Menu
Somos Todos UM - Home

Repetição Inconsciente

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Bárbara Ribeiro

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 5/31/2011 8:04:08 PM


:: Bárbara Ribeiro ::

A psicologia moderna começou em 1900 com a psicanálise de Freud, e gradativamente caminhou para a pesquisa do campo da consciência do inconsciente.

Freud foi um dos pais da psicologia moderna que fincou bisturi no campo da consciência inconsciente. Ele descobriu que “Depois de passado um determinado tempo, o inconsciente influencia a vida consciente”, e desenvolveu a Tese de análise psicológica que mais tarde se tornou muito famosa.

Ele diz que, os primeiros anos após o nascimento, o ser humano fica como se estivesse hipnotizado. Isto porque, a mente inconsciente (subconsciente) esta mais ativa do que a mente consciente, e durante esses vários anos, a criança recebe as mais variadas influências e sugestões quase hipnóticas. Estas influência e sugestões, quase hipnóticas, se opõem com os mais variados desejos e tendências que a criança tem. E como conseqüência surge conflitos internos e traumas psicológicos.

A criança, mesmo depois adulta, não consegue se lembrar destas coisas. Mas, mesmo que não perceba nada, continuará recebendo influências em seu comportamento.

Isto significa que, mesmo passando vários anos, poderão surgir inesperadas reações na personalidade da pessoa, segundo Freud. Quer dizer, a consciência inconsciente influencia de maneira muito mais forte do que se imagina, na formação mental do ser humano, assim como nos seus padrões de comportamento.

Os maus tratos e humilhações físicas e mentais recebidas quando criança, na medida em que o tempo passa, afundam para a parte inferior da consciência, ou seja, para a camada da subconsciência.

Quer dizer, eles permanecem na forma de conflitos internos e traumas. Isso nada mais é do que a Consciência recalcada.A Consciência Recalcada constantemente influencia a consciência superficial da pessoa, modelando sua personalidade e calibrando seu padrão de comportamento. Ademais, depois de passados alguns anos, esta consciência recalcada pode aparecer na forma de impulso inesperado, levando-a a atos difíceis de serem entendidos.

Em contraste com a consciência Freudiana, temos a consciência Szondiana, baseada na tese de L. Szondi, denominada “Psicologia do destino • Psicologia da consciência profunda familiar”, que surgiu depois de Freud e Jung.

O doutor Leopold Szondi, Húngaro, que apareceu depois de Sigmund Freud e Carl Jung, como pioneiro da psicologia moderna, criou um inédito campo na psicologia.

A psicologia da camada da consciência do inconsciente, avançou em dois tipos de camadas:

1. Camada do inconsciente recalcado individual de Freud.

2. Camada do inconsciente coletivo de Jung.

E mais tarde, em 1937, surgiu uma terceira direção de pesquisa, a Psicologia da camada profunda denominada “Análise do Destino” pelo Dr. Leopold Szondi.

A psicologia de até então, era estudada tendo como objeto de pesquisa duas camadas, ou seja, a camada da inconsciência individual de Freud, e a camada do inconsciente coletivo de Jung (Psicologia da consciência coletiva).

A Análise do destino de L. Szondi tenta desvendar a psicologia, tendo como objeto de estudo e pesquisa o terceiro campo do inconsciente chamado Inconsciente Familiar, que existe entre as duas primeiras camadas.

Na sua tese sobre a Análise do Destino, ele sustenta o seguinte: O forte desejo de um determinado antepassado, recalcado na camada da consciência profunda do indivíduo, determina o destino deste indivíduo através de suas escolhas inconscientes no amor, na amizade, na profissão, nas doenças e em sua própria morte. Quer dizer, entre o Indivíduo (Freud) e o Coletivo (Jung) ele descobriu a Família.

Ele está dizendo que, um forte desejo latente de um determinado antepassado fica escondido de forma recalcada na consciência profunda. E você não tendo consciência disso, acaba determinando o seu amor, a sua amizade, a sua profissão, os tipos de doenças que terá, e até a forma de sua morte.Isso significa que não haveria nenhuma brecha para o EU ter vez, concorda? 

Sendo assim seremos manipulados conforme os desejos de nossos antepassados. E o Dr. L. Szondi enumera exemplos verídicos para reforçar as bases de sua tese. Quando apresentada recebeu o reconhecimento do mundo acadêmico e, hoje em dia, sua tese constitui uma das grandes correntes de estudo no campo da psicologia profunda.

E quando tive conhecimento da tese do Dr. L. Szondi despertou um profundo interesse em estuda-la. Desde então, venho comprovando através de meus estudos e pesquisas que este fato ocorre sobre um grande número de pessoas na forma do "Fenômeno da Repetição do Destino", ou seja, inconscientemente repetimos, tal como foi, o destino de um determinado antepassado que teve uma vida infeliz.

E além da repetição ocorrer sobre os acontecimentos do amor, da amizade, da profissão, da doença, na forma da morte, estão inclusas também, as aflições e conflitos psicomentais.

Este é um fato que devemos nos preocupar, já que a força motriz que faz isso acontecer esta escondida na camada inconsciente, naturalmente não percebemos nada, pois estas coisas acontecem impulsivamente.

Em suma na camada do inconsciente as pessoas possuem os seguintes padrões de consciência recalcada: Consciências que surgiram após o nascimento (tipo freudiano) e as que surgiram antes do nascimento (tipo szondiano).

Caso estas consciências recalcadas não sejam eliminadas, será muito difícil ter uma vida feliz e saudável. Isto porque, a razão e a intelectualidade, localizadas na consciência superficial, lutarão constantemente com a consciência recalcada localizada na subconsciência e consciência profunda e provocarão o surgimento de conflitos internos.

A consciência recalcada tenta aparecer na forma de atos impulsivos. Mas muitos não combinam com a razão e intelectualidade, localizadas na consciência superficial. Por isso, naturalmente, surgem conflitos internos. E querendo reprimir estes conflitos, surgem outros sentimentos recalcados, criando traumas psicológicos.

Sendo assim a própria pessoa não consegue entender porque sente tais conflitos internos, totalmente desconhecidos e fica aflita. Vendo uma pessoa assim, não haveria outra forma senão considerá-la uma pessoa cheia de contradições ou uma doente mental. Entretanto, ao se consultar com um médico especialista será considerada Normal.

A consciência recalcada do tipo freudiano poderá ser eliminada por meio do processo de terapias holísticas, como a meditação por exemplo.

Ao passo que as do tipo szondiano, são difíceis de serem eliminadas. Pois requer nossa atenção especial aos nossos queridos antepassados, ou seja, é necessário que floresça em nós um profundo interesse em saber quem foram nossos antepassados, de que forma viveram, se foram felizes ou não , as doenças que tiveram e de que forma morreram, com isso começamos a observar em nossa própria vida pontos que estão se repetindo de forma inconsciente a vida de nossos antepassados.

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Bárbara Ribeiro   
Professora, Pesquisadora e Terapeuta.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa