desfaça desinteressadamente de algo em benefício de terceiros, esse algo seja automaticamente reposto acrescido de outros fatores necessários a esse filho. Muitas vezes o resultado não é imediato, pois fica creditado para mais tarde quando esse filho realmente necessitar desses recursos. É um empréstimo para a Vida com retorno garantido e somado dos juros devidos.

A Vida sempre vê a intenção. Se a intenção do doador, no caso da criança orgulhosa foi mesquinha, ele já recebeu a sua recompensa, pois o que almejava com sua atitude era ser visto pelos outros espezinhando o pobre infeliz. Conseguiu seu intento e a recompensa foi, além de extravasar seus maus instintos, o desprezo de seus colegas. Portanto estava quites com a Vida pois recebeu a recompensa almejada.

                                               Continua na próxima semana com mais um capítulo

Para rever as páginas anteriores acessar https://www.somostodosum.com.br/clube/artigosl.asp?id=2752002


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Dante Bolivar Rigon   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home