SÃO MEUS OS PENSAMENTOS QUE PENSO?



Autor Oliveira Fidelis Filho
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 8/27/2010 5:32:12 PM
Além de gostar, considero um privilegio escrever, mas para isso é necessário pensar...
A alegria, atrelada ao desafio, se intensifica ao entender que devo talvez bem mais que posso, escrever com liberdade. É inestimável dádiva produzir um texto destituído da preocupação com o politicamente ou teologicamente correto ou outro poder restritivo qualquer. Certo é, no entanto, que depois do advento do politicamente correto a verdade anda cada vez mais arisca, ressabiada, com sua área de preservação ameaçada.
É também por propiciar, acolher e incentivar a liberdade de expressão, no holístico universo da espiritualidade, que o site SOMOS TODOS UM constitui para mim puro deleite.
Claro que a liberdade nada possui em comum com a irresponsabilidade, até porque quanto menos liberdade, menos responsabilidade é necessário. Na ausência do exercício consciente da liberdade, alguma expressão de poder cuidará do que se deve e pode pensar ou falar, dos padrões aos quais devemos nos ajustar e, para muitos, isto é o ideal desejável.
Isso explica o porquê transferimos com tanta facilidade o governo de nossas vidas a terceiros, nas mais variadas áreas. De certa forma, todo o regime autoritário, centralizador e paternalista - político e/ou religioso - empresta deste comportamento sua razão de ser e sua legitimidade. Neste aspecto, faz muito sentido a expressão "o povo tem o governo que merece", pois o que passa a merecer é o que, consciente ou inconscientemente, provou desejar.
Sem me aprofundar no poder hipnótico da propaganda, com sua capacidade de produzir zumbis, induzir ao consumismo, aliciar escravos, ou dos programas televisivos de baixo padrão, mas de elevada audiência, lembro tão somente que temos, também, as propagandas e os programas que merecemos.
Observando de forma um pouco mais consciente e abrangente, fica muito claro que em todas as áreas temos o que merecemos, quer em nível pessoal ou social. Ah! E não seria justo esquecer aqui lideranças religiosas, pois estas existem também por merecimento, porque também transferimos a terceiros o exercício de nossa própria espiritualidade.
O fato é que se não pensamos, alguém pensará pela gente e isso não sairá barato.
Pensar, além de trabalhoso e cansativo, pode gerar dúvidas com o poder de estremecer crenças pré-estabelecidas, despertar oposição nada amistosa e, dependendo da realidade na qual vive o pensador, sua cabeça pensante pode rolar. Geralmente, entretanto, gostamos de caminhar sobre o firme terreno das certezas, de pensamentos já pensados, de leis imutáveis, de um Universo estático, mesmo sabendo que nada é mais limitante ao desenvolvimento do que a certeza, pois debaixo da utópica certeza tudo se move.
Se pensar não é tarefa cômoda, a menos que saibamos brincar com os pensamentos, fazê-lo com isenção é ainda mais desafiador. Somos produtos de crenças e valores que estruturam os padrões de pensamentos e que, inconscientemente, orientam nosso pretenso "livre" arbítrio. Somos levados também, por força de circunstancias, a mantê-los alinhados às crenças, ideologias e valores da família, da religião, da política, da empresa ou dos amigos, para não colocar em risco carreiras e relacionamentos.
Na verdade, uma parcela ínfima de nossos pensamentos, portanto, é fruto de ação consciente e livre; quase a totalidade é fruto de programas instalados no inconsciente que nos levam a agir de forma automatizada sem que percebamos. Na linguagem psicológica e psicanalítica, tais estruturas de pensamentos cristalizados são entendidos como complexos, construtos, couraças, etc. Portanto, dizer que "ninguém manda em mim" é possuir pouco conhecimento dos fatos.
A força que dita o que pensamos é muito mais subjetiva do que objetiva, muito mais inconsciente do que consciente. Ainda que reafirmemos o famoso "penso, logo existo", é possível que existamos, quase sempre, a partir de pensamentos alheios; neste caso, são os outros que existem em nós.
Lembro-me de uma afirmação que o meu amigo Reverendo Gerson Silva gostava de fazer: "saber é nada, pensar é tudo". Há muita verdade aqui, desde que não confundamos pensar com a repetição de algum saber.
Assim sendo, sem um consciente processo de individuação capaz de levar-nos a desconstruir o que sobre nossa essência foi estruturado, impossível será pensar com significativa independência.
São Paulo sabia disso quando desafiou seus leitores a abandonar as formas-pensamento herdadas e buscar a transformação existencial a partir da renovação consciente dos próprios pensamentos. São dele as palavras: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente". Tal declaração nada possui de inovadora para o recente campo da Neurolinguística ou cursos de PNL (Programação Neurolinguística), o surpreendente é que foi formulada há quase dois mil anos.
Também neste aspecto, ninguém a meu ver foi tão radical como o meu amado Mestre Jesus. Sua idéia de desconstrução das formas de pensamento herdadas leva-O a desafiar seus seguidores a um "retorno à infância", a um "novo nascimento", ao imperativo de zerar tudo para recomeçar a partir de águas limpas e do Espírito Crístico, ou seja, "nascer da água e do Espírito".
Quando observamos Suas palavras e atos, claro fica que seus pensamentos estavam livres dos padrões religiosos, políticos e sociais de sua época. Vivia uma "contra cultura" geral e irrestrita. Tornou-se assim a "porta" para uma nova dimensão de existência ainda que no mesmo tempo e espaço.
Este "zeramento de arquivos" que nos religa a natureza interna e externa, ao Criador, ao Universo e a todas as criaturas, vem da oração, da meditação e do silêncio. O mesmo Silêncio que antecedeu a Palavra Criadora: "Haja Luz!" O mesmo silêncio e esvaziamento que Jesus vivenciou no deserto, em quarenta dias de jejum, após os quais a Luz e o Amor nele existentes expandiram-se gloriosamente. Quando os pensamentos emergem da nossa própria essência, do que sente o coração pleno de Paz, certamente serão pensamentos verdadeiramente nossos, ainda que também divinos, pois na essência de todo homem Deus habita.









Teólogo Espiritualista, Psicanalista Integrativo, Administrador,Escritor e Conferencista, Compositor e Cantor. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |