REFLEXÕES SOBRE A IMPERMANÊNCIA - Autor: Matias Aires



Autor Amigos da Teosofia
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 24/08/2013 14:35:06
Caros Leitores,
Estamos distribuindo em nome de www.FilosofiaEsoterica.com e websites associados, o texto de Matias Aires, Reflexões Sobre a Impermanência .
Diz a Nota Editorial:
Matias Aires (1705-1763) foi um dos grandes humanistas luso-brasileiros do século 18. Também é considerado o primeiro filósofo brasileiro. Nascido em São Paulo, ele viveu no Brasil até os onze anos de idade, quando foi para Portugal. Em Paris, estudou com um orientalista. Paracelso estava entre os autores que despertaram seu interesse. Estudou a filosofia estóica, e foi amigo de Antônio José da Silva, “o Judeu”, assassinado pela Inquisição católica. Foi influenciado pelos jansenistas e por La Rochefoucauld.
Seu livro “Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens”[1], um comentário a Eclesiastes, 1, foi publicado em 1752 e tem correlações com diferentes tradições de pensamento. Esta obra imortal pode ser vista como um estudo sobre o Vazio budista e o conceito oriental de Maya, Ilusão. É correto interpretá-la como um comentário ao famoso fragmento de Heráclito sobre a Impermanência: “ninguém pode banhar-se duas vezes no mesmo rio” - porque tanto o rio como aquele que se banha nele mudam a todo momento. Por outro lado, a obra de Matias Aires é sem dúvida um exame rigoroso da primeira das Quatro Nobres Verdades do senhor Buddha, segundo a qual “Dukkha” - dor, ou aflição -, é inerente à vida. Entre os pensadores do século 21, o ponto de vista tradicional adotado por Matias Aires ressurge no conceito de “Vida Líquida”, de Zygmunt Bauman. [2]
Ao fazer a presente transcrição, mudamos em algumas frases a pontuação e substituímos algumas palavras caídas em desuso por sinônimos que são usados hoje. Ao final de cada parágrafo, assinalamos o número da página.
(Carlos Cardoso Aveline)
000
O artigo “Reflexões Sobre a Impermanência” pode ser lido através do link https://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1234#.UhjBCdKkqwA
A reprodução do artigo Reflexões Sobre a Impermanência é livre, uma vez que seja feita na íntegra - incluindo o nome de autor - e que seja citado o website de onde for retirado.
Convidamos nossos leitores a visitarem nossas páginas no Facebook, inclusive Carlos Cardoso Aveline, SerAtento, FilosofiaEsoterica.com, Portugal Teosófico e Loja Unida de Teosofistas.
Os interessados em um estudo diário da filosofia esotérica original devem escrever a [email protected] , perguntando como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.
000
Fraternalmente,
Os Editores









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Amigos da Teosofia -- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |