Menu
Somos Todos UM - Home

Retiros de yoga aumentam a paz de quem visita a Chapada dos Veadeiros-GO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Harlley Alvez Communications

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 3/29/2011 5:34:47 PM


NO CORAÇÃO DO BRASIL, um pedaço de terra intocado pela ação do homem chama a atenção de quem anda pelo chão de cristais do cerrado goiano. Na Chapada dos Veadeiros, a reserva ambiental Organização Paraíso dos Pândavas atrai os exploradores do planalto com sons de mantras e a espiritualidade do yoga, realçando o espetáculo criado pelos pássaros e a biosfera local para uma experiência de puro equilíbrio. A Organização Paraíso dos Pândavas é um paraíso, de fato. Um ashram (retiro espiritual) no município de Alto Paraíso-GO, nos arredores do Morro da Baleia, um ponto estimado pelos espiritualistas, que realizam em seu topo vigílias, celebrações e meditações. Com 400 hectares (o equivalente a 507 campos de futebol), a Organização Paraíso dos Pândavas se destaca das regiões vizinhas pela tranquilidade. Lá as multidões e migração urbana não chegaram. É uma reserva ambiental particular, com foco no turismo ecológico.

Situada no norte do cerrado goiano, a cerca de 230 km de Brasília, a região foi descoberta pela riqueza mineral que ainda esconde em suas terras. Protegidos no silêncio da natureza e na harmonização promovida pelos mantras, os visitantes da fazenda podem seguir aliviados na autorreflexão, aproveitando a paz e clima de um local totalmente dedicado ao sagrado.

Na Paraíso dos Pândavas, as trilhas, minas de cristal, campos de flores do cerrado, com veredas com buritis e campos floridos de sempre-vivas e canelas de ema são banhadas por um pôr-do-sol cinematográfico, que justifica o local ter sido batizado como paraíso. A área conta com recursos naturais, incluindo várias nascentes e matas ciliares, sendo berço do Rio São Miguel, um dos mais importantes da região, e o Córrego do Salto.

Além dos atrativos naturais, a ONG realiza ações sociais e educacionais no Município de Alto Paraíso, com arrecadação de agasalhos, oficinas de alimentação natural e distribuição de cerca de duas toneladas por ano de alimentos orgânicos para o sistema escolar.


REVELADA EM TONS DE OCRE, CHAPADA É RETRATO DA CULTURA E RIQUEZAS DO BRASIL


Nem só do zen vive esse pedaço do centro-oeste. O turismo de aventura é um dos pontos altos dos passeios oferecidos na região. A Chapada dos Veadeiros, o mais antigo patrimônio geológico da América do Sul, formada há 1, 8 bilhão de anos, atua como uma espécie de jardim particular para os moradores da Organização Pândavas.

Internacionalmente é reconhecida pela UNESCO/ONU como Sítio do Patrimônio Natural Mundial, além do título de Reserva da Biosfera do Cerrado Goyaz. Constitui-se como a principal porção preservada de Cerrado de Altitude do Brasil, sendo considerada um dos maiores paraísos ecológicos do país.

Imagens riquíssimas da fauna local, misturam-se a cachoeiras e belas formações rochosas, apresentando ao visitante uma beleza intrigante, só encontrada no planalto central, e propícia ao trekking, rappel, canionismo, rafting e arvorismo.

De outubro a abril, a vegetação floresce, atuando de moldura para as cachoeiras, mais caudalosas nessa época do ano, quando os rios voltam a subir. O cenário é um convite para que animais em extinção como o cervo-do-pantanal, tatu-canastra e a onça-pintada e tamanduá-bandeira sejam vistos em toda a região. A paisagem ganha aparência árida, de maio a setembro, trazendo tons amarelados que fazem o centro-oeste um cartão postal para o Brasil, em árvores de folhas secas e rios menos volumosos, facilitando o acesso às trilhas, por isso a época mais visitada pelos turistas.

Para muitos, é o lugar do planeta escolhido para sobreviver às transformações do tempo, pois sua aura de misticismo convida a ter experiências que ultrapassam os cinco sentidos. Com um solo rico em cristais de quartzo, e localização bem no centro do país, por onde passa o mesmo paralelo 14, que atravessa a também mística Machu Picchu, a Chapada dos Veadeiros e o seu coração, a cidade de Alto Paraíso - próxima de onde a Fazenda Paraíso dos Pândavas está - são considerados uma rota mística. Seu cenário é incrementado com cristais que brotam do chão, juntamente com rochas de milhões de anos.


YOGA E MEDITAÇÃO NO ESMERALDA DE CACHOEIRAS E CRISTAIS


A natureza privilegiada da fazenda e suas paisagens convidam ao relaxamento. Nos retiros, o foco é trazer o bem-estar e paz, com passeios na natureza e os banhos de cachoeira.

Seguindo os preceitos da alimentação lacto-vegetariana, um dos pilares do Hare Krishna, na Organização Paraíso dos Pândavas não se consome carne, peixe e ovos. Para os que não conhecem a dieta, a pergunta é sempre a mesma. ‘Então, o que vou comer? É aí que surpresas ao paladar aparecem.

Um dos pontos altos dos retiros é justamente a deliciosa e farta comida, feita muitas vezes com produtos orgânicos da fazenda ou da região. Pratos da culinária italiana, brasileira e indiana, geléias orgânicas feitas na fazenda, farta seleção de pães, bolos e roscas, sucos especiais e variados, chás naturais e muito mais.

Agora, no feriado de Tiradentes, de 20 a 24 de abril, a fazenda abre uma programação com palestras sobre a cultura védica, rituais de bhakti-yoga, mantra yoga e meditação mântrica.

Orientam os professores Giridhari Das - praticante de bhakti-yoga desde 1996, tendo recebido em 2003 o diploma de bhakti-shastri e autor de livros da filosofia do yoga, incluindo o "Yoga Sutra - Uma Abordagem Prática", já traduzido em cinco idiomas.

Premananda Devi dasi - graduada em Educação Física pela Universidade de Brasília tem formação também em yoga pela Aliança do Yoga. Pratica Iyengar Yoga tendo participado de diversos workshops com professores da área, sendo suas aulas fortemente inspiradas pelo método. Iniciada em bhakti-yoga, estuda e pratica a filosofia védica há 5 anos.

Rafael Leal - graduado em Pedagogia, pratica e estuda o método Iyengar há 5 anos. Tem graduação reconhecida pela Aliança do Yoga e participa constantemente de workshops com diversos professores nacionais e internacionais.

Na fazenda o objetivo é simplificar a vida material e incrementar a espiritual: essa é a essência da filosofia Hare ( "Energia" ) Krishna ( "Deus" ), uma cultura que, além da religião, envolve aspectos como culinária, música e teatro. O objetivo é simples: amar a Deus, fazendo de sua vida uma oferenda a Ele.


Saiba mais visitando o site da ONG: link


E programe-se para os próximos retiros:


Retiro de Yoga: Tiradentes - 20-24 de abril 2011

Retiro de Yoga com Laurent Dauzou - 20-22 ou 20-25 de maio 2011

Retiro de Yoga Corpus Christi - 22-26 de junho 2011

Retiro de Yoga em Julho - 1-6 de julho 2011

Retiro de Yoga com Laurent Dauzou- 15-20 de julho 2011

JIVA - Jornada Intensiva de Vaishnavismo - 23-30 de julho 2011


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Harlley Alvez Communications   
Harlley Alvez é repórter de Assessoria de Imprensa e presta Assessoria de Comunicação e de Marketing para profissionais e empresas. Ou, simplesmente, é "um repórter a serviço das luzes do Oriente". Saiba mais em: http://harlleyalvezcommunications.wordpress.com e http://www.facebook.com/harlleyalvezcommunications
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa